Este post sobre comida grega é para quem curte a culinária mediterrânea, com seus ingredientes frescos, muito azeite de oliva, ervas, iogurte e mel. Reuni aqui não só as bebidas, sobremesas e principais pratos da culinária da Grécia, mas também um pouco da história e cultura da gastronômica do país.
Quer saber mais sobre a Grécia? Então leia também:
• 4 roteiros de viagem pela Grécia e outras dicas imperdíveis
• Lua de mel na Grécia: como planejar a viagem dos sonhos
• Quanto custa viajar pela Grécia?
• O que fazer em Atenas: 10 lugares para visitar (e muito mais)
A cultura da comida grega

Comecei a aprender mais sobre a comida na Grécia com a Matina, minha amiga grega. Depois, fiz um tour culinário no mercado central em Tessalônica, capital da Macedônia Grega. E para selar de vez, algumas viagens pelo pais.
As tradições culinárias do país são uma mistura dos diversos povos que já ocuparam aquela terra, com seu clima mediterrânico. As tradições da gastronomia grega são uma bela combinação entre oriente e ocidente. Tanto, que ná muitas semelhanças entre a culinária grega e países como Turquia e Marrocos. Mas também Itália e Portugal.
Leia também:
• Comida Turca: 1001 tipos de Kebab e outras delícias
• Comida italiana: oito pratos e produtos típicos
• Os principais pratos da comida marroquina
• Comidas típicas de Portugal: +20 pratos da culinária portuguesa
Seus ingredientes tradicionais são o azeite – que realmente tem um gosto diferente do que estamos acostumados, bem mais forte e aromático – as azeitonas, tomates, beringelas, frutos do mar, carne de cordeiro, queijos, iogurtes e mel. Além de muitas ervas frescas para temperar.
Em relação às tradições à mesa, não teve um lugar que eu tenha sentado da Grécia onde não me servissem alguma comida junto com a bebida. Tal como os tapas espanhóis, os gregos valorizam os petiscos (ou melhor, meze), junto com seus bons drinks. Água também sempre vem como cortesia. Em duas ocasiões, serviram sobremesa de cortesia. Sério gente, como não amar um país que distribui sobremesa?
Pratos típicos da culinária da Grécia
-
Moussaka
Imagine uma lasanha, mas sem massa. A moussaka é uma maravilhosa combinação de beringelas, carne de cordeiro moída, tomate, cebolas, azeite, molho branco e um monte de temperos. Esse prato também é tradicional na Turquia e você vai achar em qualquer restaurante grego, em geral num preço amigável. Vale dizer que é um prato um tanto quanto pesado.

-
Gemista
Gemista, em grego, significa recheado, e é exatamente a explicação para esse prato: tomate ou pimentão recheados com arroz e cozidos com molho e azeite. É uma receita bem simples, mas deliciosa, muito por conta do tempero. Esse foi um dos pratos mais citados quando eu perguntava para o pessoal do país: “qual sua comida grega favorita?”

-
Souvlaki e Gyros
A versão grega para o fast food. Você acha para todos os lados e em geral custa 2,50 euros. O Souvlaki é tipo um churrasquinho, servido no prato ou no pão pita com molho, salada e batata frita. Já o Gyros é exatamente igual o tradicional kebab turco, com a diferença que eles também usam porco para aquela carne enorme que fica girando na vertical – aliás, o nome Gyros vem daí. Também vem no pita, com salada e molhos.

O molho mais comum que acompanha não só esse tipo de fast food, mas também vem ao lado de um monte de pratos gregos, é o tzatziki, que é um molho é feito de iogurte, pepino e alho.
-
Frutos do mar
Um país que é composto por centenas de ilhas só podia ter frutos do mar como uma de suas bases alimentares. Basicamente, tem tudo quanto é tipo de peixes, camarões, lagostins, lagostas, mexilhões, polvo, etc. Cozidos, fritos, assados grelhados. Até alga eu comi, como parte da salada.
O melhor é o preço: esse prato aí da imagem destacada, cheio de lagostins servia bem duas pessoas, custou só 12 euros. Imagina o preço disso em São Paulo…
-
Queijo Feta
O Queijo Feta é provavelmente o queijo mais famoso da Grécia: coalhado, feito com leite de cabra e ovelha, tem uma cor esbranquiçada e uma textura meio granulada. Você encontra o Feta em diversos pratos da culinária grega, como a famosa salada grega (feita com feta, azeitonas, tomate, pepino, cebola, sal, pimenta, orégano e azeite) e tortas de massa folhada, como a Tiropita da foto abaixo.

-
Iogurte e mel
A essa altura, o mundo inteiro e as prateleiras de supermercados já sabem que o iogurte grego é um dos melhores que existem. Qual a diferença do iogurte comum? Eu achei bem menos doce e mais grosso e cremoso. Não tem nada a ver com o que está no supermercado, aliás.
Em geral, eles comem o iogurte com mel e frutas secas. Mas prepare-se para ter que decidir entre vários tipos de mel, que realmente tem gostos bem diferentes. Eu provei vários, mas não consegui definir um favorito.

-
Uzo
O Uzo, ou Ouzo, é a bebida típica da Grécia, destilado do álcool feito com base de anis, que fica branco quando misturado com água. O Uzo pode chegar até a 50% de concentração alcoólica.
Eu não sou muito fã de anis e preferi o Tsipouro, que dizem ter dado origem a produção do Uzo, já que começou a ser feito pelo monges ortodoxos do Mt Athos. O Tsipouro também é bem forte e pode ser tomado misturado com água.

Crédito: Phso2 – CC BY-SA 3.0
-
Frappé
Para todo lugar que eu olhava, sempre tinha alguém carregando um copão de café gelado. O que eu não sabia é que o Frappé foi inventado no país: uma mistura do café instantâneo batido com cubos de gelo, criado por acidente nos anos 50, por um funcionário da Nescafé, em Tessalônica.
Além do frappé, você também vai encontrar vários tipos de café gelado, cappuccino freddo, café com sorvete, etc. É tipo a moda do verão, mas que dura o ano inteiro.

Eu que sou grego e vivo no Brasil praticamente desde que nasci me sinto lisonjeado quando vejo algum entusiasta da nossa cozinha. Parabéns pelo post e obrigado pelos elogios, em nome de todos os gregos.
Tirei nota 10 no meu trabalho.?
Fiquei encantada com a descrição entusiástica e verdadeiramente sentida desta viagem/realidade gregas.
Não posso viajar mais do que uma vez por ano, mas já está na minha lista de preferências- Obrigada
oi Luiza, faltou na sua lista a Spanakopita, que acho que é muito mais saborosa que muitos pratos descritos… ñão sei se vc conhece mas é um pastelzinho/torta assada de massa filo com espinafre e queijo feta…
Seu diálogo com as pessoas de lá? Foi muito complicado.
BOA NOITE. EU E MINHA FILHA DE SETE ANOS ESTAMOS FAZENDO UMA PESQUISA PARA UM TRABALHO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA E ESTAMOS ENCONTRANDO DIFICULDADES EM ACHAR QUAIS OS ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS PELAS CRIANÇAS NA GRÉCIA. PEÇO SUA AJUDA ,POR FAVOR.
AGUARDAMOS ALGUMA RESPOSTA
PS TEMOS QUE ENTREGAR AMANHÃ
UAL! Eu to ficando apaixonada só pelos posts! EU pretendo ir pra lá ano que vem.
Uma coisa que não entendi, sobre te darem refeições por cortesias rsrs. Isso é uma prática comum no país?
oi querida planejo viajar para tessalonica em 2018. me diga como fazer para chegar la? ovc aprendeu o idioma?
Olá Luiza voce só me deixou mais ainda com saudades dessa terra maravilhosa que carrego no sangue meu nome é Ana Fifas sou filha de gregos minha mãe da ilha de Creta e Meu pai já falecido de Atenas estive na Grécia em 1984 e voltei em 1986 e nao consegui mais voltar morro de saudades pois conheci a Ilha de Creta de ponta a ponta e fiquei encantada amo a culinária grega e aprendi a fazer muitas coisas com minha mãe e estou pretendendo voltar lá novamente em breve quem sabe esse ano se Deus quizer temos parentes que moram lá eu nunca deveria ter voltado e se for é pra ficar um abraço
Luiza, Boa Tarde!
Estive na Grécia em 1987 e fiquei maravilhado com a culinária também, estive em alguns restaurantes, principalmente os de bairros pobres, o qual achei a culinária mais típica e temperos realmente enraizados…
Gostaria de saber se vc tem a receita do arroz branco que eles fazem com um toquezinho “sutil” de azeito (kkkkkk), vamos dizer assim, encharcado no azeite…
por enquanto, um grande abraço
E parabéns pela matéria
Fábio