Onde ficar em Paraty: melhores bairros e hotéis (com preços!)

Por

Onde ficar em Paraty? A resposta não é das mais complicadas: se você quer curtir as ruas e restaurantes da cidade, então fique no centro histórico. Essa é também a melhor região para se hospedar durante a FLIP.

Mas e as praias? Vale ficar à beira-mar? Falarei sobre isso ao longo deste texto, que tem uma seleção de hotéis e pousadas em Paraty, do luxo ao barato.

onde ficar em Paraty

Onde ficar em Paraty: centro ou praia?

Embora tenha mar, as praias próximas ao centro histórico de Paraty não são as melhores para banho.

Por isso, quem procura sol, areia e água de coco precisa fazer pequenas viagens. Elas podem ser de barco, num dos muitos passeios que saem do porto de Paraty e levam para ilhas e praias dos arredores (e até de Angra dos Reis, que está ali pertinho).

E você também pode ir para as praias de carro, em trajetos que duram cerca de meia hora. Nesse caso, a escolha mais comum é Trindade, um distrito de Paraty que fica a 25 km do centro histórico.

Outra opção é Jabaquara, terra do famoso Bloco da Lama, assim como a Praia do Pontal, localização à beira-mar mais conveniente ao redor do centro histórico.

hotéis com piscina em paraty

Todo o conforto da Casa Turquesa

Hotéis em Paraty no Centro Histórico: os 8 melhores

Repleto de casarões, igrejas e outras construções do século 18, o centro histórico de Paraty é onde a noite acontece e a melhor região para se hospedar.

As ruas de pedra, muitas delas fechadas para o trânsito de veículos, viram local de caminhada dos visitantes, que circulam pelos bares e restaurantes da cidade.

Veja mais opções de pousadas no centro histórico de Paraty

onde ficar em Paraty

Decoração e mesa de café da manhã da Pousada da Marquesa

Pousadas baratas em Paraty: centro

Existem dezenas de hostels e pousadas baratas em Paraty, muitas deles dentro do centro histórico ou, pelo menos, no centro comercial, a uma curta caminhada das ruelas coloniais. 

Veja mais opções de hostels e hotéis baratos em Paraty

Onde ficar em Paraty à beira-mar ou perto da praia

Não faltam boas opções de hotéis nas praias de Paraty, em lugarejos como Trindade, Jabaquara ou mesmo na Praia do Pontal.

Hotéis em Jabaquara, Paraty

Pousadas em Trindade, Paraty

Descoberta para o turismo pelo movimento hippie, na década de 1970, essa vila é habitada há séculos.

Veja mais opções de hospedagem em Trindade

Pousadas na Praia do Pontal, Paraty

Onde ficar em Paraty para a FLIP

A Festa Literária Internacional de Paraty, ou simplesmente FLIP, é o auge turístico da cidade, que fica lotada.

As diárias dos hotéis e pousadas sobem muito nessa época e os quartos são ocupados rapidamente, então é fundamental reservar com antecedência. Para isso, fique de olho nas datas do evento, no site oficial.

A melhor região onde ficar em Paraty durante a FLIP é o centro histórico.

Além delas, todas as pousadas do centro histórico de Paraty já indicadas neste texto atendem bem a quem vai viajar para a FLIP.

Se essas opções já estiverem lotadas ou muito caras, procure por alternativas no centro comercial.

pousadas para flip em paraty

Piscina e conforto na Pousada Literária

Devo ir de carro para Paraty?

O carro é inútil se você pretende curtir o centro histórico de Paraty e fazer passeios de barco pela região. E pode ser até desaconselhado em ocasiões em que a cidade está lotada, como o verão, feriados, e a FLIP.

Por outro lado, o carro facilita a vida de quem pretende circular pela região, passando por lugarejos como Trindade ou mesmo esticando até Paraty-Mirim e o Saco do Mamanguá.

Se resolver alugar um carro, recomendo a leitura do texto em que explicamos como alugar um veículo com o melhor custo/benefício.

Hotéis em Paraty com estacionamento

Vários dos hotéis de Paraty listados nesse texto têm estacionamento. Por exemplo, a Pousada do Sandi e a Pousada da Marquesa

Clique aqui e veja mais opções de hotéis em Paraty com estacionamento. 

Quanto custa um hotel em Paraty

Os preços variam de acordo com a localização, o estilo do hotel e a época do ano. Espere pagar bem mais no verão ou durante a FLIP.

5/5 - (1 voto)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Confira todos os posts escritos por