Roma é uma das cidades mais fascinantes do mundo, goste você de história ou não. Os pontos turísticos de Roma são monumentos com séculos de existência, que impressionam até o mais tarimbado dos viajantes. Estivemos lá mais de cinco vezes, e sabemos que nunca faltam coisas para fazer na capital italiana. Por isso, fizemos uma lista de o que fazer em Roma com ideias para iniciantes e iniciados.
Vai para Roma? Então não deixe de ler:
Onde ficar em Roma, um guia dos bairros da cidade
Onde comer em Roma: 12 dicas de restaurantes
Lendas e mitos: um passeio pela história romana
Os 12 principais pontos turísticos de Roma:
No mapa, marcados com estrela estão as 12 principais atrações da cidade listadas neste post. Os demais pontos marcados com a setinha azul são lugares extras para você incluir no seu roteiro, se tiver mais tempo.
Dica esperta: No primeiro domingo do mês, quase todas as atrações turísticas de Roma, de monumentos históricos a museus, são gratuitas.
-
Coliseu
O maior símbolo do Império e ponto turístico de Roma. Com quase 2 mil anos de idade, o Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi palco de muitas histórias. No auge, o antigo estádio acomodava de 50 a 70 mil pessoas, todas em busca daquilo que os romanos chamavam de entretenimento: execuções, batalhas de gladiadores e brigas de animais.
Leia nosso texto com curiosidades e dicas para visitar o Coliseu. Saiba também que existe uma opção maravilhosa de fazer um tour noturno no Coliseu, que inclui a visita ao subsolo do maior símbolo de Roma. Contamos aqui como é o passeio.
O ingresso é o mesmo para o Coliseu, o Fórum e o Palatino. Comprou um, entrou nos três. Vale a pena comprar com antecedência para fugir das filas gigantescas! Custa 12 euros.
-
Fórum Romano e Palatino
Há 2 mil anos, ao entrar no Fórum Romano, você encontraria lojas, praças e o centro comercial da cidade. Hoje, você só encontra pedras e ruínas de vários antigos templos e outros monumentos comemorativos do período romano, como o Templo de Saturno, que foi inaugurado 500 anos antes de Cristo, ou o Arco de Tito, que é do ano 67 d.C., e foi construído para comemorar a conquista de Jerusalém.
O Fórum é um daqueles lugares que fazem você se sentir no mundo antigo, pensar em como eles viviam e dizer: “Então os livros de história contavam a verdade”.
O Palatino faz parte da mesma área de visitação: é o morro que fica entre o Fórum Romano e o Circus Maximus, que era uma arena de corridas. Diz a lenda que foi na colina do Palatino que Rômulo fundou Roma. Os palácios dos Césares ficavam por ali, o que significa que você vai pisar onde pessoas como Tibério, Calígula e César Augusto viviam.
Veja também: Guia detalhado para conhecer o Fórum Romano sem ficar perdido
Aqui, cabe a mesma dica do Coliseu: as filas são quilométricas. Mesmo. É possível reduzir esse problema comprando o ingresso pela internet. É possível inclusive visitar o Fórum e o Palatino em um dia e o Coliseu no outro.
-
Fórum de Trajano e Fórum de Augusto
A avenida que leva da Praça Veneza até o Coliseu é chamadaVia dei Fori Imperiali, ou via dos Fóruns Imperiais. Nela, você estará cercado dos antigos centros construídos, principalmente, pelos imperadores Trajano e Augusto. Dos dois lados da avenida é possível observar, gratuitamente!, detalhes dessas escavações arqueológicas.
É ali que também fica o Mercado de Trajano, uma construção imponente e bem preservada, considerado o primeiro “shopping” do mundo. Dentro dos antigos mercados funciona o Museu dos Fóruns Imperiais, cuja entrada é paga.
-
Vittorio Emanuelle
Não, esse não é um monumento da Roma antiga. O pomposo Monumento a Vitório Emanuelle tem 135 metros de largura e 70 metros de altura, foi todo feito em mármore branco e tem em sua entrada uma chama sempre acesa em homenagem ao “soldado desconhecido”. Contrastando com os seus vizinhos da antiguidade, o monumento foi inaugurado no início do século 20, em homenagem ao primeiro Rei e unificador da Itália, o tal Vittorio Emanuelle.
O local é bonito sim, mas o que o torna uma atração tão importante é que do seu terraço você tem uma das melhores vistas de Roma. É preciso pagar 7 euros para subir no último andar, de elevador panorâmico. Mas a vista realmente vale a pena!
Vista do alto do Vittorio Emanuelle
-
Panteão
Há uma categoria de lugares que pode ser chamada de “dá vontade de chorar”. Nela se encaixa o Panteão, o único prédio da época do antigo Império Romano que ainda está perfeito. O Panteão foi feito para ser o Templo de Todos os Deuses do mundo. Foi encomendado pelo Cônsul Agripa e construído pelo Imperador Adriano, por volta de 126 d.C.
Desde o século 7 é um templo católico, a Igreja de Santa Maria e Todos os Santos (coincidência?).
A grande diferença do Panteão para uma igreja comum, além obviamente da história, é seu formato: é um templo circular, cuja cobertura é uma grande cúpula com uma abertura central descoberta. Mesmo já tendo quase dois mil anos, essa ainda é a maior cúpula de concreto não reforçada do mundo.
Não se assuste com a fila na entrada, porque costuma andar bem rápido. A entrada é gratuita!
-
Fontana di Trevi
O lugar onde fica a Fontana di Trevi é usado como reservatório de água desde a antiguidade. A fonte atual, um dos mais procurados pontos turísticos de Roma, foi construída no século 18. Dizem que jogar uma moeda na Fontana di Trevi garante mais uma visita a Roma. E acredite: isso vale pelo menos umas 20 moedinhas.
O mais impressionante de Roma são esses (muitos) pequenos momentos em que você anda por ruelas e becos bonitinhos e, meio que sem querer, esbarra com alguma maravilha que te faz tremer completamente. Com a Fontana é assim.
Um conselho que todo turista recebe – e achamos que deve mesmo ser seguido – diz que a Fontana merece uma visita noturna. Faça isso. E depois faça uma diurna. E outra noturna. E mais uma…
-
Piazza Navona
Três fontes tomam conta dessa que é uma das praças mais charmosas de Roma: Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana di Nettuno e Fontana del Moro. O local onde fica a Piazza Navona é frequentado pelos romanos desde o Império, mas só virou uma praça mesmo no século 15, por ordem do Papa Inocêncio X, que contratou ninguém menos que Bernini para fazer a fonte central.
Ali perto fica também o Pasquino, uma das cinco estátuas falantes da cidade. E se você por acaso tiver algum problema e precisar procurar a embaixada brasileira durante a viagem, um conselho: o prédio fica na Piazza Navona.
-
Piazza di Spagna
Se você não fala italiano pode chamá-la de Praça da Espanha, muito prazer. O conjunto conta com a fonte La Barcaccia, também do Bernini – que ficou famoso depois que o Dan Brown escreveu o Anjos e Demônios – além de uma escadaria linda, construída no século 18, e a igreja Trinità dei Monti, que começou a ser construída em 1502. A escadaria sempre fica lotada de turistas sentados para descansar, tomar um gelato e aproveitar a vista.
Nos arredores dessa praça estão todas as lojas mais chiques e caras de grife: Chanel, Valentino, Dior e muito mais.
-
Praça de São Pedro (Vaticano)
Um país minúsculo dentro de Roma. A Praça de São Pedro é outro projeto do Bernini e foi feita no século 17. Ali fica a Basílica de São Pedro, a maior Igreja da Cristandade (lá cabem até 60 mil pessoas) e também a moradia do Papa.
No centro da Praça de São Pedro fica um obelisco egípcio que foi levado à Roma por Calígula. Conta a lenda que as cinzas de Júlio César estavam numa bola dourada, no topo do obelisco, até a idade média.
A entrada na Basílica de São Pedro é de graça. Também é possível fazer um tour secreto pelas catacumbas que ficam abaixo da Basílica. Para isso, é necessário reservar com antecedência!
Veja também: História e segredos do Vaticano
-
Museus do Vaticano
Sim, a fila é enorme. A dica é que você compre com antecedência: o ingresso custa 17 euros, mais 4 euros da taxa de reserva. Ou correrá o risco de ficar quase duas filas esperando para entrar. O problema é que essa espera realmente vale a pena. Para começar, é dentro dos Museus do Vaticano que fica a famosa Capela Sistina e o conjunto de afrescos pintados por Michelangelo.
Além disso, guarda relíquias de diversos períodos históricos, obras de artes impressionantes e tem salões e jardins lindíssimos. Meu local preferido? O Salão dos Mapas!
Contamos nesse post exatamente como é a visita aos Museus do Vaticano.
-
Castelo de Santo Ângelo
O Castelo de Sant’Angelo foi construído com uma função funerária: entre 123 e 139 foi construído como Mausoléu para o Imperador Adriano. Durante quase um século, manteve essa função, recebendo também as cinzas de outros imperadores romanos. Isso mudou quando outro imperador romano decidiu transformar o local numa fortaleza militar, mas o nome de religioso só veio mesmo no anos de 590. Foi aí que o Papa Gregório teve uma visão do Arcanjo Miguel anunciando o fim de uma praga que assolava Roma e resolveu ressignificar a construção “pagã”.
No século 15, foram construídos apartamentos papais dentro do castelo. E existe até um corredor “secreto” que o conecta ao Vaticano. Você pode ler tudo a história e como é a visita ao Castelo de Santo Ângelo no post sobre a atração.
Não deixe de admirar o Castelo do lado de fora, onde uma coleção de estátuas de Bernini decoram a ponte que dá de entrada para a atração.
-
Trastevere
Tevere nada mais é que o nome italiano do rio Tibre, que corta Roma. Trastevere é o lugar que fica do outro lado do rio. Com ruas estreitas e becos simpáticos, é o local dos bares e restaurantes mais legais de Roma.
O Trastevere é imperdível porque é um bairro que permite conhecer uma cidade diferente, mas ao mesmo tempo é muito tradicional. Vale a pena gastar algumas horinhas caminhando pelas suas ruelas e obviamente, nossa sugestão é que você também pare ali para beber um vinho ou um gelato.
Outros pontos turísticos de Roma
- As Termas de Caracalla, um complexo de antigos banhos construídos por um dos Imperadores Romanos (foto acima)
- Um passeio pela Via Appia Antica: a estrada mais antiga do mundo, com atrações como Vilas Imperiais e catacumbas de santos
- A basílica Papal de San Paolo Fuora dei Muri, uma igreja gigantesca fora do centro de Roma, dedicada a São Paulo
- Um bate-volta para Tarquínia, a cidade dos Etruscos
- Um bate-volta para Tivoli para conhecer a Vila Adriana e a Vila d’Est
- Uma visita aos jardins e galeria da Villa Borghese
- Uma visita aos Museus Capitolinos
Onde ficar em Roma
Roma é muito maior do que o seu centro histórico e tem muitas opções de onde ficar. Temos um post explicadinho sobre as melhores ideias de bairros de Roma para escolher sua hospedagem. Leia!
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
AMO ROMA. LUGAR LINDO E MARAVILHOSO, COM MUITA ENERGIA. UMA DAS MELHORES CAPITAIS DA EUROPA.
Boa noite Rafael,
Eu e minha esposa, sem falar outra língua que não a nossa, damos conta de uma viagem destas?
Obrigado
muito bem……hoje em dia o mundo e globalizado e tem tradutor em seu celular.
To planejando ir, estou fazendo as pesquisas primeiro. Queria saber se é perigoso andar por esses lugares, vou sozinha ou com minha mãe, e claro, pretendo usar e abusar de uma boa camera.
Meu roteirO: Berlim, Amsterdam, Bruxelas, Paris, Roma e Londres.
Ainda são pesquisas, apenas, mas quero saber se tem perigo de assaltos, assedio, fora os golpes (que inclusive já vi um post daqui no blog sobre o ultimo) Posso ir sem medo, devo ter algumas precauções em algum desses lugares?
ola, comprei ingressos no site que recomendaram porem os ingressos não chegaram no email. Gostaria de saber o que fazer.
TUdo bem galera,então estou aqui para contar como foi minha viagem a Italia em Roma,do dia 12 de novembro até dia 20 de novembro,ou seja,fiquei 8 dias em Roma e sozinho.
eu Fiquei no B&B LOST in Trastevere,www.lostintrastevere.it
a Dona fala portugues muito bem e me deu muitas dicas,inclusive de lugares pertos e bons para comer com preço justo e comida perfeita!!
O que tenho a dizer,é que Trastevere é o melhor bairro de ROma para se hospedar,e tudo ocorreu 100%bem,este B&B é muito bom custo beneficio e lugar muito aconchegante e perto de tudo.
Os taxis não abusaram no preço,em ROma simplesmente não existe assalto nem roubo e é tudo super seguro…e também preço excelente para comer…
Em trastevere fiquei perto de supermercado e restaurantes que comprei muitas coisas baratas de lembranças para o BRASIL,se alguém tiver alguma dúvida só perguntar que dou dicas,porém ROMA é perfeitamente segura e aconchegante…
Wagner, me dê dicas de roma… Estarei hospedada perto da Estação Termini. É bom lá? Vc falou de mercado q vende lembrancinhas… onde? E comida, quais lugares sugere? Ficarei poucos dias em Roma (vou Veneza, Florença, Milão e Lisboa – na volta), queria aproveitar ao máximo! Obrigada!
A roupa da guarda Suíça não é tão ridícula que esse comentário grotesco e medíocre. Sou católico e desisti de reservar algo com vocês depois disso. Não quero estragar meu passeio.
Vou ficar num B & B em transtevere,de uma moã que fala em Português,se chama B & B,o preço é bem bom e a nota no booking é 9, assim que eu voltar de viagem venho-lhes contar de minha experiencia..
=D
Vou para Roma em novembro e vou me hospedar em transtevere..ouvi que eh um excelente local para descansar depois de um dia longo com tantos lugares para visitar..