Dentre as tarefas mais difíceis de quem decide morar na capital de Portugal, está a de encontrar um teto para chamar de seu. Com tantos brasileiros vindo para a terrinha, principalmente para estudar, a tarefa de alugar quarto em Lisboa – ou apartamento, ou uma casa, pode transformar rapidamente o sonho em pesadelo. Para tentar facilitar esse processo, vou tentar dar umas dicas que aprendi com mais de três anos vivendo em Portugal.
Leia também: Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber
Morar em Portugal: dicas sobre vistos, documentação e outras burocracias
Como é ser estudante em Coimbra
Alugar quarto em Lisboa: opções mais baratas
Já foi-se o tempo em que você encontrava um quarto num apartamento gigante no bairro Alto por 200 euros por mês. Hoje em dia, morar no centro de Lisboa é caro. Porém, o lado positivo dessa história é que existe um bom transporte público na cidade e Lisboa é segura. Ou seja, dá para sair do centro sem perder qualidade de vida.
Segundo uma pesquisa da Uniplaces, uma plataforma de aluguel de apartamentos e quartos para estudantes na Europa, algumas das zonas mais populares são aquelas que combinam a proximidade com o centro e o acesso a linhas de metro. Os lugares mais baratos para moradia em Lisboa são a zona de Arroios, Alameda e Intendente.
Outra dica é que a única região onde houve uma pequena queda nos valores dos arrendamentos foi Entrecampos.
Tipologia do aluguel: apartamento ou quarto em Lisboa?
Muita gente busca um lugar exclusivo para ficar, mas isso pode sair bem mais caro. Uma solução é alugar um quarto privado numa casa. Essa é a opção mais em conta, principalmente para estudantes. Dá para achar, segundo a Uniplaces, lugares que custam entre 330 a 370 euros por mês, em zonas como as descritas acima.
Despesas Incluídas: é uma boa opção?
Em Portugal, há a possibilidade de alugar um quarto ou apartamento com as despesas incluídas no aluguel. O que significa isso? Que as contas de gás, luz, internet e água já estão embutidas no valor mensal.
Isso certamente é uma boa ideia para quem vai ficar menos tempo, porque poupa o trabalho de ter que instalar todos esses serviços no seu nome. Além disso, contas como a de internet costumam ter aquela cláusula de fidelização. Para cancelar em menos de dois anos, por exemplo, paga-se multa.
Crédito imagens: Shutterstock
Onde procurar apartamentos ou quartos em Lisboa?
Eu vou seguir a dica que dei para quem quer buscar apartamentos no Porto ou em Coimbra.
Existem vários bons sites na internet para fazer essa busca: OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto. Porém, só recomendo essas opções se você for fazer a busca quando já estiver em Portugal. Porque assim tem como visitar o que está buscando e evitar propaganda enganosa.
Se você é ansioso, como eu sou, ou precisa de ter um lugar antes de se mudar, então eu recomendo a Uniplaces. A Uniplaces reúne anúncios que são verificados pela própria equipe, muitos contam até com vídeo do apartamento ou quarto. E os preços são bem melhores do que se você usar um site de aluguel para turistas. E dá para conseguir um comprovante para apresentar no pedido de visto.
Nesse post eu explico melhor como funciona a plataforma. Ainda, tem um desconto 10% na taxa de serviço – exclusivo para leitores do 360meridianos. Corre lá para ver!
Ola boa tarde quero uma apartamento ou quarto no centro de lisboa proximo ao metro
Há quartos de casal e indvidual em Lisboa Pt. na parte nobre, próximo ao ministério
Será que o uniplaces é seguro mesmo? Tem muita gente reclamando dessa plataforma online.
É só para estudantes mesmo? Acima dos 40… Eu tive péssima impressão do OLX; não respondem, são grossos, desconfiados, parecem que não querem alugar. O mesmo com o Roomlala, não recomendo.
Saudações.
Parece que a uniplaces exige cartao de credito e so se consegue cartao de credito depois de um ano em Portugal. Cono resolver?