Mulheres desse meu Brasil (e também de Portugal e qualquer outro país que esteja lendo este texto), vamos conversar. Desde que eu postei, há quase um ano, meu manifesto em favor de mulheres viajarem sozinhas, recebemos mais de mil curtidas e muitos comentários de moças e senhoras incríveis que enfrentaram seus medos e partiram solo por aí.
Como nem todo mundo lê a caixa de comentários, esses relatos, e alguns de outros posts, não podiam ficar mais delimitados àquele espaço. Eles têm que se espalhar aos quatro ventos e incentivar cada vez mais e mais mulheres (e homens também) a viajar, mesmo sem companhia para isso.
Pelo que percebi, os maiores medos são a insegurança ou não saber outros idiomas. Mas viajar sozinha é isso, enfrentar os medos, superar desafios e se sentir forte, feliz, poderosa, mesmo se você estiver indo para o estado vizinho. Não estou exagerando. Apesar de eu viajar mais acompanhada que solo, não dispenso meus momentos de solidão viajante. E sempre digo que não conheci, até hoje, nada mais empoderador e libertador – principalmente para mulheres – do que desvendar esse mundão somente com a sua própria companhia.
Mas enfim, hoje não é minha vez de falar: dou agora voz a algumas leitoras que compartilharam conosco suas histórias e com certeza vão te inspirar a viajar sozinha.
Leia também: 5 motivos pelos quais você deveria viajar sozinho Porque viajar sozinha não é o oposto de ir acompanhada Histórias de idosas que viajam sozinhas do Caminho de Santiago ao Japão

7 relatos de mulheres que viajam sozinhas
Mônica
Até bem pouco tempo, eu, como alguém que foi criada para ser educada, boa moça e “pra casar”, não conseguia me imaginar saindo por esse mundo afora sozinha. Mas a vida foi me mostrando que a solidão não é ruim e, pelo contrário, pode até ser de grande valor! No ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha. Foi aqui no Brasil mesmo (aliás, recomendo muito o lugar: Cambará do Sul / RS).
Fui me acostumando aos poucos com aquela descoberta de que, ohhh, minha própria companhia era bem agradável! Já no final da viagem, o estranho para mim era a cara que algumas pessoas faziam quando eu chegava num restaurante e pedia mesa para uma pessoa, ou quando eu dizia que estava viajando sem ninguém.
Depois disso, voltei mais uma vez ao RS sozinha (é que eu amo aquele lugar!) e fui preparando o meu espírito para o maior desafio que já enfrentei: viajar sozinha para outro país. Tá certo que o destino não é assim tão desafiador, mas as circunstâncias sim. Estou indo para os EUA, mas vou para cidades não tão turísticas assim, com exceção de Los Angeles e São Francisco.
Vou viajar pelo sul, meio-oeste e depois pular para o noroeste americano. Mas tem mais um detalhe: até bem pouco tempo, eu falava um inglês bem meia-boca que mal servia pra me virar! O que eu fiz? Enfiei a cara nos estudos e tenho conseguido ficar mais fluente. E o mais legal disso tudo é que, há um ano, eu jamais me imaginaria fazendo tanta coisa! E, cara, a sensação de enfrentar um desafio com coragem faz um bem pra autoestima!
Ainda me deparo com olhares surpresos de quem não entende o que leva alguém a querer passar 20 dias sem a companhia de outra pessoa. Mas aqueles que não conseguem conceber essa ideia ainda não aprenderam que viajar sozinho não é um problema quando não nos sentimos solitários!
Rachel
Acho fundamental discutir mesmo esse assunto, para outras mulheres começarem a conhecer o Mundo com seus próprios olhares. Já viajei sozinha, mas não por falta de companhia, mas porque eu quis. Engraçado que depois que voltei e as pessoas viram que eu fui sozinha elas me perguntavam “mas por que você não me chamou pra viajar com você?”. E a maioria que perguntou foi mulher!
Com certeza rola um medinho pelo novo. Eu mesma, na primeira viagem, fiquei com frio na barriga, mas o mais legal foi descobrir que eu sou capaz de descobrir o mundo sozinha e conseguir me virar em situações que antes não imaginava.
Recomendo a todas que, por favor, não deixem de viajar por falta de companhia.

Tatiane
Eu sempre me considerei uma mulher independente, mas viajar sozinha não estava nos meus planos. Até que comecei a planejar uma viagem internacional para o próximo ano e meu marido bateu o pé dizendo que não iria e que se eu quisesse poderia ir sozinha. Foi quando comecei a pesquisar e encontrei esse site e pude perceber que mulheres viajarem sozinha hoje em dia é muito normal.
Como ainda não tinha o visto americano, comecei a preparar minha primeira viagem solo. Sou da região Nordeste e resolvi tirar meu visto no Rio de janeiro. Foi minha primeira viagem sem meu marido no final do mês de julho. Queria saber qual seria a sensação de viajar sem a minha principal companhia. De início estranhei, pois sou extremamente viciada em redes sociais e agora como iria tirar minhas queridas fotos para o Facebook??? rsrs
Foi aí que tive coragem e comecei a pedir o pessoal para tirar minhas fotos, claro que foram poucas, não foram tantas como se eu estivesse com ele, pois eu teria que saber exatamente a quem eu pediria esse favor.
Sei que no segundo dia eu já não sentia mais falta dele, aquela independência estava me agradando. O fato de decidir meu destino, de sair a hora que quisesse, de não ter que deixar de fazer algo por que alguém não estava de acordo foram sensações maravilhosas.
Já estou de passagem comprada para março, o ruim é que não falo nada de francês, mas até a viagem chegar, pretendo aprender o básico.
Quero agradecer a este site de ter me mostrado a oportunidade de conhecer o mundo sem depender de ninguém, de dizer que vou deixar de conhecer o lugar X por não ter companhia, isso faz parte do meu passado.
Letícia
Acabei de chegar de uma viagem sozinha pela Europa!! Foi praticamente a minha primeira viagem internacional. Falo inglês e espanhol razoáveis e me aventurei sozinha por alguns países europeus. Foi linda a viagem, conheci muitas pessoas, de diversos países, inclusive viajantes individuais e arrisco dizer que se estivesse viajado com alguma companhia, não teria conhecido tanta gente…
Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e com aquele gostinho de se fazer algo bom pela primeira vez e sozinha! Recomendo total, claro que é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta a todo momento, mas isso vale também para as viagens em grupo. Ter referência de pessoas para contactar durante a estadia em cada lugar, mesmo sendo amigos de amigos de amigos…também é muito bom!!! Como disse, não falo inglês e espanhol fluente, porém vale muito mais a esperteza de saber se virar sozinha que o domínio da língua estrangeira.

Jessica Vieira
Você não imagina a coragem que o seu texto me deu. Já fazia um tempo que eu estava enrolando pra viajar, sempre dando a desculpa de que eu não tinha companhia e tinha medo de ir sozinha. Enfim, criei coragem e farei a minha primeira viagem sozinha no fim desse mês! Nem tô ansiosa… rsrs Sou bastante tímida e introvertida.
Há um tempo fiz um passeio sozinha, uma excursão de um dia em um lugar perto da minha cidade com um grupo de estudantes que eu não conhecia. Foi um desastre, fiquei o tempo todo com aquela ideia na cabeça de que eu tinha que enturmar com alguém, o que foi bem difícil porque todo mundo já tinha o seu grupinho. No fim eu estraguei o passeio por causa dessa pressão que eu mesma criei. Dessa vez vou tentar fazer certo, sem pressão, como você disse no texto… rsrs Obrigada por compartilhar suas experiências. 🙂
Roberta Giordano
Eu não costumo viajar sozinha, mas sim com meu filho que é especial, o que também acaba assustando as pessoas. Recebo olhares de reprovação por viajar sem meu marido (devido ao trabalho dele, quase nunca conciliamos nossas férias), ou de acharem muito complicado andar sem alguém para me ajudar… Não ligo não.
Esse ano, em fevereiro fui para Cancún sozinha, deu tudo muito certo, aproveitamos muito. A próxima viagem já está engatada: Uma semana em Barcelona, com direto a jogo do Barça no Camp Nou…
O mundo nós espera. E não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!

Camila
Tive essa oportunidade de viajar sozinha pela primeira vez em setembro do ano passado. Por N motivos, mesmo tendo namorado e vida social, ou viajava sozinha ou ficava 30 dias em casa. Jamais a segunda opção foi considerada. Destino: Peru.
Autoconhecimento, confiança, e introspecção. Fazer o que quiser na hora que quiser, conhecer pessoas… liberdade!
Ainda hoje, quando conto que fui sozinha, as pessoas reagem de diversas maneiras, umas fazem cara de pena (coitada solitária, viajando sozinha), outros: nossa, mas seu namorado “deixou” (?!)…
Amo viajar com meu namorado ou com amigos, mas a sensação de viajar sozinha é libertadora! Recomendo!
Muito legal essa matéria,aumentou minha coragem.Estou me preparando para a primeira viagem solo, ainda pelo brasil mesmo. Se alguém tiver interesse, estarei disponível em novembro.
OI Miriam! Eu acabei de sair de um relacionamento aonde viajávamos sempre juntos! Meu gosto pela viagem aflorou durante esse relacionamento, e a partir de então me aventurei em trilhas de até 3h mata a dentro pra chegar em praias paradisíacas. O problema é que agora, após o término, eu nao consigo animar minhas amigas e amigos pra esse tipo de rolê… eles gostam mais de balada…
Também tô pretendendo dar um rolê em novembro ou no reveillon, e pelo jeito vai ser sozinha.
Vamos trocar e-mails! quem sabe poderemos ser companhia uma da outra!
jaque0909@gmail.com
Eu li o texto e alguns comentários e gostei muito, eu saio muito para conhecer os pontos turístico da minha cidade Rio de Janeiro sozinha, as pessoas ficam admiradas porque eu saio sozinha, mesmo sendo na minha cidade é muito bom ter um tempo para explorar os pontos turísticos sozinha, porque assim você observa e aprende melhor sobre o lugar.
Muito legal, Etienne!
Olá!
Como foi libertador ler seu texto e todos esses relatos.
Meu caso é muito complicado, eu e meu marido estamos com viagem marcada para os EUA (Miami e NY) em Novembro, porém o trabalho dele travou as férias e talvez ele não vai poder ir comigo! 🙁
Estou com muita fé que ele vai poder reverter isso, mas enquanto não consegue, estava precisando aceitar a ideia de viajar sozinha mesmo. Já falei com algumas amigas, mas nenhuma tem disponibilidade.
Estou um pouco tensa com o julgamento das pessoas em relação a eu ser casada e viajar sozinha (a gente pode falar que não liga para os outros, mas atinge sim), medo por não ter o inglês fluente e principalmente medo dessa viagem ser um saco por eu estar sozinha.
Apesar de tudo, eu acredito no meu potencial e na minha coragem… acredito que posso ser feliz viajando sozinha e posso voltar muito mais independente e empoderada.
Oi meninas!
Esse ano fiz minha primeira viagem sozinha e foi para nordeste brasileiro, conheci Pernambuco, Alagoas e João Pessoa. Existe a violência mas só tomar cuidado com os lugares que frequenta 😉
Tenho 29 anos para mim a maior dificuldade era o primeiro dia no lugar que me sentia perdida acho que porque sempre viajei acompanhada, mas depois da primeira noite tudo era alegria 🙂
Estou planejando a próxima viagem 😉
Olá meninas!
Que legal! Me mandem um e-mail pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços
Excelente post! Tiro férias no final de janeiro e quero ir pra América Central, mas tô sem cia e fico pensando que não é justo comigo não ir por não ter ninguém… Mas é muito desafiador.. Meu medo nem é em questão de não me enturmar mas sim com a segurança… Sempre penso na possibilidade de acontecer algo, ser assaltada, ou adoecer, sofrer um acidente, etc, e quem vai me ajudar? Preciso vencer esses pensamentos e cair na estrada…
Aproveitando, se alguém se interessar por essa viagem tô aberta a cias rsrsrsrsrs
Olá, Edilma!
Tenho interesse por esta viagem, vc já tem data definida? Porque em Janeiro vou fazer os Canyons no RGSul e Sta Catarina. Assim gostaria de saber se vc já se programou. Fico no aguardo, Ok?
Abraços,
Soraya
Oiii Soraya!
Que legal! Pretendo viajar por volta do dia 25/01 e voltar até no máximo 26/02. Me manda um e-mail pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços, até..
Oiii Soraya!
Que legal! Então, pretendo ir por volta do dia 25/01 e voltar até no máximo 26/02.. Me manda um email pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços, até mais.
Olá, Edilma!
Segue o meu contato: chiarafernandes@gmail.com
Fone: (48)9910.7999 (vivo)
Abraço fraterno!!!
Soraya
Ps. vou te add ok?
Olá Edilma,
Também ando pensando o mesmo. Podemos nos comunicar.
Olá meninas!
Que legal! Me mandem e-mail pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços
Edilma,
Vamos conversar, talvez podemos viajar juntas .
Que Tal ?
Aguardo….Abracos
Nilva
Oie.. Sim, com certeza!
Me manda um e-mail pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços
Oi Nilva e Soraya!
Que legal! Me mandem um e-mail pra conversarmos melhor.. edilma_gr@hotmail.com
Abraços
Oiee
Que legal! Me mandem e-mail pra conversarmos melhor, edilma_gr@hotmail.com
Abraços
Oi Edilma,
Estive por dez dias no México(Cancun, Plya del Carmen) sozinha. Foi a melhor ferias da minha vida (já fiz outra viagens sozinha), deu td certo, estava feliz. Maravilhoso!
Então se joga..
Post muito útil. Tenho 27 anos e viajarei sozinha pela primeira vez. Agora estou mais confiante e certa que é exatamente o que preciso. Ficarei na Espanha de 14/08 a 25/08. Se alguém quiser companhia pra algum passeio…será ótimo dividir experiências
Oi Camila estarei indo no fim de agosto . Como foi ?
Acabei parando neste post, justamente pq como muitas aqui estou criando coragem pra viajar sozinha e o que estou gostando mais é ler os comentários de muitas mulheres aqui contando suas histórias e dando opiniões.
Eu sempre fui do tipo independente mas nunca viajei sozinha. Hoje eu namoro mas muitas vezes eu quero viajar e ele não quer, ou eu quero um lugar e ele não quer e vice e versa. Isso tem me incomodado bastante pq acabo estagnada e não vou pra lugar nenhum. Mas estou começando a me questionar “eu preciso realmente dele pra ir algum lugar?” e a resposta está sendo sempre “não, eu não dependo dele”. O que me incomoda tbm é que a situação com que eu me vejo hoje vai contra o os meus princípios de não ter que depender de alguém pra poder fazer o que vc quer ou o que vc gosta.
Ainda estou criando coragem pra fazer essa viagem. Ainda não sei bem pra que lugar ir mas penso em começar aos poucos em viajar pelo Brasil mesmo. Mas ler vocês têm me encorajado bastante.
🙂
Pessoal, estou lendo os relatos e queria literalmente pedir a ajuda de vcs… Me sinto muito culpada de viajar sem o meu marido. Quero muito ir à Disney e ele diz que não tem interesse mas não se importa se eu for sem ele… Mas estou me sentindo super egoísta de viajar sem meu marido… Na verdade viajaria com uma amiga solteira… Preciso muito da ajuda de vcs, estou num dilema enorme. Meu coração fica apertado de pensar que eu vou estar lá me divertindo horrores e ele em casa… Se o certo seria entrarmos num consenso de um lugar que os dois querem ir. Me ajudem por favor!!!
Oi meninas! Eu ainda tenho receio de viajar sozinha, pois tenho dificuldade de me enturmar… alguem quer companhia para viajar? srs Sou recém separada, tenho 26 anos… e preciso de algo para ocupar a mente e conhecer pessoas e lugares novos.
Oi,
Vou pra chapada diamantina em Setembro, tbm estou querendo companhia… tenho 25 anos, nunca viajei sozinha estou um pouco tensa com isso. bora ?
Chapada me interessa!! Só tenho que arrumar uma folga no trabalho, voltei de ferias esse mês! Fiz Portugal e Espanha sozinha!
Vamos montar um grupo e viajar em 2017!
Gostaria de ir no próximo ano para America do Sul (tenho medo de ir sozinha, Costa Rica ou Europa novamente.
Vamos combinar meninas!!
Boa tarde Já nine, estou louca para ir para a Costa Rica mas não tenho companhia tb.
Oi Laisa! Estou na mesma situação que você! 25, nunca viajei sozinha e quero ir pra chapada. Você já programou? Me manda um email! sarabfernandes@outlook.com.. Beijos!
Oi,
Farei em novembro minha primeira viagem internacional sozinha. Não consegui cia. e resolvi enfrentar esse desafio de ir sozinha. Vou para Madri e Barcelona, caso tenha interesse…:)
oi Fabiane vc irá quando? estou indo no final de novembro . adoraria dicas se fores antes e se de repente for ana mesma epoca podemos marcar alguma coisa .
Abraço