Mulheres desse meu Brasil (e também de Portugal e qualquer outro país que esteja lendo este texto), vamos conversar. Desde que eu postei, há quase um ano, meu manifesto em favor de mulheres viajarem sozinhas, recebemos mais de mil curtidas e muitos comentários de moças e senhoras incríveis que enfrentaram seus medos e partiram solo por aí.
Como nem todo mundo lê a caixa de comentários, esses relatos, e alguns de outros posts, não podiam ficar mais delimitados àquele espaço. Eles têm que se espalhar aos quatro ventos e incentivar cada vez mais e mais mulheres (e homens também) a viajar, mesmo sem companhia para isso.
Pelo que percebi, os maiores medos são a insegurança ou não saber outros idiomas. Mas viajar sozinha é isso, enfrentar os medos, superar desafios e se sentir forte, feliz, poderosa, mesmo se você estiver indo para o estado vizinho. Não estou exagerando. Apesar de eu viajar mais acompanhada que solo, não dispenso meus momentos de solidão viajante. E sempre digo que não conheci, até hoje, nada mais empoderador e libertador – principalmente para mulheres – do que desvendar esse mundão somente com a sua própria companhia.
Mas enfim, hoje não é minha vez de falar: dou agora voz a algumas leitoras que compartilharam conosco suas histórias e com certeza vão te inspirar a viajar sozinha.
Leia também: 5 motivos pelos quais você deveria viajar sozinho Porque viajar sozinha não é o oposto de ir acompanhada Histórias de idosas que viajam sozinhas do Caminho de Santiago ao Japão

7 relatos de mulheres que viajam sozinhas
Mônica
Até bem pouco tempo, eu, como alguém que foi criada para ser educada, boa moça e “pra casar”, não conseguia me imaginar saindo por esse mundo afora sozinha. Mas a vida foi me mostrando que a solidão não é ruim e, pelo contrário, pode até ser de grande valor! No ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha. Foi aqui no Brasil mesmo (aliás, recomendo muito o lugar: Cambará do Sul / RS).
Fui me acostumando aos poucos com aquela descoberta de que, ohhh, minha própria companhia era bem agradável! Já no final da viagem, o estranho para mim era a cara que algumas pessoas faziam quando eu chegava num restaurante e pedia mesa para uma pessoa, ou quando eu dizia que estava viajando sem ninguém.
Depois disso, voltei mais uma vez ao RS sozinha (é que eu amo aquele lugar!) e fui preparando o meu espírito para o maior desafio que já enfrentei: viajar sozinha para outro país. Tá certo que o destino não é assim tão desafiador, mas as circunstâncias sim. Estou indo para os EUA, mas vou para cidades não tão turísticas assim, com exceção de Los Angeles e São Francisco.
Vou viajar pelo sul, meio-oeste e depois pular para o noroeste americano. Mas tem mais um detalhe: até bem pouco tempo, eu falava um inglês bem meia-boca que mal servia pra me virar! O que eu fiz? Enfiei a cara nos estudos e tenho conseguido ficar mais fluente. E o mais legal disso tudo é que, há um ano, eu jamais me imaginaria fazendo tanta coisa! E, cara, a sensação de enfrentar um desafio com coragem faz um bem pra autoestima!
Ainda me deparo com olhares surpresos de quem não entende o que leva alguém a querer passar 20 dias sem a companhia de outra pessoa. Mas aqueles que não conseguem conceber essa ideia ainda não aprenderam que viajar sozinho não é um problema quando não nos sentimos solitários!
Rachel
Acho fundamental discutir mesmo esse assunto, para outras mulheres começarem a conhecer o Mundo com seus próprios olhares. Já viajei sozinha, mas não por falta de companhia, mas porque eu quis. Engraçado que depois que voltei e as pessoas viram que eu fui sozinha elas me perguntavam “mas por que você não me chamou pra viajar com você?”. E a maioria que perguntou foi mulher!
Com certeza rola um medinho pelo novo. Eu mesma, na primeira viagem, fiquei com frio na barriga, mas o mais legal foi descobrir que eu sou capaz de descobrir o mundo sozinha e conseguir me virar em situações que antes não imaginava.
Recomendo a todas que, por favor, não deixem de viajar por falta de companhia.

Tatiane
Eu sempre me considerei uma mulher independente, mas viajar sozinha não estava nos meus planos. Até que comecei a planejar uma viagem internacional para o próximo ano e meu marido bateu o pé dizendo que não iria e que se eu quisesse poderia ir sozinha. Foi quando comecei a pesquisar e encontrei esse site e pude perceber que mulheres viajarem sozinha hoje em dia é muito normal.
Como ainda não tinha o visto americano, comecei a preparar minha primeira viagem solo. Sou da região Nordeste e resolvi tirar meu visto no Rio de janeiro. Foi minha primeira viagem sem meu marido no final do mês de julho. Queria saber qual seria a sensação de viajar sem a minha principal companhia. De início estranhei, pois sou extremamente viciada em redes sociais e agora como iria tirar minhas queridas fotos para o Facebook??? rsrs
Foi aí que tive coragem e comecei a pedir o pessoal para tirar minhas fotos, claro que foram poucas, não foram tantas como se eu estivesse com ele, pois eu teria que saber exatamente a quem eu pediria esse favor.
Sei que no segundo dia eu já não sentia mais falta dele, aquela independência estava me agradando. O fato de decidir meu destino, de sair a hora que quisesse, de não ter que deixar de fazer algo por que alguém não estava de acordo foram sensações maravilhosas.
Já estou de passagem comprada para março, o ruim é que não falo nada de francês, mas até a viagem chegar, pretendo aprender o básico.
Quero agradecer a este site de ter me mostrado a oportunidade de conhecer o mundo sem depender de ninguém, de dizer que vou deixar de conhecer o lugar X por não ter companhia, isso faz parte do meu passado.
Letícia
Acabei de chegar de uma viagem sozinha pela Europa!! Foi praticamente a minha primeira viagem internacional. Falo inglês e espanhol razoáveis e me aventurei sozinha por alguns países europeus. Foi linda a viagem, conheci muitas pessoas, de diversos países, inclusive viajantes individuais e arrisco dizer que se estivesse viajado com alguma companhia, não teria conhecido tanta gente…
Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e com aquele gostinho de se fazer algo bom pela primeira vez e sozinha! Recomendo total, claro que é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta a todo momento, mas isso vale também para as viagens em grupo. Ter referência de pessoas para contactar durante a estadia em cada lugar, mesmo sendo amigos de amigos de amigos…também é muito bom!!! Como disse, não falo inglês e espanhol fluente, porém vale muito mais a esperteza de saber se virar sozinha que o domínio da língua estrangeira.

Jessica Vieira
Você não imagina a coragem que o seu texto me deu. Já fazia um tempo que eu estava enrolando pra viajar, sempre dando a desculpa de que eu não tinha companhia e tinha medo de ir sozinha. Enfim, criei coragem e farei a minha primeira viagem sozinha no fim desse mês! Nem tô ansiosa… rsrs Sou bastante tímida e introvertida.
Há um tempo fiz um passeio sozinha, uma excursão de um dia em um lugar perto da minha cidade com um grupo de estudantes que eu não conhecia. Foi um desastre, fiquei o tempo todo com aquela ideia na cabeça de que eu tinha que enturmar com alguém, o que foi bem difícil porque todo mundo já tinha o seu grupinho. No fim eu estraguei o passeio por causa dessa pressão que eu mesma criei. Dessa vez vou tentar fazer certo, sem pressão, como você disse no texto… rsrs Obrigada por compartilhar suas experiências. 🙂
Roberta Giordano
Eu não costumo viajar sozinha, mas sim com meu filho que é especial, o que também acaba assustando as pessoas. Recebo olhares de reprovação por viajar sem meu marido (devido ao trabalho dele, quase nunca conciliamos nossas férias), ou de acharem muito complicado andar sem alguém para me ajudar… Não ligo não.
Esse ano, em fevereiro fui para Cancún sozinha, deu tudo muito certo, aproveitamos muito. A próxima viagem já está engatada: Uma semana em Barcelona, com direto a jogo do Barça no Camp Nou…
O mundo nós espera. E não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!

Camila
Tive essa oportunidade de viajar sozinha pela primeira vez em setembro do ano passado. Por N motivos, mesmo tendo namorado e vida social, ou viajava sozinha ou ficava 30 dias em casa. Jamais a segunda opção foi considerada. Destino: Peru.
Autoconhecimento, confiança, e introspecção. Fazer o que quiser na hora que quiser, conhecer pessoas… liberdade!
Ainda hoje, quando conto que fui sozinha, as pessoas reagem de diversas maneiras, umas fazem cara de pena (coitada solitária, viajando sozinha), outros: nossa, mas seu namorado “deixou” (?!)…
Amo viajar com meu namorado ou com amigos, mas a sensação de viajar sozinha é libertadora! Recomendo!
Oi,
espero não estar sendo metida, mas lendo tudo isto, fiquei tb com vontade de dar o meu contributo!
peoplepeople.blogs.sapo.pt/viajar-sozinho-31532
Ainda tem muita gente com bicho na cabeça na hora de ir, sobretudo mulher! Força, gente =)
Olá, sempre amei viajar, sempre com companhia, mas pela mesma história da falta da falta dela, há alguns anos me aventurei pela primeira vez. A princípio me senti insegura, mas logo fui percebendo as delícias de conversar com pessoas da mesa ao lado, ou no mesmo museu, parque ….. a sensação de liberdade, de enfrentar os desafios e vencê-los é muito bom! Acabei de passar uma semana em Barcelona vagando por museus, restaurantes, praia, e descobrindo tudo que a cidade oferece, além das rotas turísticas. Foi bárbaro! Devo dizer que depois disso me tornei muito mais segura pra enfrentar todos os outros desafios que a vida apresenta.
Devo dizer que para me aventurar, recebi o incentivo de uma amiga que é expert em viajar só!
Bacana o blog, parabéns!
Estou querendo passar uns 5 dias em algum lugar no Brasil, gostaria de alguma dica. Já fui sozinha para chapada Diamantina, e foi ótimo, fiquei 15 dias por lá tem passeios com vans ou com guias, como tinha disposição para andar preferi guias, roteiros a pé, foi maaaravilhoso! Este ano fui sozinha para Brumadinho – MG, me aconselharam conhecer o Museu de Inhotim, detestei,fiquei uns 4 dias em Brumadim, os moradores da cidade ficavam me perguntando o que estava fazenda naquela cidade tão feia, e suja de minerio, foi horrivel, vale a pena voce ir conhecer o museu e se jogar para outra cidade. Agora final de junho/15 estava pensando em ir sozinha pra Manaus, mas estou vendo os noticiarios que o Rio Negro alagou todas as cidades, estou preocupada. Goataria de uma dica.
Aguardo Resposta.
Oi, Rosana tudo bem?
Não sei de onde você é… mas recomendo Curitiba, um lugar delicioso com muitos parques para visitar e fácil de conhecer, pois a jardineira te leva de forma barata e rápida a todos os pontos turísticos da cidade. Cidade belíssima e pretendo voltar!
Você falou de Inhotim, estava pensando muito em conhecer pois andei vendo umas fotos do Museu e fiquei muito empolgada!
Estivesse recentemente em Morro de SP, lugar magnifico. Se gosta de praia, lá é o lugar certo! Mas se for sozinha e gosta de fazer novas amizades, vá na alta temporada, pois na baixa tem alguns lugares badalados que não abre e devido a chuva, o luau super famoso na praia mais badalada acaba não acontecendo.
Estou planejando alguma viagem para fim do ano, mas tudo está absurdamente caro. Está compensando viajar pra fora, mesmo com esse dolar alto! Tenho vontade de conhecer Amsterdã-Alemanha ou Budapeste-Hungria!!!
Bjos!!!
Rosana, td bem? vai uma dica sou do Rio de Janeiro, gosto de viajar sozinha, e um dos lugares q mais gostei foi Natal-RN, os 5 dias serão pouco tem atividades para todos os gostos, eu já fui 4 x p lá, 3 acompanhada e a última fui só, e foi a q + gostei, fiz o q gostei e lá é super seguro, conheço todo o Nordeste e amo Natal, lá encontrei varias mulheres q viajavam como eu, foi fantástico, super indico
Olá ! Estou acostumada viajar sozinha para algumas cidades dos Estados Unidos , agora gostaria de me aventurar indo para Itália ! Mas estou apreensiva ( com medo) gostaria muito de ir para Toscana incluindo Florença ! Alguém pode me dar alguma dica? Eu gosto de bons hotéis e bons restaurante
Eu fui no final de abril/princípio de maio. Vale a pena. Florença é tudo de bom. Tranquilo de ir sozinha e é uma cidade de fácil acesso a outros lugares. Aproveitei e fui a Cinque Terre (pena que estava chovendo, pq é lindíssimo o passeio)e também fui a Veneza. De lá voltei ao Brasil. Boa viagem!
Noooooossa, estou num dilema…
Planejei um mochilão Peru/Bolívia/Chile nas férias e minhas cias desistiram por N motivos, agora estou a um passo de comprar a passagem e partir sozinha… mas ta faltando um pouquinho de coragem…
Eu não tenho problemas em fazer amizades e já viajei algumas vezes para o exterior, mas ainda assim ta difícil apertar o botão de comprar no site da cia aérea.
Gabriela, já apertou o botão? Já está com as passagens compradas? rsss
Não pense muito não… se jogue! Tenho certeza que não vai se arrepender e suas amigas vão passar vontade! hahahahaha…
Estou em Alabama, vim a trabalho por 5 dias. Nunca tinha ficado nos EUA e logo de cara paguei uns micos no hotel… pior que dou risada sozinha!!!
O importante é ter história pra contar. Mas confesso que gostaria de morar por aqui… hahahahaahha
Campanha #apertaobotãodecomprarGabriela
Bjos!
Oi Gabriela, tbm estou com o mesmo dilema , combinei com umas amigas um mochilão Peru,Bolívia,Chile e o que mais aparecer. Íamos agora em julho mais pessoal resolveu adiar para novembro agora já desistiram porem criei coragem e reservei uma passagem para Novembro, se tiver Facebook me adiciona podemos nos organizar e quem sabe nos encontramos por lá!
Abraço!
oi Gabriela, acho que não é só você que está vivendo este dilema, eu também tinha planejado um mochilão para Peru/Bolívia/chile com duas amigas, mas ambas desistiram, porém pretendo seguir adiante com a minha aventura e gostaria também de fazer amizade com mulheres que também esteja pretendendo fazer o mesmo percurso.A minha preocupação em ir sozinha é a comunicação, pois não falo nado espanhol, mas nem por isso irei desistir. Qualquer coisa entra em contato, estou planejando agora para outubro ou novembro. Um abraço!
e ai, meninas, foram?
quero muito fazer esse mochilão em agosto, mas não sei se é seguro ir de cusco a la paz de ônibus, etc. Ainda não tomei coragem pra ir sozinha. Queria umas dicas. bjss
Nossa meninas adorei seus relatos!
Tenho 21 anos e moro com meu amor a 2 anos. Eu sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio, mas com o passar da vida esse sonho foi ficando cada vez mais distante, até que um dia eu recebi um e-mail com um desconto incrível de intercâmbio de línguas, pois a muito tempo eu já pesquisava sobre isso, e quando percebi a oportunidade fui primeiro conversar com meu marido sobre ele aproveitar comigo, ele não quis, disse que se fosse pra viajar seria somente a lazer e não para ficar estudando. Neste momento eu poderia ter desistido da idéia, mas não, decidi viver meu sonho. Daqui 10 dias estou embarcando para California sozinha e com o coração aberto, eu imagino que a saudade vai apertar muito,já que nunca fiquei mais de 4 dias sem a cia do meu love, mas sei também que esta viagem vai me trazer muita bagagem pra vida.
Muita gente acha estranho o fato de depois de casada eu sair sozinha pro mundo, mas e daí? Se eu não for em busca dos meus sonhos quem o fará por mim?
Obrigada por me encorajarem ainda mais!
PARABÉNS PRA TODAS VIAJANTES!
Caramba como vc é corajosa! gostei da atitude me deixou inspirada,srrs.
Amei esses comentários……amo viajar, quando não tinha filhos,sempre viajei sozinha, mas hoje deixo de fazer alguns roteiros que tenho vontade para não ir sozinha. Tenho uma vontade imensa de conhecer a Italia, mas penso….sozinhaaa???? Aí, desisto……. mas vou repensar depois de ler todos esses relatos de voces!!
Amo viajar,mas por vários motivos,é muito difícil arrumar companhia.Meu sonho sempre foi conhecer a Grécia,e eis que vi o tempo passando, eu prestes a completar 45 anos…Então decidi,eu vou,nem que seja sozinha.Vou em setembro próximo para Athenas e algumas ilhas e esticarei minha viajem fazendo um tour na Turquia.Detalhe ,ficarei 22 dias viajando sem falar inglês e sozinha,estou mega ansiosa,rezando para que tudo de certo,mas tenho certeza que se essa viajem for tudo bem,quero conhecer o mundo.Estou pesquisando tudo,qualquer dica estou aceitando kkkkkk,beijos a todas.
Oi Andreia! tenho o mesmo sonho q vc, e viajo sempre sozinha e tbm não falo Inglês, me viro com o Espanhol, será q qdo vc voltar vc me contaria como foi? pois é uma coisa q não quero deixar de fazer, inclusive dicas sobre hotéis, restaurante, passeios e tudo q vc achar interessante, e principalmente custos, uma vez q a Grécia anda passando por maus momentos politica e financeiramente.
boa viagem e aproveite bastante
Oi Barbara td bem ? Pode deixar que assim que chegar eu conto tudo a vcs,ficarei 11 dias na Grecia e 11 dias na Turquia,já ta chegando a hora,coração a mil…….e obrigada,bjs
Andreia, to comuma viagem pra Grecia sozinha também e nao falo nada de inglês. Me conta um pouco da tua experiencia.
Olá, pessoal!
Adorei ler os relatos!
Espero que possamos inspirar e encorajar muitas mulheres ainda. E não só mulheres, mas homens também. Viajar sozinho é muito libertador, faz bem pra alma, nos traz experiências únicas que jamais teríamos se estivéssemos com alguém. Muitas pessoas tem preconceito e acham que viajar sozinha é coisa de gente solitária, mas no fim é viajar com a melhor companhia que se poderia ter : você! Claro que viajar com alguém é muito divertido, mas deixar de viajar por falta de companhia é pura besteira! Deixar de viajar por medo de que as pessoas pensam é pura besteira! Deixar de viajar achando que as pessoas terão dó de você é pura besteira! O importante é viajar, conhecer lugares novos, pessoas novas, e principalmente conhecer um pouco mais de si nessas viagens! E pra quem está solteira(o) então… rsss… Na minha última viagem, me apaixonei por um nativo baiano! Ai ai ai… rsss… Viajar é o que há!!! Minha próxima viagem não sei se volto pra lá ou se me jogo em outro canto do Brasil! Kkkkkk…
Nossa essa frase da Roberta Giordano ” Não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!” é muito libertadora. Adorei os relatos e espero futuramente postar o meu aqui.Estou me programando para um sabático e adoro o seu blog, tem me ajudado e incentivado muito ! Muito Obrigada =)