Atualizado em fevereiro 2018- Desde que eu me mudei para Portugal em 2014 e comecei a me preocupar com transferir dinheiro para o exterior, comecei a ler comentários sobre a Transferwise e seus benefícios. Seja nos comentários aqui no blog, seja amigos que experimentaram e curtiram muito, fato é que eu ouvia muitas coisas boas sobre o sistema, mas nunca precisei ou lembrei de testar.
Leia também: Morar em Portugal – dicas de visto e documentação
7 países que oferecem visto de trabalho para brasileiros
Até que eu precisei de uma grana extra no início do mês e necessitava de um jeito rápido e barato de transformar meus reais em euros. E, finalmente, testei o serviço. A grande vantagem da Transferwise são as taxas: eles cobram 2,5% do valor transferido e essa é a menor taxa do mercado, comparando com cartão de crédito, saque no caixa eletrônico, casa de câmbio, Western Union ou Correios. Desse valor, 0,38% é de IOF caso você esteja mandando para outra pessoa, ou 1,1% se você mandar para si mesmo. E a cotação utilizada pelo serviço é praticamente a mesma do dia (o Paypal ou os money cards, por exemplo, tem uma cotação meio desfavorável). Para completar as vantagens, a grana vai diretamente na minha conta bancária em Portugal, sem eu ter que envolver absolutamente ninguém do Brasil na transferência: o sistema online da Transferwise gera um boleto bancário em reais, que você pode pagar em qualquer banco brasileiro via internet banking e, passados 3 dias, já estava na minha conta portuguesa, em euros. Bom, vamos fazer um passo a passo de com funciona: 1. Você entra no site da Transferwise 2. Clica para criar uma nova conta (pode ser tanto usando o email ou Facebook ou Google+) 3. Definir os valores de transferência e a moeda. O sistema fará uma estimativa, já com as taxas. 4. Defina para quem você irá enviar o dinheiro. Nessa altura você terá que preencher o nome do beneficiário, o email e os dados bancários da pessoa/instituição.
5. Em seguida, você define quem está enviando o dinheiro. Pode ser você mesmo ou a algum parente, por exemplo – no caso de terceiros, pode ser que eles peçam documentação extra para provar sua relação com a pessoa.
6. O próximo passo será gerar o boleto bancário em reais e pronto! É possível cancelar a transação a qualquer momento, desde que o boleto ainda não tenha sido pago. Depois de pagar o boleto você pode entrar no sistema e confirmar o pagamento, para agilizar o processo. A estimativa é que o dinheiro caia na conta entre 1 e 5 dias depois do pagamento. O meu processo, por exemplo, apesar de estimativa de 5 dias, caiu em 2. Também há uma ferramenta no sistema em que você pode criar um link para receber um pagamento pré-determinado de outras pessoas. Isso funciona bem para quem presta serviços, vende produtos ou está fazendo uma campanha de doações, por exemplo.
Quando a gente vê vantagem assim num serviço, dá até gosto de divulgar para vocês, porque eu realmente usei e funciona muito bem. Foi assim que a gente acabou se tornando afiliados da Transferwise, porque consideramos esse o melhor serviço de transferência de dinheiro para o exterior do mercado. Isso quer dizer que se vocês usarem o serviço por meio dos links indicados aqui no blog, nós ganhamos uma comissão, sem que vocês paguem nada a mais por isso! *Crédito Imagem Destacada: Shutterstock
Olá Luiza,
Você saberia se o transferwise é a única empresa a oferecer este tipo de transferência ou se eles já tem concorrentes. Vou fazer um curso no exterior e qualquer diferença cambial irá fazer uma grande diferença. Outro problema é o limite máximo mensal, precisarei transferir mais.
Ola Luiza, entrei no site do transferwise para conhecer e na simulação da transferência aparece (IOF included). Não entendi porque aqui você diz que ao transferir dinheiro você paga essa taxa de 2,5% mas não paga IOF. Você poderia esclarecer se o sistema mudou ou se é assim mesmo?
Olá 360,
Vou estudar na Inglaterra e devo passar, pelo menos, um ano por lá. Tenho uma conta no Brasil e também vou poder abrir uma conta por lá, como estudante.
Vocês acham que o Transferwise é uma boa opção para mim? Ou indicam outras?
Só para constar, tenho parentes aqui no Brasil, mas gostaria de ter autonomia para fazer transferências entre as minhas contas.
Obrigada!
Ei Marta !!
A minha filha estuda na Holanda desde 2012. Já enviei recursos pra ela de todas as formas legais. Essa opção “transferwise” é hoje pra mim a mais vantajosa financeiramente e você não dependerá de ninguém para faze-lá.
Abraços.
Muito obrigada Ronaldo! Me ajudou bastante!! Um abraço.
Posso pagar o boleto desde uma conta conjunta no Brasil (minha esposa é a titular). E a conta beneficiária na Espanha também é conjunta (neste caso eu sou o titular). Sabe se haveria algum problema?
Olá Luiza estou pensando em enviar dinheiro do Brasil para Portugal. Mas tenho uma dúvida, é preciso declarar esse dinheiro num dos países? Desde já agradeço a atenção.
GOstaria tambem de ter essa resposta. Se eu enviar 9000 reais convertidos para euros , eu preciso declarer no Brasil o envio desse dinheiro? Vai gerar algum outro imposto a ser pago alem do IOF?
Luiza, boa tarde !
tenho uma filha que estuda na Holanda. Ela tem conta lá. Caso eu faça o envio de euros para ela, como ficará a cobrança de imposto ? ou não tem ?
Grato.
Oi Luiza!
Transferindo 7 mil € de Portugal para uma conta da CEF no Brasil via Transferwise, é necessário declarar e justificar esse valor em Portugal?
E quem vai receber tbm irá declarar?
Grata,
Anna
Outra dúvida, o boleto emitido eu posso pagar na boca do caixa ou só débito online?
boa noite, e para fazer uma transferencia do Brasil para Portugal, um valor acima de 20.000 reais , pode ser pela transferwise? e o motivo é preciso especificar natransferencia? é preciso declarar como fazer?
Olá Luiza. Grato pelas informações. É possível enviar dinheiro de sua conta no Brasil para sua conta em Portugal dizendo que é manutenção de residentes? Minha dúvida é se não existe alguma questão legal nesta operação.