Mulheres desse meu Brasil (e também de Portugal e qualquer outro país que esteja lendo este texto), vamos conversar. Desde que eu postei, há quase um ano, meu manifesto em favor de mulheres viajarem sozinhas, recebemos mais de mil curtidas e muitos comentários de moças e senhoras incríveis que enfrentaram seus medos e partiram solo por aí.
Como nem todo mundo lê a caixa de comentários, esses relatos, e alguns de outros posts, não podiam ficar mais delimitados àquele espaço. Eles têm que se espalhar aos quatro ventos e incentivar cada vez mais e mais mulheres (e homens também) a viajar, mesmo sem companhia para isso.
Pelo que percebi, os maiores medos são a insegurança ou não saber outros idiomas. Mas viajar sozinha é isso, enfrentar os medos, superar desafios e se sentir forte, feliz, poderosa, mesmo se você estiver indo para o estado vizinho. Não estou exagerando. Apesar de eu viajar mais acompanhada que solo, não dispenso meus momentos de solidão viajante. E sempre digo que não conheci, até hoje, nada mais empoderador e libertador – principalmente para mulheres – do que desvendar esse mundão somente com a sua própria companhia.
Mas enfim, hoje não é minha vez de falar: dou agora voz a algumas leitoras que compartilharam conosco suas histórias e com certeza vão te inspirar a viajar sozinha.
Leia também: 5 motivos pelos quais você deveria viajar sozinho Porque viajar sozinha não é o oposto de ir acompanhada Histórias de idosas que viajam sozinhas do Caminho de Santiago ao Japão

7 relatos de mulheres que viajam sozinhas
Mônica
Até bem pouco tempo, eu, como alguém que foi criada para ser educada, boa moça e “pra casar”, não conseguia me imaginar saindo por esse mundo afora sozinha. Mas a vida foi me mostrando que a solidão não é ruim e, pelo contrário, pode até ser de grande valor! No ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha. Foi aqui no Brasil mesmo (aliás, recomendo muito o lugar: Cambará do Sul / RS).
Fui me acostumando aos poucos com aquela descoberta de que, ohhh, minha própria companhia era bem agradável! Já no final da viagem, o estranho para mim era a cara que algumas pessoas faziam quando eu chegava num restaurante e pedia mesa para uma pessoa, ou quando eu dizia que estava viajando sem ninguém.
Depois disso, voltei mais uma vez ao RS sozinha (é que eu amo aquele lugar!) e fui preparando o meu espírito para o maior desafio que já enfrentei: viajar sozinha para outro país. Tá certo que o destino não é assim tão desafiador, mas as circunstâncias sim. Estou indo para os EUA, mas vou para cidades não tão turísticas assim, com exceção de Los Angeles e São Francisco.
Vou viajar pelo sul, meio-oeste e depois pular para o noroeste americano. Mas tem mais um detalhe: até bem pouco tempo, eu falava um inglês bem meia-boca que mal servia pra me virar! O que eu fiz? Enfiei a cara nos estudos e tenho conseguido ficar mais fluente. E o mais legal disso tudo é que, há um ano, eu jamais me imaginaria fazendo tanta coisa! E, cara, a sensação de enfrentar um desafio com coragem faz um bem pra autoestima!
Ainda me deparo com olhares surpresos de quem não entende o que leva alguém a querer passar 20 dias sem a companhia de outra pessoa. Mas aqueles que não conseguem conceber essa ideia ainda não aprenderam que viajar sozinho não é um problema quando não nos sentimos solitários!
Rachel
Acho fundamental discutir mesmo esse assunto, para outras mulheres começarem a conhecer o Mundo com seus próprios olhares. Já viajei sozinha, mas não por falta de companhia, mas porque eu quis. Engraçado que depois que voltei e as pessoas viram que eu fui sozinha elas me perguntavam “mas por que você não me chamou pra viajar com você?”. E a maioria que perguntou foi mulher!
Com certeza rola um medinho pelo novo. Eu mesma, na primeira viagem, fiquei com frio na barriga, mas o mais legal foi descobrir que eu sou capaz de descobrir o mundo sozinha e conseguir me virar em situações que antes não imaginava.
Recomendo a todas que, por favor, não deixem de viajar por falta de companhia.

Tatiane
Eu sempre me considerei uma mulher independente, mas viajar sozinha não estava nos meus planos. Até que comecei a planejar uma viagem internacional para o próximo ano e meu marido bateu o pé dizendo que não iria e que se eu quisesse poderia ir sozinha. Foi quando comecei a pesquisar e encontrei esse site e pude perceber que mulheres viajarem sozinha hoje em dia é muito normal.
Como ainda não tinha o visto americano, comecei a preparar minha primeira viagem solo. Sou da região Nordeste e resolvi tirar meu visto no Rio de janeiro. Foi minha primeira viagem sem meu marido no final do mês de julho. Queria saber qual seria a sensação de viajar sem a minha principal companhia. De início estranhei, pois sou extremamente viciada em redes sociais e agora como iria tirar minhas queridas fotos para o Facebook??? rsrs
Foi aí que tive coragem e comecei a pedir o pessoal para tirar minhas fotos, claro que foram poucas, não foram tantas como se eu estivesse com ele, pois eu teria que saber exatamente a quem eu pediria esse favor.
Sei que no segundo dia eu já não sentia mais falta dele, aquela independência estava me agradando. O fato de decidir meu destino, de sair a hora que quisesse, de não ter que deixar de fazer algo por que alguém não estava de acordo foram sensações maravilhosas.
Já estou de passagem comprada para março, o ruim é que não falo nada de francês, mas até a viagem chegar, pretendo aprender o básico.
Quero agradecer a este site de ter me mostrado a oportunidade de conhecer o mundo sem depender de ninguém, de dizer que vou deixar de conhecer o lugar X por não ter companhia, isso faz parte do meu passado.
Letícia
Acabei de chegar de uma viagem sozinha pela Europa!! Foi praticamente a minha primeira viagem internacional. Falo inglês e espanhol razoáveis e me aventurei sozinha por alguns países europeus. Foi linda a viagem, conheci muitas pessoas, de diversos países, inclusive viajantes individuais e arrisco dizer que se estivesse viajado com alguma companhia, não teria conhecido tanta gente…
Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e com aquele gostinho de se fazer algo bom pela primeira vez e sozinha! Recomendo total, claro que é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta a todo momento, mas isso vale também para as viagens em grupo. Ter referência de pessoas para contactar durante a estadia em cada lugar, mesmo sendo amigos de amigos de amigos…também é muito bom!!! Como disse, não falo inglês e espanhol fluente, porém vale muito mais a esperteza de saber se virar sozinha que o domínio da língua estrangeira.

Jessica Vieira
Você não imagina a coragem que o seu texto me deu. Já fazia um tempo que eu estava enrolando pra viajar, sempre dando a desculpa de que eu não tinha companhia e tinha medo de ir sozinha. Enfim, criei coragem e farei a minha primeira viagem sozinha no fim desse mês! Nem tô ansiosa… rsrs Sou bastante tímida e introvertida.
Há um tempo fiz um passeio sozinha, uma excursão de um dia em um lugar perto da minha cidade com um grupo de estudantes que eu não conhecia. Foi um desastre, fiquei o tempo todo com aquela ideia na cabeça de que eu tinha que enturmar com alguém, o que foi bem difícil porque todo mundo já tinha o seu grupinho. No fim eu estraguei o passeio por causa dessa pressão que eu mesma criei. Dessa vez vou tentar fazer certo, sem pressão, como você disse no texto… rsrs Obrigada por compartilhar suas experiências. 🙂
Roberta Giordano
Eu não costumo viajar sozinha, mas sim com meu filho que é especial, o que também acaba assustando as pessoas. Recebo olhares de reprovação por viajar sem meu marido (devido ao trabalho dele, quase nunca conciliamos nossas férias), ou de acharem muito complicado andar sem alguém para me ajudar… Não ligo não.
Esse ano, em fevereiro fui para Cancún sozinha, deu tudo muito certo, aproveitamos muito. A próxima viagem já está engatada: Uma semana em Barcelona, com direto a jogo do Barça no Camp Nou…
O mundo nós espera. E não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!

Camila
Tive essa oportunidade de viajar sozinha pela primeira vez em setembro do ano passado. Por N motivos, mesmo tendo namorado e vida social, ou viajava sozinha ou ficava 30 dias em casa. Jamais a segunda opção foi considerada. Destino: Peru.
Autoconhecimento, confiança, e introspecção. Fazer o que quiser na hora que quiser, conhecer pessoas… liberdade!
Ainda hoje, quando conto que fui sozinha, as pessoas reagem de diversas maneiras, umas fazem cara de pena (coitada solitária, viajando sozinha), outros: nossa, mas seu namorado “deixou” (?!)…
Amo viajar com meu namorado ou com amigos, mas a sensação de viajar sozinha é libertadora! Recomendo!
Muito bacana esses depoimentos. Também fiz a minha primeira viagem sozinha no ano passado, 40 dias na Colômbia. Contei no meu blog como foi essa experiência!
https://leveesolta.com.br/sobre-viajar-sozinha/
Bem interessante ler esse artigo. O meu relato pré-primeira-viagem-sozinha está nele! Acabou que a viagem foi super tranquila, mas não deixei de me sentir sozinha em alguns momentos. Principalmente em algumas atividades que seriam mais legais com amigos, ou para tirar fotos kkkkkkk. Mas no geral, foi sucesso! Fiz amigos quando quis, mas também me dei a liberdade de ficar sozinha quando quando não tinha ninguém pra compartilhar o momento (na maior parte do tempo rsrs). Pude perceber que sei me virar sozinha e resolver problemas por mim mesma. Isso sim é libertador, principalmente quando se trata de uma pessoa super tímida.
Agradeço novamente, pois foi um artigo desse blog que me tirou da minha zona de conforto e me jogou no mundo rsrs
Não me tornei uma viciada em viagens (até por questões financeiras rsrs), mas estou sempre pronta para uma próxima oportunidade para viajar, seja sozinha ou com amigos.
E que venham as próximas viagens!!!
Para as meninas que estão no grupo. Me add!! Pode ser até de rolar um couchsurf entre a gente. Sou da Bahia. Meu número é 71982881512
tão bom ver tantas histórias assim! Fiquei com vontade de compartilhar a minha hahaha 🙂
Essa foi a primeira vez que trabalhei nas férias. Depois daquele semestre exaustivo de faculdade, eu ainda ia ficar mais as minhas férias presa na cidade e na rotina. Foi então que vi no calendário a oportunidade de viajar na primeira semana de agosto, só que agosto né? Todo mundo já ia ter voltado às aulas ou ao trabalho, não teria ninguém pra viajar comigo.
Pensando nisso eu quase desisti da viagem, não queria viajar sozinha e tinha medo do que podia acontecer. Mas a vontade de viajar era tanta que fui pesquisar como poderia ir e pra onde.
Procurei em alguns depoimentos como as pessoas faziam quando viajavam quando iam sozinhas (e por baixo custo). Li que quase sempre iam para hostel e conheciam muita gente, mas aí encontrei um jeito que se encaixava melhor no meu perfil e na restrição orçamentária: trabalhar em hostel. Eu teria bastante tempo livre e ainda ia conhecer bastante gente.
Mandei email para vários hostels em localidades que me chamavam atenção, foi então que um hostel em Cabo Frio me respondeu e disse que eu seria bem vinda! Fiquei super animada, mas para tirar ainda um pouco da insegurança entrei em contato com quem já tinha ido pra lá e elas me acalmaram, além de darem dicas do que fazer lá. Pronto, decidi que era “A” oportunidade.
Foi tudo bem rápido. No começo das férias comecei a mandar email e no fim lá estava eu sozinha no ônibus e sem muito dinheiro partindo pra uma aventura.
Já no caminho de ida, tive que me virar com os problemas da viagem, mas, embora eu tenha perdido meu segundo onibus e chegado ao meu destino quase 4 horas depois, eu consegui.
No Hostel já me senti em casa. O dono parecia muito educado e os hóspedes super simpáticos. Duas francesas estavam bebendo e já me chamaram para experimentar a cachaça que tinham comprado e contar as experiências delas.
Infelizmente elas já foram embora no dia seguinte e, quando chegou meu tempo livre do dia, eu estava sozinha de novo. Mas mesmo assim eu queria explorar o lugar. Fui pedir dicas ao dono do Hostel e chamei ele pra ir comigo. Passeamos pela praia do Peró, praia das Conchas e, quando ele descobriu que eu gostava de trilhas, nos guiou até a Ilha do Japonês por dentro de uma “ex salinas” -uma das trilhas mais lindas que fiz!
Fui dormir com a maravilhosa sensação de liberdade e de conquista. Ainda bem que tive a coragem pra ir. 🙂
A semana seguiu e me senti mais segura pra fazer passeios sozinha. Eu já andava de ônibus tranquila, conheci os motoristas, o dono do restaurante vizinho… Também encontrei uma amiga de São José dos Campos lá, que foi ótimo pra botar o papo em dia e pra receber ótimos conselhos de passeios.
Assim, marquei um passeio de barco em Arraial do Cabo e fiz meu mapa de Búzios. O dono do Hostel, também me deu ótimas dicas e me mostrou lugares lindos, mas não pôde me acompanhar.
Na sexta feira fui a Búzios sozinha. Em meio a um pouco de solidão, conheci três praias, uns argentinos que vendiam miçangas e uma família linda. A orla, rua de Pedras… Tudo muito lindo!
Sábado foi o dia de ir a Arraial do Cabo. Cheguei cedo para fazer o passeio de barco (dura umas 4 horas) e ansiosa para visitar as praias mais famosas da região. No passeio conheci um casal que tinha quase a mesma idade e foram legais demais e também um casal mais velho que viajava com a sogra (muito engraçada!). Depois do passeio, ainda deu tempo de fazer uma última trilha que tinha sido indicada pelo casal mais jovem, apesar de uma subida que me deixou sem ar (sou meio sedentária então isso não é a coisa mais difícil de acontecer), mas no final dela tinha um mirante que valia todo o esforço.
Durante toda a viagem, eu me dividia em momentos que me sentia sozinha demais e momentos que eu ficava feliz de ter tido coragem de ter feito essa aventura sozinha. Eu amo viajar com os amigos, ter com quem dividir os comentários e risadas. Mas a sensação de liberdade é inexplicável. Agora parece que consigo fazer o que quiser sem depender de nada. 🙂
Eu tenho um desejo imenso de viajar sozinha. Tenho 52 anos, sou aposentada e vou vender o carro para economizar dinheiro, cuidar do meio ambiente e caminhar mais.
Menina, então VÁ!!! Eu tenho 53 e, até hoje, só viajei sozinha por falta de opção. Sou casada, mas meu marido não gosta das mesmas coisas q eu, então eu vou sozinha… Fazer o quê, né? Mas, bom, se você QUER viajar sozinha, então não espere, vá! Eu já fui sozinha para o litoral de Alagoas, fiquei numa pousada e foi bem legal. Não consegui socializar com ninguém, mas foi bom assim mesmo. Já fiz o Caminho de Santiago e foi maravilhoso. Fiz em 2014, qdo eu tinha 50 anos, e fiz justamente por isso… Mas o Caminho é o tipo de viagem para se fazer sozinha mesmo. Tem tudo a ver. Então eu diria a você para começar pelo Caminho de Santiago. Você encontra todo tipo de ajuda pela internet, hoteis, informação sobre a trilha, transporte de mochilas, enfim, acho que é a melhor maneira de se iniciar na viagem solo. Aí vai o meu link para as fotos da viagem P/ Santiago de Compostela: https://photos.google.com/photo/AF1QipNj6xoUXeJc1C-gioXZmCUUuX4NJh9IUCIqU12B
Fiquei super curiosa para ver as fotos, mas o link não está mais disponível. Consigo ver em outro lugar? 🙂
Olá Adelaide!
Vc gosta de trilhas?
Me add chiarafernandes@gmail.com
T+
Soraya
Amo esse blog! E viajar sozinha faz a diferença. Pessoal tenho 63 anos, aposentada e viajo sempre sozinha! Não tenha medo, para mim é enfrentar o desconhecida,superar desafios, liberdade, e sentir que é corajosa… O mais importante é descobrir que é capaz!
Falo somente o italiano, entendo um pouco o espanhol, mas não me incomodo e sempre me dei bem.
Se tiver grupo me adicione: + 55 71 991000564
Nossa Adelaide estava lendo seu poste ,e amei sua iniciativa sou solteira tbm meus filhos casados ,ai já viu ne.so penso em viajar e faser amizades Rsrs.
Fiquei feliz em encontrar esse blog, pois estou começando a planejar minha viagem sozinha pelo mundo e estou com frio na barriga, tenho 29 anos e agora mais que nunca percebo o quanto necessito disso para encontrar o que há de melhor em mim e no mundo. Parabéns, Luzia, pelo blog! Gostaria de participar do grupo do whatsapp.
Oi Jamile . Para quando é a sua viagem?
Início de 2018. Pretendo me preparar um pouco, vou tirar um ano sabático.
Início de 2018. Pretendo me preparar um pouco, vou tirar um ano sabático.
Me adiciona no grupo. (75) 991352558
Oi Pessoal! Eu estou de férias mês que vem e havia planejado uma viagem acompanhada mas o namoro acabou e eu com certeza não queria ficar aqui chorando e sofrendo porque é o que faço principalmente desde o último final de semana! Li os posts de vocês e achei incrível! Vou deixar meu whats caro queiram adicionar! Eu sou de Floripa e queria muito conhecer o Nordeste! Alguém pode me passar sugestões? Meu whats é: (48) 9602-8709
Jéssica vem para Itacaré Bahia. Eu também estou sozinha. Depois de dez anos casada meu marido do nada pediu divórcio. Sofri, tive depressão, quase perco emprego aliás quase morro. Mas o tempo passa e depois d um ano eu voltei a esse lugar q tanto amo. Vim sozinha. As pessoas ao meu redor me julgaram e me condenaram mas quer saber sou eu quem pago minhas contas. Estou muito feliz apesar de lembrar todo tempo d quando estive com meu ex aqui.Mas tento enxergar de maneira diferente agora dou eu q escolho onde e quando passear o q comprar etc.
Oi Jessica
O nordeste tem muito lugar bonito, posso te indicar Aracaju, Maragogi, Porto de Galinhas, Maceió, Itacaré, são todos lindos!
Final desse mês irei para Fortaleza conhecer, também será a primeira vez sozinha, também acabei de terminar um relacionamento.
Espero ter ajudado!
Whats: 041 99999-0192
Meninas, vamos fazer um grupo no whats para quem quer viajar sozinha e conhecer novas pessoas? deixem o número que eu adiciono lá no grupo!
Olá Jaki,
Adorei a ideia!
+5571986066680
Beijos
Jaki segue meu número: 11965771157
Achei uma ótima ideia!
Legal, aceito!
Segue o meu: (48)9910.7999
Jaki!Também quero …21966892546
Olá!!!
Tenho férias marcadas para Fevereiro/17, e venho pensado muito na possibilidade de viajar sozinha, mas tenho receio de ser chato, devido ser um pouco introvertida.
Vcs tem dicas de lugares no Brasil?
Quero entrar no grupo: (027) 999957047
Olá ,
, tbm vou estar d férias em fevereiro, estou planejando Europa ,, topa,, Ingridi??
Tbm qero entrar no grupo ,,
11.960305145
Oi Priscila, até pensei na Europa, mas fiquei preocupada como deve ser o clima nesta época. Vou passar seu contato para te add no grupo.
Oii Jaki!
Acho uma ideia excelente!
O meu é (48) 9602-8709
Oi Eu Gostaria que me add neste grupo. (48) 8404-8251
Meninas, eu criei o grupo. Me chamem no Whats que eu adc quem quiser participar:)
34 99205-6929
Euuu
me add 31993152774
bjo!
Olá pessoal!!!! Podem me add no grupo por favor??? Desde já agradeço… Bjs
Meu whats 11 940653443… Amo viajar!!!! Bjs
Jaki pode me add?
(19)98376-6176
Estou programando Europa ano que vem. Irlanda e outros países.
E se der certo assistir a final da Liga dos Campeões em Cardiff – País de Gales! Quem tiver interesse, colanimim que é sucesso! hauahuahauha
Oi meninas boa noite me adiciona no grupo também estou começando a planejar minha volta pelo mundo é queria compartilhar com vcs 77-9 91260-299
Alguém pode me adicionar
Adoro viajar estou indo para o jalapao sozinha mês que vem,Alguém quer ir comigo.
011 997338174
olá pode me adicionar, estou tomando coragem para fazer minha primeira viagem sozinha: 94717-8500, obrigada!
Adriana, acho que seu nro está errado… poderia me chamar no whats? eu te adiciono! 34 9 92056929
Jaki, pode me adicionar, por favor? Sou Michele e estou pensando em viajar sozinha agora em janeiro, queria encontrar alguém que tbm está na mesma situação que eu! 31 986137807 obrigada!
micheleeeee, também vou viajar sozinha agr em janeiro (pelo menos pretendo)
Pra onde está pensando em ir?
Olá por favor me add. 84 98722-9249 Wiliane – Natal/RN
Olá. Resolvi ir para o Uruguai em novembro 2017. Acho q vou só, minhas amigas não resolveram. Será minha 1a viagem sozinha caso elas não vão.
Me add também!! hehehe
Janine – Rio de Janeiro
21 98175-5908
Oi Jaki
Vou esta de férias no final novembro, vou primeiro a Fortaleza, mas gostaria de ir a outros lugares ainda no Brasil. Me adiciona no grupo, quem sabe tem alguém saindo de férias nesse período p combinarmos alguma viagem.
75 999890103
Whats: 041 99999-0192
Guuuria, me adiciona no grupo também! 05384093626
Estou querendo muito começar a viajar sozinha! 😀
Adicione lá pf
Bianca 6194241616
Ola!!!! meu nr 41-988597377 para incluir no Grupo
Oi Jack adicione-me ao grupo por favor
21 9 91763767 Janne Sou do Rio de Janeiro
Ola meu nome Sueli me add 987164950
Oi Jaki! Me add também 92 99999 6685. Lorena
Boa noite,Meninas!
Então!Estou no mesmo dilema de algumas.Eu sou do RJ.Eu amo viajar mas nunca viajei sozinha.Terminei um namoro tem quase 1 mês mas me encorajei.Irei viajar pelo RJ mesmo para Ilha Grande,irei passar 4 dias no dia 14/10.Pra ver como é a experiência solo rs…Preferi ficar em hostel pois a comunicação é mais acessível.Se alguém se interessar estarei por lá…
Amei todas as dicas e só me fortaleceu ainda mais para eu viajar
bjs
Boa noite Mari, qual o hostel que você vai ficar em Ilha Grande?Também vou para um hostel lá em outubro! 😀
bjos
Boa noite,Maria.
Irei ficar no Beach House Ilha Grande.
Você irá semana que vem ?
bjs
Mari eu tô na msm situação q vc! Terminei meu namoro há 2 meses e antes viajavamos muito! Agora, bate akele medo e insegurança… e o pior é q meus amigos curtem outro tipo de rolê, mais balada msm enqto eu prefiro natureza, praia e lugares mais calmos…
Eu passei meu réveillon deste ano na vila do Abraão em ilha grande! Posso te dar várias dicas!! Anota meu Whats e me chama q te mando fotos, contatos e dicas de onde comer, onde ir, etc. 34 992056929 bjsss
Amei suas dicas…
Obrigada pela atenção…
bjs
Eu estou num dilema. Comprei passagens com meu (ex) namorado para passarmos 20 dias viajando, dois destinos, ambos aqui no Brasil mesmo.
O que acontece é que o namoro acabou e eu não quero perder minhas férias e nem a grana que investi nas passagens, mas me falta coragem de viajar sozinha.
Ainda não decidi hospedagem nem passeios. Iríamos para Foz do Iguaçu e SP posteriormente.
Será que com essa insegurança eu ainda devo ir? Esses seriam bons destinos?
Estou muito na dúvida do que fazer até pelo recente abalo emocional.
(Ah, as passagens são para o começo de outubro agora.. Faltam uns 15 dias.)
Ana, meu conselho pra você é SE JOGA!
Ano passado fiz a minha primeira viagem sozinha (pra Chapada dos Veadeiros – GO) e foi a melhor coisa que fiz na vida.
Eu tinha acabado de me divorciar, num processo bem traumático. Quando me vi sozinha, tinha duas opções: ou eu deixava de fazer um monte de coisa que eu queria só porque não tinha companhia, ou iria realizar tudo aquilo que eu tinha vontade, sem esperar por ninguém.
Resolvi escolher a segunda. Não me arrependo nem um pouco. Foram 10 dias incríveis de imersão na natureza, me senti mais forte, independente, conheci muita gente legal, me conheci melhor, trabalhei minha capacidade de orientação, de lidar com imprevistos, enfim, poderia ficar o dia todo falando aqui de quão engrandecedor foi.
Me prometi que pelo menos uma vez por ano eu iria repetir essa experiência e tirar um período pra viajar sozinha.
Não perca essa oportunidade! Tenho certeza que você vai amar e vai querer repetir!
Obrigada, Monica.
Vou fazer isso mesmo!
Me dediquei a ler vários relatos sobre viagens solo esses dias, e a cada dia só me empolgo para essa viagem.
Estou contanto os dias!
Olá meninas, alguém de ferias em outubro?
Borá viajar…
Eu! Estou indo para Foz e depois SP. Vamos!! 😀
eu também estou indo para São Paulo agora em outubro… parto amanhã!
Fica lá até que dia? Chego dia 13/10.
Se ainda estiver por lá, vamos marcar alguma coisa! 😀
Oi Ana nossa que incrível tomara que vc tenha coragem e vá mesmo se liberte de tudo e pense no seu presente,eu hoje estou num dilema pra ir na Cidade vizinha sozinha,eu tenho um marido preso e sou sozinha não tenho ninguém SÓ ele não posso abandonalo mais sei eu ele tem que garregar o fardo dele mais eu tenho vontade de me jogar SÓ não faço isso por causa do medo do desconhecido,mais se eu fosse vc iria mesmo.bjos e desculpe qualquer coisas Boa sorte
Vânia, Nem tem porque pedir desculpas..
Eu não detalhes da sua história, mas entendo o que é se sentir responsável por alguém e se dedicar ao outro, mas para isso você tem que estar bem consigo mesma! Cuide de você e aproveite oportunidades e experiencias novas. Estando feliz, com certeza terá mais disposição para ajudar os outros.
Tira um final de semana, aproveita um feriado.. Comece com viagens curtas e por perto.. Assim vai perdendo seu medo.
Eu que resolvi ir pra longe logo de cara pra mergulhar de vez na experiência, mas se permita!
A cada dia que passa a minha empolgação por essa experiência só aumenta, e lhe digo que a sensação é maravilhosa!
Espero que consiga. Boa sorte!!!
Olá, está é a primeira vez que estou acessando o site e estou achando incrível, estou recém-separada e tentando planejar uma viagem solo.
Tenho meus medos e receios, já fiz em 2010 minha primeira viagem solo e achei incrível! É revelador como somos capazes de ser independentes e saber lidar com as situações sozinhas.
Ana já iniciou sua jornada? Criou coragem de viajar sozinha? Espero que sim, caso queira posso deixar dicas de onde ir em sp.
Eu mesma vou ter que re-aprender a viver sem parceiro, mas o mais importante, ser feliz!
Parabéns pela iniciativa deste site, estou adorando.
Oi Camila.. Começo na quarta-feira!!!
Super quero dicas, sim!!
Estou fazendo isso mesmo, reaprendendo a viver sem parceiro, mas focando no mais importante, que é ser feliz!
Ana vou deixar meu e-mail fica mais fácil de te passar informações: camilami_80@hotmail.com
Como está Foz?
boa viagem, aproveite!!!!
Oi Camila,
Está sendo simplesmente maravilhoso!
Estou conhecendo pessoas ótimas aqui em Foz, e melhor que isso, me conhecendo e me permitindo coisas que nunca imaginei que seria capaz!
Eu não acreditava muito quando falavam que depois da primeira viagem solo, a pessoa vicia, mas já estou aqui pensando próxima. Realmente a sensação é maravilhosa!
E olha que essa inda não acabou! Chego em SP essa semana.