Mulheres desse meu Brasil (e também de Portugal e qualquer outro país que esteja lendo este texto), vamos conversar. Desde que eu postei, há quase um ano, meu manifesto em favor de mulheres viajarem sozinhas, recebemos mais de mil curtidas e muitos comentários de moças e senhoras incríveis que enfrentaram seus medos e partiram solo por aí.
Como nem todo mundo lê a caixa de comentários, esses relatos, e alguns de outros posts, não podiam ficar mais delimitados àquele espaço. Eles têm que se espalhar aos quatro ventos e incentivar cada vez mais e mais mulheres (e homens também) a viajar, mesmo sem companhia para isso.
Pelo que percebi, os maiores medos são a insegurança ou não saber outros idiomas. Mas viajar sozinha é isso, enfrentar os medos, superar desafios e se sentir forte, feliz, poderosa, mesmo se você estiver indo para o estado vizinho. Não estou exagerando. Apesar de eu viajar mais acompanhada que solo, não dispenso meus momentos de solidão viajante. E sempre digo que não conheci, até hoje, nada mais empoderador e libertador – principalmente para mulheres – do que desvendar esse mundão somente com a sua própria companhia.
Mas enfim, hoje não é minha vez de falar: dou agora voz a algumas leitoras que compartilharam conosco suas histórias e com certeza vão te inspirar a viajar sozinha.
Leia também: 5 motivos pelos quais você deveria viajar sozinho Porque viajar sozinha não é o oposto de ir acompanhada Histórias de idosas que viajam sozinhas do Caminho de Santiago ao Japão

7 relatos de mulheres que viajam sozinhas
Mônica
Até bem pouco tempo, eu, como alguém que foi criada para ser educada, boa moça e “pra casar”, não conseguia me imaginar saindo por esse mundo afora sozinha. Mas a vida foi me mostrando que a solidão não é ruim e, pelo contrário, pode até ser de grande valor! No ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha. Foi aqui no Brasil mesmo (aliás, recomendo muito o lugar: Cambará do Sul / RS).
Fui me acostumando aos poucos com aquela descoberta de que, ohhh, minha própria companhia era bem agradável! Já no final da viagem, o estranho para mim era a cara que algumas pessoas faziam quando eu chegava num restaurante e pedia mesa para uma pessoa, ou quando eu dizia que estava viajando sem ninguém.
Depois disso, voltei mais uma vez ao RS sozinha (é que eu amo aquele lugar!) e fui preparando o meu espírito para o maior desafio que já enfrentei: viajar sozinha para outro país. Tá certo que o destino não é assim tão desafiador, mas as circunstâncias sim. Estou indo para os EUA, mas vou para cidades não tão turísticas assim, com exceção de Los Angeles e São Francisco.
Vou viajar pelo sul, meio-oeste e depois pular para o noroeste americano. Mas tem mais um detalhe: até bem pouco tempo, eu falava um inglês bem meia-boca que mal servia pra me virar! O que eu fiz? Enfiei a cara nos estudos e tenho conseguido ficar mais fluente. E o mais legal disso tudo é que, há um ano, eu jamais me imaginaria fazendo tanta coisa! E, cara, a sensação de enfrentar um desafio com coragem faz um bem pra autoestima!
Ainda me deparo com olhares surpresos de quem não entende o que leva alguém a querer passar 20 dias sem a companhia de outra pessoa. Mas aqueles que não conseguem conceber essa ideia ainda não aprenderam que viajar sozinho não é um problema quando não nos sentimos solitários!
Rachel
Acho fundamental discutir mesmo esse assunto, para outras mulheres começarem a conhecer o Mundo com seus próprios olhares. Já viajei sozinha, mas não por falta de companhia, mas porque eu quis. Engraçado que depois que voltei e as pessoas viram que eu fui sozinha elas me perguntavam “mas por que você não me chamou pra viajar com você?”. E a maioria que perguntou foi mulher!
Com certeza rola um medinho pelo novo. Eu mesma, na primeira viagem, fiquei com frio na barriga, mas o mais legal foi descobrir que eu sou capaz de descobrir o mundo sozinha e conseguir me virar em situações que antes não imaginava.
Recomendo a todas que, por favor, não deixem de viajar por falta de companhia.

Tatiane
Eu sempre me considerei uma mulher independente, mas viajar sozinha não estava nos meus planos. Até que comecei a planejar uma viagem internacional para o próximo ano e meu marido bateu o pé dizendo que não iria e que se eu quisesse poderia ir sozinha. Foi quando comecei a pesquisar e encontrei esse site e pude perceber que mulheres viajarem sozinha hoje em dia é muito normal.
Como ainda não tinha o visto americano, comecei a preparar minha primeira viagem solo. Sou da região Nordeste e resolvi tirar meu visto no Rio de janeiro. Foi minha primeira viagem sem meu marido no final do mês de julho. Queria saber qual seria a sensação de viajar sem a minha principal companhia. De início estranhei, pois sou extremamente viciada em redes sociais e agora como iria tirar minhas queridas fotos para o Facebook??? rsrs
Foi aí que tive coragem e comecei a pedir o pessoal para tirar minhas fotos, claro que foram poucas, não foram tantas como se eu estivesse com ele, pois eu teria que saber exatamente a quem eu pediria esse favor.
Sei que no segundo dia eu já não sentia mais falta dele, aquela independência estava me agradando. O fato de decidir meu destino, de sair a hora que quisesse, de não ter que deixar de fazer algo por que alguém não estava de acordo foram sensações maravilhosas.
Já estou de passagem comprada para março, o ruim é que não falo nada de francês, mas até a viagem chegar, pretendo aprender o básico.
Quero agradecer a este site de ter me mostrado a oportunidade de conhecer o mundo sem depender de ninguém, de dizer que vou deixar de conhecer o lugar X por não ter companhia, isso faz parte do meu passado.
Letícia
Acabei de chegar de uma viagem sozinha pela Europa!! Foi praticamente a minha primeira viagem internacional. Falo inglês e espanhol razoáveis e me aventurei sozinha por alguns países europeus. Foi linda a viagem, conheci muitas pessoas, de diversos países, inclusive viajantes individuais e arrisco dizer que se estivesse viajado com alguma companhia, não teria conhecido tanta gente…
Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e com aquele gostinho de se fazer algo bom pela primeira vez e sozinha! Recomendo total, claro que é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta a todo momento, mas isso vale também para as viagens em grupo. Ter referência de pessoas para contactar durante a estadia em cada lugar, mesmo sendo amigos de amigos de amigos…também é muito bom!!! Como disse, não falo inglês e espanhol fluente, porém vale muito mais a esperteza de saber se virar sozinha que o domínio da língua estrangeira.

Jessica Vieira
Você não imagina a coragem que o seu texto me deu. Já fazia um tempo que eu estava enrolando pra viajar, sempre dando a desculpa de que eu não tinha companhia e tinha medo de ir sozinha. Enfim, criei coragem e farei a minha primeira viagem sozinha no fim desse mês! Nem tô ansiosa… rsrs Sou bastante tímida e introvertida.
Há um tempo fiz um passeio sozinha, uma excursão de um dia em um lugar perto da minha cidade com um grupo de estudantes que eu não conhecia. Foi um desastre, fiquei o tempo todo com aquela ideia na cabeça de que eu tinha que enturmar com alguém, o que foi bem difícil porque todo mundo já tinha o seu grupinho. No fim eu estraguei o passeio por causa dessa pressão que eu mesma criei. Dessa vez vou tentar fazer certo, sem pressão, como você disse no texto… rsrs Obrigada por compartilhar suas experiências. 🙂
Roberta Giordano
Eu não costumo viajar sozinha, mas sim com meu filho que é especial, o que também acaba assustando as pessoas. Recebo olhares de reprovação por viajar sem meu marido (devido ao trabalho dele, quase nunca conciliamos nossas férias), ou de acharem muito complicado andar sem alguém para me ajudar… Não ligo não.
Esse ano, em fevereiro fui para Cancún sozinha, deu tudo muito certo, aproveitamos muito. A próxima viagem já está engatada: Uma semana em Barcelona, com direto a jogo do Barça no Camp Nou…
O mundo nós espera. E não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!

Camila
Tive essa oportunidade de viajar sozinha pela primeira vez em setembro do ano passado. Por N motivos, mesmo tendo namorado e vida social, ou viajava sozinha ou ficava 30 dias em casa. Jamais a segunda opção foi considerada. Destino: Peru.
Autoconhecimento, confiança, e introspecção. Fazer o que quiser na hora que quiser, conhecer pessoas… liberdade!
Ainda hoje, quando conto que fui sozinha, as pessoas reagem de diversas maneiras, umas fazem cara de pena (coitada solitária, viajando sozinha), outros: nossa, mas seu namorado “deixou” (?!)…
Amo viajar com meu namorado ou com amigos, mas a sensação de viajar sozinha é libertadora! Recomendo!
Bom dia, hoje tomei a decisão de começar a pesquisar sites de como viajar sozinha e cheguei até vocês.Amei o que li, mesmo não lendo tudo ainda,e como todo começo preciso de coragem e conhecimento.
Vocês podem passar o contato de algumas pessoas que deixaram seu depoimento?
Gostaria de conversar com a moça do primeiro relato a Mônica.
Pois pretendo começar por aqui mesmo RS.
Muito obrigada.
Oi gente gostaria muito de participar do grupo meu whats 954954057
Luisa parabéns pelo post , adorei !!!
Eu estou programando para fim de Agosto uma viagem que por enquanto está assim….Berlim , Colonia , Dresden , Praha , Viena….(FALTA DEFINIR O RESTO DO ROTEIRO ) Aaaaah farei o percurso de trem ou õnibus e pretendo terminar na Itália , se alguém se interessar meu e-mail é jannegoulart@hotmail.com
WHATSAPP 21 991763767
Oi Janne, quantos dias pretende ficar viajando? estava querendo viajar nessa época tb pela Europa!
Oi meninas,
meu nome é Sandra, nunca viajei sozinha e estou um pouco nervosa com essa experiência. Moro em são paulo cidade de guarulhos e em março vou sair de férias e gostaria muito de viajar, mas não tenho nenhum amigo que tira férias na mesma época. Estou querendo conhecer Jericoacoara no ceara. Se tiver um grupo no wathssap me adicionem por favor.
(11) 97782-7904
Também sou louca pra conhecer Jericoacoara, e a coragem cadê? kkkk minhas férias já começam essa semana e não faço ideia do que fazer:(
Oi Sandra,
Tiro férias de março para abril e tbm estou ensaiando para viajar só… mas mesmo c todos relatos ainda falta coragem.
Quando vc pretende ir…
Oi Josy, pretendo ir dia 14 e voltar dia 21.
Olá Sandra, que pena que suas férias serão agora em março. As minhas será em julho e vou passar uma semana em jericoacoara…. Ahhh e vou sozinha viu,estava com um pouco de medo, mas depois desses relatos, o medo diminuiu. Enfim, estou mto ansiosa para chegar julho e aproveitar cada momento da minha liberdade nessa viagem. Não tenha medo e aproveite suas férias.
Nossa. Realmente fiquei emocionada com o relato destas corajosas mulheres. Tenho tido muita vontade de viajar sozinha, por isto comecei a pesquisar. Eu moro no Paraná e tenho sonhado e planejado muito uns dias sozinha no Rio de Janeiro. Mas o fato é que tenho marido e um filho de 17 anos e fico com a consciência pesada em deixar os dois, penso que seria muito egoísmo da minha parte fazer esta viagem sozinha, penso também no que os outros vão falar, principalmente os parentes do meu esposo. Eu já viajei sozinha algumas vezes para SP mas foi a trabalho, penso que viajar a passeio causaria espanto em estar deixando meu esposo e fico muito receosa com isto. É verdade que eu ia achar um máximo na verdade acho que preciso e necessito ter um tempo só pra mim, ir onde e comer oque eu quiser sem ter que se preocupar se outro está feliz com a minha decisão rsrsrs.
Quem sabe eu crie coragem.
Oi Viviane tenho um kitnet todo mobiliado que alugo por temporada , batizado de ‘Cantinho Mágico ” fica na Urca embaixo do Pão de Açucar , próximo a praia ,lugar residencial ,silencioso e o principal seguro ! Veja no Google URCA.
Caso queira vir só , meu e-mail é jannegoulart@hotmail.com
Whatsapp 55 21 991763767 Janne
Gostei muito do post, e dos comentarios tbm!!!
Quem tiver um grupo de viagens podem me add tbm, é bom para trocar experiencias!
(98) 991586213
bjos
Olá,também sou sozinha. Minha viagem sempre é adiada pelo fato de eu estar sozinha!!! Adiconem eu no what zap. Brasil 19 995283535.
Olá meninas… se caso tiver um grupo no whats tbm quero participar por favor.
19 988444768
Obrigada
Adorei os relatos, e já estou planejando minha primeira viagem sozinha! Gostaria muito que vcs me adicionassem no grupo de viagens, meu numero é 62 82305012! 🙂
olha eu já viajei sozinha algumas vezes. Principalmente para eventos científicos como congressos. Posso afirmar que tem as partes positivas e negativas. Já fui pra Florianópolis e amei!! Em um dia conheci o projeto Tamar e duas praias em regiões diferentes. Tenho certeza que se eu estivesse com mais pessoas elas não animariam de fazer tudo isso em apenas um dia. Peguei táxi, ônibus, caminhei e fiz tudo que eu quis!! Foi maravilhoso e preferi mil vezes estar sozinha para curtir cada segundo, cada praia e cada pedacinho de calçada por onde andei. Porém teve a parte ruim. Florianópolis é cheio de caras muito gatos. Porém sozinha eu não tive coragem de deixar eles se aproximarem. Principalmente porque nessas de sair sozinha (na minha própria cidade e em outro contexto) eu fiquei uma vez com um cara e quase fui abusada sexualmente(É a vida) Foi péssimo mas isso serviu pra que eu ficasse mais antenada nesse sentido então hoje só me aproximo de caras que eu não conheço quando estou com amigos. Mas enfim…a parte ruim foi não poder conhecer homens gatos. Nesta viagem de florianópolis eu fiquei em um hostel mas as pessoas que estavam lá não eram muito sociáveis. Aproveitei para conhecer todas as praias e os principais pontos turísticos. Porém não deu pra sair à noite porque não tinha companhia. A parte ruim de vijar sozinha é perder as baladas. Também já viajei sozinha para a Rio de Janeiro. Esta foi a minha melhor viagem sozinha, porque conheci várias pessoas no hostel e saíamos juntos à noite. Então foi muito bom porque pude aproveitar o dia e a noite. Porém quando você faz amigos que não conhece muito bem a liberdade para escolher os lugares aonde vai é um pouco menor. Mas mesmo assim foi legal. Também já fui para o Rio e fiquei em um hotel, mas dessa vez foi péssimo. Não tinha vontade de sair sozinha e acabei adiantando a data para voltar pra casa. Então a dica que posso dar é: fique em um hostel e em quarto coletivo, assim fica mais fácil se socializar. Contudo, até o hostel é uma questão de sorte pois vai depender das pessoas que estarão lá naquela data. Pode ser que não tenha ninguém da sua faixa etária ou que queira se socializar com você. Então será uma viagem mais para conhecer e aproveitar o dia. Outra dica é: para saber se você consegue sair pra balada sozinha, tente primeiro sair na sua própria cidade. Se você se sentir muito incomodada, já sabe que acontecerá o mesmo na viagem. Pela minha experiência em sair pra balada sozinha, há alguns problemas: os caras percebem que vc está sozinha e tem 2 reações: achar estranho ou investir muito pesado ao ponto em que você vai querer ir embora do lugar. Pelo menos comigo aconteceu isso nas vezes que tentei. Para conhecer, passear e se divertir durante o dia, pode ser uma experiência realmente muito boa!! Mas desculpem pessoal: nada como ter amigos por perto ou um namorado. Porém é melhor viajar sozinha que ficar em casa nas férias!! bjão e boa sorte!
Maira, adorei seu comentário! Você diz tudo o que precisa ser dito para uma moça que vai viajar sozinha. Eu também já fui sozinha para Floripa e tive duas experiências preocupantes. Numa eu estava na praia de Moçambique, em abril, uma praia deserta e frequentada por surfistas. Fui tomar sol por lá porque o tempo permitia e eu queria conhecer o lugar. Mas uma mulher sozinha numa praia deserta acho q os homens não entendem. Então eu vi, a uns 200 metros de distância, dois rapazes conversando e vindo na minha direção. Acontece que tinha uma moça (acompanhada) no lugar onde eles estavam e ela pareceu chocada com alguma coisa q eles disseram, ela olhou para eles e depois pra mim, e… “click”, na mesma hora eu entendi o recado. Recolhi minha tralha na mesma hora e saí da praia correndo, entrei no carro e fui embora. E olha que já sou uma senhora. Na época eu tinha 47 anos, mas de longe pareço mais nova. Enfim, mulher sozinha em praia deserta também não dá certo. Infelizmente. Bom, como eu estava morando em Floripa, voltei lá para caminhadas no inverno, mas aí eu fui inteiramente vestida, acho q assim não tem problema. A outra experiência preocupante foi a invasão do jardim da casa q aluguei por dois garotos. Eles não queriam assaltar nem nada, só queriam cortar caminho para a casa detrás da minha. Mas, dá licença, né! Fiquei apavorada. Se a mulher viajando sozinha está pensando em alugar uma casa no airbnb, melhor escolher um apartamento.
Quem tiver um grupo de viagens me add 3192595320
Ola!!!! meu nr 41-988597377 para incluir no Grupo