Casos de mulheres que sonham em embarcar para a Índia com o objetivo de se encontrar com um namorado que conheceram pela internet são bastante comum. Essas histórias despertam curiosidade, afinal a Índia é um país com cultura completamente diferente da nossa. Além disso, relacionamentos entre duas pessoas que nunca se viram pessoalmente e sequer moram no mesmo país têm grandes chances de terminar em desastre. Qualquer busca pelos termos “brasileira casada com indiano” no Google revela um grande número de histórias tristes.
Foi tentando entender melhor essas mulheres e saber se, afinal, namorar pela internet e casar com um indiano dá certo, que eu conheci Penélope Fernandes. Há alguns meses, no texto sobre o visto da Índia, ela nos contou que estava prestes a sair do Brasil pela primeira vez. O objetivo? Encontrar o noivo, que é indiano. Na mesma época, mandamos um e-mail interessados em conhecer melhor essa história. Este mês ela retornou meu contato, já oficialmente casada. A história é tão incrível que até parece novela.
Aliás, Penélope nem se chama mais assim. Como se converteu ao islamismo, o nome dela agora é Habibah Naseer Khan. O marido, o Naseer Ahmad, mora em Srinagar, na Caxemira, região que é sinônimo de conflito na cabeça de muitas pessoas por causa da disputa territorial entre Paquistão e Índia. Até hoje, é uma área que precisa ser visitada com cautela. Srinagar (mostrada na imagem de abertura do texto) é a capital de verão do estado de Jammu & Kashmir e, apesar de algumas greves gerais, é uma cidade sem conflitos graves e relativamente segura para turistas.
Quando a Penélope, que tem 38 anos e um filho pré-adolescente, conversou com Naseer pela primeira vez, em junho de 2013, ela já estava se aproximando da religião muçulmana. Quem os apresentou foi uma amiga em comum, Ana, que ela também conheceu pela internet e que namorava um homem muçulmano. Ela começou a ler sobre a religião e se interessar cada vez mais pelo tema.
Naseer e Penelope, antes dela se converter
No começo das conversas com Naseer, ela achava que ele era fake, mas aos poucos a desconfiança foi superada. “Depois de dois meses de conversa ele me contou que era um muçulmano casado. Ele foi sincero logo no início, pois muitas mulheres acham que todos os homens indianos ou árabes são ricos. E o Naseer sempre me falou que não tinha dinheiro, mas sempre sonhou em ter uma segunda esposa”, conta.
Foi exatamente nessa hora que eu fiz a maior cara de espanto. A ideia de se casar com duas esposas é completamente distante da nossa realidade, algo digno de novela da Glória Perez. Mas Penélope, ou melhor, Habibah, já estava muito envolvida com o islamismo e completamente apaixonada por Naseer. Tanto que, em setembro, poucos meses depois de começarem a conversar, decidiram se casar.
“Minha família achou que eu era louca em ir para Índia e me casar com ele, mas eu tinha certeza que iria dar certo”, conta. Ela não falava inglês e ele não fala português, então todas as conversas eram mediadas pelo Santo Google Tradutor.
Habibah continuou seus estudos sobre o Islã. Em novembro ela realizou a Shahada, que é a profissão da fé dos muçulmanos e um dos cinco pilares do islamismo. Melhor citar a Wikipedia, que explica tão claramente: “A recitação da Shahada com a máxima sinceridade é tudo quanto é necessário para que uma pessoa se converta ao Islã”. Assim como o relacionamento, a cerimônia aconteceu online, com Nasser e o Sheikh acompanhando tudo virtualmente. Depois disso, Habibah passou a usar o hijab, aquele lenço que cobre toda a cabeça.
Em dezembro do ano passado, a preparação do casamento teve início. Ela foi para Índia em março para conhecer pessoalmente o marido e assinar a Nikah Nama, que é o contrato de casamento muçulmano. A viagem durou 30 dias.
Perguntei se ela sentiu algum choque cultural na Índia. “Tudo para mim foi novidade, porque foi a primeira vez que fiz uma viagem internacional. Detalhe maior: sem falar inglês. Voltei para o Brasil, onde moro, mas a minha intenção é voltar para Índia. Naseer estará no Brasil em junho ou outubro, depende muito do Governo da Índia liberar o passaporte”, explica Habibah.
O casal no frio da Caxemira
Segundo Habibah, a família dele, muçulmana e tradicional, a recebeu muito bem. No entanto, depois de um tempo, a primeira esposa, grávida de quatro meses, não gostou da ideia de Naseer vir para o Brasil: “Ela está um pouco desconfiada. Talvez ache que ele não voltará mais”.
Quem também não gostou muito dessas mudanças na vida da mãe foi o filho de Habibah. “Minha família é da Espanha e ele está com o projeto de morar e estudar lá. Nem tem tamanho de gente ainda, mas é o que ele quer e não posso negar a realização de um sonho. Também não penso em levá-lo para Índia, pois é uma cultura muito chocante, ainda mais numa região como a Caxemira, onde a qualquer momento pode estourar uma guerra”.
Enquanto espera pela visita do marido e pela possibilidade de morar de vez na Índia, Habibah, que é técnica de enfermagem, segue a vida e os ensinamentos de sua nova religião em Sorocaba, interior de São Paulo. “Eu penso em continuar trabalhando na Índia. Quero fazer alguma coisa em prol das pessoas. Eu estive em um hospital público e vi o quanto é precária a situação da saúde lá. As pessoas aqui no Brasil reclamam da saúde porque não conhecem a saúde na Caxemira.
Dicas de segurança num relacionamento online com um indiano
A Habibah criou um blog para contar a história do amor à distância. Ainda são poucos posts, mas achei interessante que, em um dos relatos, ela fala sobre a importância de tomar cuidado com scammers, ou golpistas. “Aqui vai o meu alerta: nunca enviar dinheiro para homens que prometem amor eterno, casamento, porque tudo que é feito parece ser um conto de fadas, mas a desilusão e o sofrimento é muito grande. Existem várias páginas na internet que falam sobre isso”.
Uma dica que nós damos para as mulheres que comentam sobre relacionamentos online com indianos é que tenham cuidado e, de preferência, peçam para o namorado ou noivo vir ao Brasil primeiro. Essa é uma forma de conhecer melhor a pessoa num ambiente que você domina. Existem casos de brasileiras que sumiram depois de ir à Índia e o perigo do tráfico internacional de pessoas é real.
Além disso, como a cultura indiana é muito conservadora, se relacionar com mulheres na internet é o jeito que vários indianos encontram para ter contato com o sexo oposto. Já li histórias escabrosas de mulheres que juntam dinheiro e vão para a Índia encontrar o amado, que sempre foi muito carinhoso, mas descobrem uma situação horrível com um cara que só quer sexo e a trata como prostituta. Ou mulheres que se casam com indianos e depois vivem uma situação de humilhação e tortura.
Além de golpes de extorsão, existem outros esquemas, como o golpe para conseguir cidadania brasileira: o indiano se casa com uma estrangeira, consegue a cidadania e depois se separa para se casar com uma indiana escolhida pela família e que vai pagar dote. Veja mais nesse post.
Por fim, cautela é a principal ferramenta para não cair numa furada internacional. Você nunca sabe realmente quem está falando do outro lado, principalmente se essa pessoa é tão gentil e carinhosa e você está perdidamente apaixonada. Mas lembre-se: príncipe encantado não existe!
Se você se interessou pelo tema, assista o programa Catfish, da MTV. Muito bem produzida, a série mostra casos de pessoas que se envolvem, sem saber, com golpistas na internet. Vale a pena assistir antes de se envolver profundamente com quem você não conhece direito – principalmente se a pessoa mora do outro lado do mundo e tem uma cultura completamente diferente da sua.
*Imagem destacada: Srinagar, Caxemira, no verão. Licença: CC-BY-3.0
Temos um grupo no whatsapp sobre namoro online com indianos, quem quiser, deixa numero pra ctt com o cod da cidade. Obrigada!
7999885055.Me add,por favor
M adicione eu comverso con un idiano presico d mais orientacoes
DEixe seu num
olá, me coloca no grupo também. 21994309036
Obrigado
Me adiciona no grup 9199344422
Por gentileza mr add
47996067984 obrigada
aguardo
Me add
95991536075
Estou namorando um indiano Aridam bala.
Eu namoro um indiano que diz ser estudante e vai vir em abril para fazer faculdade phd. E quer casar comigo. Nome Aridam BAla.quero participar do grupo namoro online com indiano. 65992626896.
Me ajude a localizar uma pessoa na india.
77998289600
Quero participar do grupo,meu número é 88993200499.
Quero ser add no grupo do Whatsapp 21 96920.9873
Meninas, preciso desabafar e por favor quem puder me dê uma luz.
Desde o dia 23 de desembro estou conversando com um indiano que conheci em um aplicativo.
Muito gentil, sempre me tratando como amiga, nunca me pediu fotos ousadas ou fez declarações de amor, mas ficamos próximos muito rápido, estávamos nos falando todos os dias pelo Watzap. Nesse domingo fizemos a primeira chamada de vídeo e ele me mostrou um dos documentos para que eu ficasse mais tanquila pois estava desconfiada. Fique encantada quando o vi pelo vídeo. No dia seguinte mandei um oi e ele respondeu pedindo desculpas pela demora, que estava corrido no trabalho e que falaria comigo a noite quando chegasse em casa. Consigo ver que sua última visualização no Watz foi depois da msg que me enviou. Não sei o que pensar.
Por favor, me add no grupo
41 998326741 Maíra
não confie no homem muçulmano, eles sao já casados
Oi regina, deixa seu numeropara Particular d grupo
Quero participar do grupo tambem desde jà agradeço
(71)98519-9141
21 979709930 me add
Olá como é o nome dele querida !
Amigas , nao vamos generalizar…. sim existem muitos pilantras, muitos dons Ruans.. mas tbm existem boas pessoas… analizem … perguntem … pesquisem… antes de se envolver… busque pistas… seja um detetive mesmo…. a tecnologia ta aí pra eles mas tbm está pra gente… eu penso assim… nomes são parecidos… precisam de mais detalhes pra terem conclusões. … e o principal : o tempo… bjsss Boa sorte.
Oi Maíra. Qual o nome desse indiano com quem você conversa?
Gostaria de participar do grupo 22992846497
Bom
Ola alguem por favor me add no grupo eu tbm estou conversando com um i diano 65999426711
não confie no homem muçulmano, eles sao já casados
Estou a pouco tempo conversado conversado com um indiano que diz me amar 94992675693
Meninas, criamos um grupo no whatsapp onde trocamos experiencias com outras moças, que também tem namoro com indiano. O grupo tem algumas moças, caso queiram participar, deixem o número pra contato =]
Eu quero participar do grupo do watsapp
Me adiciona no grupo do watsapp eu quero
96505422
92078987
qual é o cod da cidade?
Quero participar
numero e cod da cidade?
Vivian me add por gentileza.
Preciso muito participar desse grupo de pessoas que tenha vínculo com indianos.
77998289600
Olá, boa tarde, gostaria de participar – 19 99905-4693
obrigada 🙂
Ola!Vivian gostaria de participar do grupo de wast sap o meu nome é tailaine por favor me adicione nesse numero 11958453825 tambem estou a conversar com um indiano quería trocar experiencias e me comunicar com mulheres que tambem estar ña mesma situaçao .
Gostaria de participar desse grupo meu número é 83988032987
Me adiciona no grupo watzap..tbm estou conversando com indiano.999848681
21 979709930 me add
por favor me adiciona no grupo 21973676295
Gostaria de participar do grupo de Whats.
65992633465
Também gostaria de conversar whatsp
258849543902
Oi fiquei assustada com tanta história de indiano….Pois estou namorando um que é mais jovem do que eu 11 e alguns meses eu tenho dois filhos ele aceita os meus filhos é até se preocupa com eles.
Está com 10 meses que conversamos ele me pediu em casamento é eu aceitei, acho que ele não quer dinheiro mesmo porque eu não tenho, conversamos todos os dias assumiu que me ama no fb dele onde tem sua família e seus amigos.
Quer morar no BRASIL mas quer quer a família dele me conheça pessoalmente.
Eu acredito nele ele sabe que não tenho dinheiro pois sabe da minha vida.
Ele diz que me ama eu não sei se amo, mas gosto de ouvir o que ele me fala. Ele tem 29 anos é eu vou fazer 41???? eu realmente confio nele apesar de alguns da minha família pensam que ele quer fazer algo terrível comigo????mas eu sei que ele me ama é em nome de JESUS nos casaremos no próximo ano provavelmente em Outubro pois ele está trabalhando pra conseguir dinheiro pra vir e providenciando os documentos que ainda bem sabemos direito quais são ?? SE ALGUÉM SABE POR FAVOR ME FALEM
EU QUERO PARTICIPAR DO GRUPO DO QUAL VOCÊS FALAM MEU NÚMERO
86999181486
OBRIGADA
Add no Whats
65 992633465
Minha querida, já casou???? Acredito que não!!!!
Por Isso que acho que vcs precisam contar o resultado da história de vcs com seus indianos aqui, se já casaram, a já foram à Índia de ele já veio aqui no Brasil , para que nós possamos ter uma base das verdades e mentiras vividas …como eu disse antes existem casos verdadeiros e pessoas boas, trabalhadores que querem um amor, e também existem os pilantras que querem se divertir e nada mais… vamos abrir aqui no site nossas experiências. …. a minha até aqui está muito boa… meu indi é um bom homem….bjsss
Me adicione no grupo
Conheçi um Indiano pelo fac estamos nos dando muito bem .as conversas decentes ele manda fotos dele da familia se ele vai em algum lugar importante liga a camera faz videos pra eu ver.sempre quer me ver pede pra eu aceitar as chamadas fala q ama e muito carinhososo.fala q um dia vira al brasil para me conhecer.mas tenho medo q esteja so brincando comigo
Não precisa ter medo. Mas não pague prá ver. Caia fora antes! Boa sorte!!!
quero participar 021 976558164
Quero participar do grupo, me adiciona Neli 34984282579 Minad