Visto americano: errei no formulário DS-160, e agora?

Por

Eu sonho com o dia em que viajar para os Estados Unidos se tornará tão simples como visitar a maior parte da Europa, que não exige visto de brasileiros. Enquanto esse dia não chega, porém, milhares de turistas se organizam para vencer as etapas exigidas pela imigração dos Estados Unidos. Além da entrevista em si, que dá um certo receio até em viajantes experientes, é preciso vencer outro desafio: o formulário DS-160, que precisa ser preenchido por todo mundo que tenta um visto de turismo para a terra do Mickey.

Se você ainda está começando o processo de obtenção do visto e não sabe exatamente o que fazer, então um conselho: não entre em pânico. Temos dois textos para te ajudar nessa tarefa. Um sobre como tirar o visto americano (e com todo o passo a passo para você preencher o formulário DS-160 corretamente). Enquanto isso, o outro texto tem dicas práticas para a entrevista do visto dos Estados Unidos. Não deixe de ler os dois artigos.

Neste texto o assunto é outro: e se você cometer um erro ao preencher o formulário? Qual a solução?

Visto Americano - DS160 - Tela 1

Erros no formulário DS-160 antes de enviar

Esse formulário não é temido sem motivo. Além de precisar ser preenchido em inglês e para cada pessoa que vai viajar, inclusive crianças, há uma série de perguntas, algumas delas aparentemente bizarras e intermináveis. Por isso, tenha bastante tempo e paciência quando resolver começar o processo – nada de tentar preenchê-lo naqueles 10 minutinhos de folga que você teve no trabalho.

Teve uma emergência (tipo queda de conexão da internet ou outra coisa) e precisou interromper o preenchimento do formulário? Bem, quando você voltar, é provável que o site não permita que você continue a preencher o DS-160. Isso acontece por segurança. Após o momento que você parar de preencher o formulário, você terá 20 minutos para retomar o processo, caso contrário o seu tempo vai expirar.

Passou desse tempo? Sem problemas. É por isso que antes de começar a preencher o formulário o sistema pede que você cadastre uma pergunta de segurança. Preste atenção nessa etapa. Vai ser fundamental caso você precise interromper o procedimento, por sua vontade ou não.

Ou seja, esta é a resposta para a pergunta: você ainda não enviou o formulário, apenas interrompeu o preenchimento, mas notou um erro? Basta usar seu ID e sua pergunta de segurança para fazer as alterações necessárias.

Visto e Passaporte

Já enviou o formulário e notou um erro. E agora?

Pergunte-se: é mesmo necessário se preocupar com esse erro? É um erro grave, que pode interferir no processo? O nome da rua da sua casa errado, um erro de digitação ou uma palavra em inglês que depois você descobriu estar incorreta não são problemas sérios.

Isso não é minha opinião, mas da própria Embaixada dos Estados Unidos. Numa discussão no Facebook, em 2013, uma brasileira perguntou para a Embaixada norte-americana o que deveria fazer numa situação assim. A resposta foi simples: ‘Não deve haver um problema para você se você levar o DS-160 do jeito que preencheu. Se for algo muito sério, você pode explicar durante a entrevista’. Confira a resposta completa aqui.

Outro erro em que a preocupação é desnecessária envolve alterações nos seus “planos de viagem”. As aspas estão aí por um motivo. É que durante o preenchimento do formulário você tem que dizer quando pretende visitar os Estados Unidos, o que pretende fazer e em qual endereço vai se hospedar. O detalhe é que você não precisa estar com viagem marcada para tirar o visto, então a própria embaixada não exige que você seja tão preciso nessas informações.

Estátua da Liberdade

E se eu quiser alterar o formulário?

Pode ser que você tenha cometido um erro grave mesmo, daqueles que não te deixam nem dormir. Mas tem jeito de resolver o problema. Se você ainda não tiver feito o pagamento da taxa, faça um novo formulário e use os dados desse documento para gerar o boleto e agendar sua entrevista. O documento anterior será esquecido pelo Consulado (e você não precisa se preocupar com ele).

Já pagou a taxa e agendou a entrevista? Bem, você pode fazer um novo formulário.  Mas você também precisará voltar na fase de agendamento e trocar o código do formulário anterior pelo do novo. Não deixe de levar a página de confirmação de envio do formulário DS-160 correto no dia da entrevista e tome cuidado para não se confundir, levando a página antiga.

Em caso de dúvida, entre em contato com o CASV onde você fará parte dos procedimentos para tirar o visto e se informe sobre o assunto.

Descobri um erro grave quase na hora da entrevista. E agora?

Calma. Você pode explicar isso na hora da entrevista – e quase certamente não terá problemas por causa disso, como mostra a reposta da Embaixada dos Estados Unidos para aquela brasileira.

Se o erro não for muito grave, pode valer a pena nem tocar no assunto e evitar assim qualquer nervosismo. A não ser, claro, que seu entrevistador pergunte algo a respeito (de novo, use o bom senso). Caso seja um erro grave, você pode explicar a situação com tranquilidade. Não minta, para não cair em contradição, e controle nervosismo. Lembre-se que os Estados Unidos querem que turistas visitem o país, portanto viajantes legais não têm nada a temer.

Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.

4/5 - (2 votos)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
275 comments

ola,preenchi minha ds 160 em portugues gostaria de saber se tem algum problema.

Provavelmente Matheus. Nas instruções fala que as respostas devem que ser em inglês.

Ola,

ao preencher o meu formulário eu escolhi a cidade do Rio..

Mas terei que ir pra são paulo. Posso agendar a entrevista pra lá sem alterar o DS160?

OBRIGADA.

Ola!
eu preenchi o formulario ds160 dizendo que ia vizitar uma amiga, mas acabei de saber que essa amiga nao esta legal nos EUA.
Se eu preencher outro formulario ds160, sem mencionar essa minha amiga, eles ainda assim terao acesso ao primeiro formulario?
obrigado

Obrigado por me ajudar desde já.
Acho que tenho um problema sério.
Realizei o preenchimento do formulario e o preenchimento do agendamento e pagamento das taxas, sempre optando pelas opções de renovação de visto.
Porém o meu visto expirou a muitos anos juntamente com o passaporte, tb vencido.
Fiz um passaporte novo( inserindo o número desse passaporte quando solicitado nos preenchimentos), sem visto.
Vou ter algum problema no processo do visto?
Obrigado.

Eu estou nos EUA como turista (Vim como au pair em 2013 e terminei 2015. Extendi para turista por 1 ano) e meus pais querem vir me visitar. Devo colocar SIM OU NAO no campo que pergunta se tem algum parente nos Eua?

Obrigada

Olá Rafael.
Sou Enfermeira Analista em uma empresa e Gerente Financeira em outra.Ambas com registro, carteira assinada.
Para qual eu darei prioridade no preenchimento? Pois não há espaço para preencher as duas razoes sociais e seus dados.

Bom dia Rafael Sette!
Então, eu e minha esposa vamos tentar o visto pela terceira vez e será a última kkkkk. Acredito que nós negaram por falta de vínculo. Tanto minha esposa e eu temos renda comprovada. Dúvidas:
1 – No preenchimento do meu DS160 estou informando que eu vou custear a viagem e no DS160 da minha esposa posso declarar que é ela que vai custear a viajem dela?
Imagino que fazendo assim o cônsule vai pedir comprovação dos rendimentos dela.
2 – Ou declaro que é eu quem vai custear todas as despesas.
3 – Caso a opção anterior for a melhor indicada, posso e declarar o rendimento total da família no salário?
Obs.:
Minha filha vai viajar com nós. Ela já têm visto válido.
Atte.,

Boa noite! É minha primeira vez e tenho muitas dúvidas, e uma delas é:se não sei falar inglês como preencher o formulário, quero dizer entendo pouco,e mais,sou autônoma cabeleireira,posso comprovar minha renda através da cori? Os três últimos meses no meu caso 3.800 cada mês? Obrigada!

Oi Maria, eu te aconselho a preencher com alguém que fale inglês para você não errar… Ah sou contadora, pode apresentar um decore com sua renda.

Oie. Me ajude ! hehe. Bem, eu preenchi o formulario ds160 do meu filho e no final que pergunta sobre quem auxiliou a preencher o formulario e o endereco eu troquei um dos numero do endereco. vou ter problemas???Exemplo: o endereco correto e: SQS 108 (que é o endereco da nossa casa) mas eu coloquei SQS 105. Isso eh grave ou nao? vou ter que preencher novamente?

Detalhe: Eu ja enviei, ja paguei e agendei…uiiii

Olá.
Meu marido teve o visto americano negado mes passado. Algum tempo depois percebemos que preenchemos o campo de especificação de trabalho em portugues. O visto pode ter sido negado por isso? Quando podemos tentar um novo visto? Obrigada.

Magda, o formulário do meu marido foi preenchido todo em português, inclusive a especificação de trabalho. o Rafael tem razão de que pode ter sido outra coisa, como falta de comprovação de vínculos.

ah, e ele teve o visto concedido

Comments are closed.