O Que Visitar em Linhares da Beira e seu Castelo Medieval em Portugal

Por

Nesse texto você descobre a história, curiosidades e o que visitar em Linhares da Beira, uma das 12 vilas que fazem parte do projeto Aldeias Históricas de Portugal. Todas essas aldeias, que ficam perto da fronteira com a Espanha, na região no entorno da Serra da Estrela, são muito antigas, com casas e castelos construídos de pedra.

Planejando viajar pela Serra da Estrela? Então leia também:
O Que Fazer na Serra da Estrela: Roteiro de 1, 2 ou 3 Dias
Onde ficar na Serra da Estrela: qual cidade dormir e dicas de hotéis
Serra da Estrela no Verão e Primavera: O Que Visitar?

História de Linhares da Beira, na Serra Da Estrela

Linhares da Beira teve seu primeiro povoamento registrado no século 8 a.C. Depois vieram Romanos, afinal, o local da vila é onde passava uma das principais estradas romanas no território. Por fim, Visigodos, Árabes, até que a reconquista cristã fez dali uma vila portuguesa.

O objetivo de ocupar essas cidadezinhas perto da fronteira da Espanha era garantir que o inimigo não invadisse o país. Com isso, também foram construídos castelos e muralhas fortificadas, em posições estratégicas para proteção da região.

Conheça outras aldeias históricas de Portugal:
Como chegar e o que fazer na aldeia de Piódão, Portugal
Belmonte, Portugal: o que fazer na terra de Cabral

Aldeias históricas Portugal Linhares
Aldeias históricas Portugal Linhares

O Que Visitar em Linhares da Beira

É uma vila pequena e calma. Parece um lugar parado no tempo, com tudo feito de pedra e quase ninguém na rua. Em poucas horas, é possível ver tudo.

Aldeias históricas Portugal Linhares
Pelourinho

Castelo de Linhares da Beira

Em Linhares da Beira, o castelo que está lá até hoje foi construído na época de Dom Dinis, no século 13. O nome Linhares vem da produção de linho, que era importante para a região. A entrada é gratuita.

Ruas da Aldeia Histórica de Linhares

Ao andar pelas ruas de pedra, também dá para encontrar muitas janelas do período manuelino (século 16). A Igreja da Misericórdia é do século 17. O Pelourinho, do século 15.

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-13
Aldeias-historicas-Portugal-linhares-9
Aldeias-historicas-Portugal-linhares-15
Aldeias-historicas-Portugal-linhares-5

Onde Comer e Onde Ficar em Linhares da Beira

A Aldeia de Linhares da Beira conta com apenas um restaurante, o Cova da Loba (link para localização no Google Maps), que serve pratos elegantes com produtos típicos da região da Serra da Estrela. Também conta com um café, o Café da Maria, que tem bolos caseiros e bebidas quentes.

Há poucas opções de acomodação em Linhares, entre hotel, casas de temporada e guesthouses. Veja abaixo as melhores opções:

Onde Fica Linhares da Beira e Como Chegar lá?

Linhares da Beira fica no Parque Nacional da Serra da Estrela, a cerca de 35km de Guarda, 32km de Manteigas e 60km de Covilhã.

A vila mais próxima acessível com transporte público (ônibus / autocarro) é Celórico da Beira, que fica a 15km de distância. De lá, é necessário pegar um táxi até o Castelo de Linhares. Clique aqui para pesquisar e reservar táxis ou transfers nessa região.

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-6
Aldeias-historicas-Portugal-linhares-17

Sem dúvida, a forma mais fácil de chegar lá é de carro, porque idealmente, você combinará a visita a Linhares com outras cidades da Serra da Estrela ou com outras aldeias históricas.

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Veja também:

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
14 comments

Maravilha esse seu trabalho. Para mim, especial porque estou escrevendo a biografia de meu 5º Avô e juntei algumas interessantes ocorrências de Linhares da Beira no meu texto, citando seu nome! Maravilha! Obrigada.

Resposta

Olá Luiza, parabéns pelo blog e pela simpatia! Pretendo conhecer Portugal em Junho e se possível visitar todos esses destinos que você citou, especialmente a Serra da Estrela! Adorei as fotos, qual equipamento você usou?

Resposta

Ola.
Eu e uma amiga iremos a Portugal em Setembro. Gostariamos de passar alguns das em Lisboa, Porto, conhecer o Algarve, Monsanto, Póvoa de varzim.
O que vc nos aconselha a visitar primeiro? Não compramos nenhum passeio, deixamos pra decidir quando chegarmos.
É facil contratar agencias para passeios?
Obrigada pela atenção.
Cleonice

Resposta

e as outras aldeias

Resposta

Olá! Adorei seu post! Estou em Lisboa e quero muito conhecer a Serra da Estrela. Saberia me informar como faço para chegar através do transporte público? Ou somente de carro? Obrigada.

Resposta

este ano quero conhecer algumas Aldeias Históricas que ainda me faltam. Esta é uma delas que me aguçou o apetite.

Resposta