Taj Mahal, Índia, uma maravilha do mundo moderno

Por

Era uma vez o quinto imperador mogol a dominar o norte da Índia, cujo nome significava “Rei do mundo”, Shah Jahan. Um dia ele se apaixonou perdidamente e tomou como segunda esposa uma princesa persa, que, seguindo o costume da época, mudou de nome e passou a se chamar Mumtaz Mahal (“Joia do Palácio”).

De 1612 a 1631, Jahan e Mahal viveram uma linda história de amor, com direito a muitas guerras e filhos – a senhora era a maior conselheira e apoiadora do imperador, segundo me contaram e agora eu vou contar. No entanto, um dia quando acompanhava o marido durante uma campanha militar, ela morreu ao dar à luz seu 14º filho.

A morte da amada deixou o imperador inconsolável. Para honrar a memória dela, ele mandou trazer os mais talentosos artesãos de todos os confins do mundo. A partir de 1632, Agra, cidade que era a capital do império mogol na Índia, viu uma das mais impressionantes obras da história da humanidade acontecer.

Incontáveis elefantes, camelos, búfalos e bois traziam mármore branco e pedras preciosas do Rajastão ao Punjab, da China ao Afeganistão. O imperador, diz a lenda, mandou cortar as mãos de alguns dos construtores e cegou outros, para que não pudessem repetir a beleza da obra em outra construção.

Conheça as outras atrações de Agra

Taj Mahal, Índia

O mausoléu de Mumtaz Mahal – chamado de Taj Mahal, ou a Coroa de Mahal – foi inspirado em edifícios mogóis, incorporando tradições do Islão, Pérsia e Índia. Além do prédio principal, feito em mármore branco incrustado de pedras preciosas, Shah Jahan fez questão que toda a construção fosse a mais bela homenagem à sua amada. Cada detalhe foi pensado de forma a dar simetria à obra.

Os jardins que circundam o prédio são divididos em 16 seções com canteiros de flores e um tanque central que reflete a imagem do edifício. Fora isso, prédios externos e muros de pedra vermelha acompanham o desenho: uma mesquita, portais e mausoléus secundários para as esposas não tão amadas de Jahan e para o servente favorito de Mumtaz.

Jardins do Taj Mahal, Índia

Todo o projeto ficou pronto em 1653 e pouco depois disso o imperador ficou doente e dois de seus filhos lhe tomaram o poder. Ele foi exilado no Forte de Agra, de onde pode observar até o final de seus dias (em 1666) o seu monumento ao amor.

Após a morte de Jahan, seu filho Aurangzeb, muito menos preocupado com gastos astronômicos em construções e arte, sepultou o pai dentro do Taj Mahal, ao lado de sua amada Mumtaz – criando, assim, o único erro da perfeita simetria de todo o complexo, já que a tumba da esposa ocupa o centro perfeito do prédio. A do imperador morto fica bem ao lado e é mais alta que a outra.

Taj Mahal, India

O resto é história

Ainda segundo as lendas não confirmadas, o fato de Aurangzeb ter tomado o poder significou também que a humanidade deixou de ganhar um monumento ainda mais maravilhoso. É que, aparentemente, Shah Jahan planejava construir um mausoléu idêntico ao Taj Mahal, só que em mármore negro e do outro lado do rio, para ser sua própria sepultura.

Porém, o novo imperador considerava um desperdício de dinheiro sem fim fazer outra obra como essa e tratou de garantir que o pai não colocaria o plano em prática. Ao invés de um Taj negro, do outro lado do rio foram construídos jardins, não muito bonitos, mas que dão uma excelente vista alternativa do palácio.

Vista do Taj Mahal, Índia

Vista Taj Mahal à partir dos Jardins

Outra história (não comprovada) diz que durante a Segunda Guerra Mundial e as guerras entre Índia e Paquistão, a cúpula do Taj Mahal foi coberta com um andaime gigantesco para protegê-lo de ataques aéreos. Em 1983 a UNESCO declarou o Taj como Patrimônio Mundial da Humanidade e uma votação pública informal em 2007 definiu-o, com mais de 100 milhões de votos, como uma das Novas Maravilhas do Mundo Moderno.

Taj Mahal, na Índia

Informações turísticas sobre o Taj Mahal

Serviço

A entrada do Taj Mahal custa 1000 rúpias (cerca de 50 reais). O monumento está aberto de 6 da manhã às 7 da noite, todos os dias, exceto na sexta-feira (fechado para orações). Dois dias antes e dois depois da lua cheia, o monumento é aberto para visita à luz da lua de 20h30 às 24h. Verifique as informações atualizadas no site oficial. 

Sobre Agra

Agra-Fort, Índia

Agra é um lugar muito poluído, sujo e desagradável. Apesar disso, não há como não visitar a cidade quando se vai ver o Taj Mahal. A nossa sugestão é gastar o menor tempo possível lá, pelo menos se seu único objetivo for o Taj. No máximo uma noite ou até mesmo um bate volta de Delhi.

Além do Taj Mahal existem monumentos interessantes referentes ao período do domínio mogol: Agra Fort – forte e palácio que abrigava os governantes do Império Mogol; Akbar’s Mausoleum – mausoléu do avô de Shah Jahan, o maior imperador mogol, possui jardins incríveis com pavões e veados; Fatehpur Sikri – antiga capital do império Mogol, possui arquitetura impressionante e está localizada a 40km de Agra; e Baby Taj ou Itmad-ud-Daula’s Tomb – mais um mausoléu da época mogol, com o mesmo estilo arquitetônico dos outros monumentos.

Veja também: Onde ficar em Agra?

Agra Fort Vista

Como chegar

É possível chegar de trem até Agra de praticamente toda a Índia, uma vez que a estação fica entre as principais linhas do país.  São cerca de 2 ou 3 horas saindo de Delhi. Além disso, ônibus também é uma opção viável e mais barata para quem sai de grandes cidades próximas. O aeroporto está desativado por tempo indeterminado.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Quanto custa uma viagem para a Índia veja

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
44 comments

Olá a todos 🙂

Sabem me dizer se podemos comprar o bilhete para o Taj Mahal no dia anterior para tentar fugir um pouco às filas? ou pela net?

Obrigada

Bjo

Teu

Resposta

Boa Tarde,
Estou indo para a Índia a trabalho agora em setembro, vou para Chandigarh, porém gostaria de reservar um dia para visitar o Taj Mahal. Vocês teriam alguma agência / guia para me indicar que pudesse me acompanhar no passeio? Fico receosa de ir sozinha, mas quero muito ir…
Obrigada desde já pela ajuda.
Abraços
Cíntia

Resposta

Luiza, muito obrigada pelas dicas! O blog de vcs e muito bom e muito util para quem esta planejando viagem pra India. Ja li quase todos os posts.
Bjos.

Resposta

Luiza, vou ficar um mes na India em janeiro… e tenho algumas duvidas…
E mesmo necessario colocar correntes na mala durante as viagens de trem?
Como janeiro e mais frio, seria interessante levar um saco de dormir destes de acampamento? Achamos facil pra comprar na India?
E a comida e as infeccoes intestinais, alguma sugestao de como me preparar para evita-las?
Alguma sugestao de kit primeiros socorros pra levar?
Gostaria de parabeniza-los pelo blog, bastante util para viajantes de primeira viagem na India 😉

Resposta

Boa noite Luíza.
Amei seu blog.
Pretendo ir para Índia em maio ,mas não gostaria de pacote (não nos damos bem com eles rsssssss) muita correria,lugares sem muita importancia
,muitos intervalos sem guia e outras coisitas mais.Temos um ingles meio boca,você acha que um casal 68/70 anos tem condição de conhecer a ìndia sozinhos?Famos de pacote para China e Japão e conseguimos nos virarmos mas eles falam um pouco de espanhol.O mesmo acontece ne Índia? Dependemos de sua resposta para começarmos a organizar a viagem.
Aguardo sua resposta
obrigada
Geni Bento

Resposta

Oi pessoal,

Estou escrevendo o último post sobre uma série de uma breve viagem sobre a Índia e gostaria de indicar o blog como fonte de pesquisa. Vocês gostariam?

Obrigada,

Claudia Liechavicius

Resposta

Oi, Luíza! Seu blog está sendo bastante útil! Mas ainda tenho uma grande dúvida…quanto ao clima! Tenho 7 dias para ficar na Índia em janeiro. O frio nessa época atrapalha? Pensei em ir com meu namorado para Delhi, Agra e Udaipur…
Talvez seja até melhor, né, pelo fato de as roupas não poderem ser muito abertas por lá! Mas como não gosto mto de frio, pensei até em trocar a Índia pela Tailândia nessa época! Enfim…ó dúvida cruel! rs

Resposta

oi, tenho uma dúvida. Se eu for de Nova Délhi para o Golden Temple, Amritsar, Punjab, Índia, acho que aprox 8 horas de viagem, por que vou sozinha, a viagem de trem compensa por causa da paisagem? ou é melhor ir de aviao se tiver um preço em conta?
E quanto aos ratos? morro de medo de ratos e vi que voces falaram que tem ratos na estação e nos trens? é isso mesmo?
nas cidades tambem se ve muito rato?? onde nao devo ir para evitá-los. o negocio é panico mesmo rsrsrs
obrigada
deixo aqui meus parabens pelo belo trabalho que fizeram nesse blog, realmente de muita ajuda . abraços. Débora

Resposta

Aline não vai escrever nada?

(puts, o cabelo da naty tá gigante)

Resposta

Quero tanto ir a India… esse post estea me inspirando ainda mais 🙂

Resposta

A Índia é um país muito especial e super interessante, Mirella! Super vale a visita. E que bom que você gostou do post =)

Resposta