Era uma vez o quinto imperador mogol a dominar o norte da Índia, cujo nome significava “Rei do mundo”, Shah Jahan. Um dia ele se apaixonou perdidamente e tomou como segunda esposa uma princesa persa, que, seguindo o costume da época, mudou de nome e passou a se chamar Mumtaz Mahal (“Joia do Palácio”).
De 1612 a 1631, Jahan e Mahal viveram uma linda história de amor, com direito a muitas guerras e filhos – a senhora era a maior conselheira e apoiadora do imperador, segundo me contaram e agora eu vou contar. No entanto, um dia quando acompanhava o marido durante uma campanha militar, ela morreu ao dar à luz seu 14º filho.
A morte da amada deixou o imperador inconsolável. Para honrar a memória dela, ele mandou trazer os mais talentosos artesãos de todos os confins do mundo. A partir de 1632, Agra, cidade que era a capital do império mogol na Índia, viu uma das mais impressionantes obras da história da humanidade acontecer.
Incontáveis elefantes, camelos, búfalos e bois traziam mármore branco e pedras preciosas do Rajastão ao Punjab, da China ao Afeganistão. O imperador, diz a lenda, mandou cortar as mãos de alguns dos construtores e cegou outros, para que não pudessem repetir a beleza da obra em outra construção.
Conheça as outras atrações de Agra
O mausoléu de Mumtaz Mahal – chamado de Taj Mahal, ou a Coroa de Mahal – foi inspirado em edifícios mogóis, incorporando tradições do Islão, Pérsia e Índia. Além do prédio principal, feito em mármore branco incrustado de pedras preciosas, Shah Jahan fez questão que toda a construção fosse a mais bela homenagem à sua amada. Cada detalhe foi pensado de forma a dar simetria à obra.
Os jardins que circundam o prédio são divididos em 16 seções com canteiros de flores e um tanque central que reflete a imagem do edifício. Fora isso, prédios externos e muros de pedra vermelha acompanham o desenho: uma mesquita, portais e mausoléus secundários para as esposas não tão amadas de Jahan e para o servente favorito de Mumtaz.
Todo o projeto ficou pronto em 1653 e pouco depois disso o imperador ficou doente e dois de seus filhos lhe tomaram o poder. Ele foi exilado no Forte de Agra, de onde pode observar até o final de seus dias (em 1666) o seu monumento ao amor.
Após a morte de Jahan, seu filho Aurangzeb, muito menos preocupado com gastos astronômicos em construções e arte, sepultou o pai dentro do Taj Mahal, ao lado de sua amada Mumtaz – criando, assim, o único erro da perfeita simetria de todo o complexo, já que a tumba da esposa ocupa o centro perfeito do prédio. A do imperador morto fica bem ao lado e é mais alta que a outra.
O resto é história
Ainda segundo as lendas não confirmadas, o fato de Aurangzeb ter tomado o poder significou também que a humanidade deixou de ganhar um monumento ainda mais maravilhoso. É que, aparentemente, Shah Jahan planejava construir um mausoléu idêntico ao Taj Mahal, só que em mármore negro e do outro lado do rio, para ser sua própria sepultura.
Porém, o novo imperador considerava um desperdício de dinheiro sem fim fazer outra obra como essa e tratou de garantir que o pai não colocaria o plano em prática. Ao invés de um Taj negro, do outro lado do rio foram construídos jardins, não muito bonitos, mas que dão uma excelente vista alternativa do palácio.
Vista Taj Mahal à partir dos Jardins
Outra história (não comprovada) diz que durante a Segunda Guerra Mundial e as guerras entre Índia e Paquistão, a cúpula do Taj Mahal foi coberta com um andaime gigantesco para protegê-lo de ataques aéreos. Em 1983 a UNESCO declarou o Taj como Patrimônio Mundial da Humanidade e uma votação pública informal em 2007 definiu-o, com mais de 100 milhões de votos, como uma das Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
Informações turísticas sobre o Taj Mahal
Serviço
A entrada do Taj Mahal custa 1000 rúpias (cerca de 50 reais). O monumento está aberto de 6 da manhã às 7 da noite, todos os dias, exceto na sexta-feira (fechado para orações). Dois dias antes e dois depois da lua cheia, o monumento é aberto para visita à luz da lua de 20h30 às 24h. Verifique as informações atualizadas no site oficial.
Sobre Agra
Agra é um lugar muito poluído, sujo e desagradável. Apesar disso, não há como não visitar a cidade quando se vai ver o Taj Mahal. A nossa sugestão é gastar o menor tempo possível lá, pelo menos se seu único objetivo for o Taj. No máximo uma noite ou até mesmo um bate volta de Delhi.
Além do Taj Mahal existem monumentos interessantes referentes ao período do domínio mogol: Agra Fort – forte e palácio que abrigava os governantes do Império Mogol; Akbar’s Mausoleum – mausoléu do avô de Shah Jahan, o maior imperador mogol, possui jardins incríveis com pavões e veados; Fatehpur Sikri – antiga capital do império Mogol, possui arquitetura impressionante e está localizada a 40km de Agra; e Baby Taj ou Itmad-ud-Daula’s Tomb – mais um mausoléu da época mogol, com o mesmo estilo arquitetônico dos outros monumentos.
Veja também: Onde ficar em Agra?
Como chegar
É possível chegar de trem até Agra de praticamente toda a Índia, uma vez que a estação fica entre as principais linhas do país. São cerca de 2 ou 3 horas saindo de Delhi. Além disso, ônibus também é uma opção viável e mais barata para quem sai de grandes cidades próximas. O aeroporto está desativado por tempo indeterminado.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Quanto custa uma viagem para a Índia veja
Oi, Luiza, tudo bem? Primeiro, muito obrigada por todo o conhecimento compartilhado. Pode me ajudar? Vou para a Índia em outubro, chego em Delhi e vou para Agra, o mais recomendável é avião ou trem? Vi em alguns lugares sobre a reserva de trem e que é possível que eu não consiga uma para o meu dia de chegada, mas não encontrei informações sobre o funcionamento do aeroporto de Agra. Sabe se fazer esse trajeto (Delhi-Agra) de avião é normal e recomendável?
Olá, queria comprar umas jóias de prata pra revender aqui na minha cidade, tem alguma loja ou distribuidora que poderia me indicar?
Oi Luiza!
Em apenas 15 dias na INDIA, quais são as cidades imperdíveis?
Olá,
minha dúvida é sobre os tickets de trem para ida de Dhéli para Agra. Pelo que li, é bem perto e como deve ser bastante procurado esse roteiro, queria saber se até mesmo essa viagem, eu tenho que comprar os tickets de trem com antecedência. Deixando para comprar apenas quando chegar em Dhéli, com uns 3 dias de antecedência da viagem, é perigoso? digo, corro o risco de não conseguir comprar?
Só atualizando, fui ao Taj Mahal hoje e a entrada custa 1000 rupias para estrangeiros (incluindo uma garrafa de água, um par de toucas pra por nos sapatos e o transporte do guichê até o portão.)
Abraços!
Oii, tudo bem? Olha só, estou indo com a AIESEC para a Índia em agosto e queria saber se viajar nos fins de semana é viável, em decorrência da distância e do tempo em ônibus e trens… O que vocês acham?
Oi Luíza!
Estou adorando seus posts, muito úteis para nossa viagem. Também já compramos o guia de vocês. Uma dúvida que estou sobre o Taj é que não vamos dormir em Agra, sairemos de Delhi, visitaremos Agra só pelo Taj e no mesmo dia vamos para Varanasi. Sei que muitas pessoas fazem essa visita express, mas não achei em nenhum lugar onde podemos deixar as malas para passar algumas horas em Agra. Você saberia me dizer um lugar seguro para deixar as malas?
Obrigada!
Agra: Taj Mahal, ohh, Taj Mahal,e uma cidade muito linda e etc,eu gostei muito porque a cidade tem pontos turisticos muito lindos.
ALEXANDRE CANDIDO , VITOR SALES
TURMA:201
Olá, Luiza.
Boa noite.
Estou lendo o blog de vocês e realmente, vejo que a Índia não é para qualquer um. É uma unanimidade em todos os blogs que leio que é desconcertante este país. Não tenho a minima vontade de ir pra este lugar, mas a minha namorada faz ABSOLUTA questão. Então estou lendo tudo o que posso para me previnir ao máximo sobre as desgraças que vou enfrentar. Vamos dar uma volta ao mundo em um ano, eu acho que este país é bem perigoso para duas mulheres, não? Como posso me portar? Definitivamente, não será bom termos uma cama de casal nos hotéis/hostels? Como são tratados os casais homossexuais neste país que é EXTREMAMENTE machista e patriarcal? Estou apavorada em ir para este lugar, mas sem mim, ela irá sozinha o que vai ser pior, eu creio. Seria mais seguro irmos com pacotes turísticos? Vc tem idéia de preços? Tenho medo demais desse país, assim como dos países árabes! Por favor, me dá uma luz! Quais as cidades mais “seguras”? Li vários posts de mulheres agredidas, que os homens acham que podem passar a mão pq são ocidentais… mulheres ocidentais que apanharam… é isso mesmo? Obrigada!
Minha dica: não vá. Com essa sua postura prévia não vejo muita possibilidade da sua viagem dar certo. Antes de tudo prepare a sua cabeça. Não tente moldar um país ou prever todas as possibilidades. Os posts do blog mostram claramente isso.
olá,
parabens pelo site.
Vou a trabalho passar 5 dias em mumbai.
depois disso onde posso ir? quantos dias em cada lugar?
Pensei em agra e jaipur já que tenho apenas 20 dias e ainda queria ir ao butâo ou tailandia.
Obrigada!