Atenção! A nova lei de imigração do Governo Trump, em vigor desde 2017, mudou as regras de isenção de entrevista, criadas durante o governo Obama. A partir de agora, os critérios para se encaixar no Visa Interview Waiver são:
– Pedir renovação de um visto vencido há menos de 12 meses (antes o prazo era 48 meses)
– Crianças com 13 anos ou menos (antes, adolescentes de 14 ou 15 anos não precisavam comparecer à entrevista. Agora a idade mudou)
– Idosos acima de 80 anos (antes, quem tinha entre 66 e 79 também estava dispensado da entrevista.
À parte das mudanças no perfil de quem se encaixa na isenção, o resto do procedimento continua o mesmo e está descrito no post abaixo, que foi atualizado com as novas regras.
—-
Muita gente tem dúvidas sobre como solicitar o visto americano para crianças ou pessoas idosas porque o procedimento muda um pouco com relação ao padrão. Na verdade, o processo todo se torna bem mais simples, pois menores de 13 anos e 11 meses e maiores de 79 anos e 11 meses não precisam comparecer a uma das etapas obrigatórias para todo o resto do povo: a entrevista do consulado.
Se você é uma dessas pessoas que se enquadram na isenção da entrevista ou precisa tirar o visto para alguém assim, segue um pequeno tutorial sobre como proceder.
Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício e com desconto!.
Menores de 13 e maiores de 80 não precisam fazer a entrevista no consulado
Como eu disse, cidadãos brasileiros que se candidatam a um visto tipo B1/B2 (negócios ou turismo) que tenham até 13 anos de idade ou mais que 80 estão dispensados de comparecer ao consulado dos Estados Unidos para a entrevista. Eles se enquadram no programa de isenção de entrevista do consulado.
Vamos deixar as coisas claras: isso não quer dizer que o visto será automaticamente concedido e nem que o consulado não possa, se achar necessário, convidar essa pessoa para comparecer lá. Eles podem, em casos excepcionais, pedir a presença dessas pessoas, mas isso é muito raro. E a isenção só vale se o solicitante nunca teve o visto recusado antes. Se isso já tiver acontecido, a presença da pessoa no processo é exigida.
Atenção: Adolescentes com 14, 15, 16 ou 17 anos precisam comparecer à entrevista e, por isso, devem seguir o procedimento padrão. Veja nosso tutorial aqui. É recomendável que um dos responsáveis os acompanhem os adolescentes na entrevista, embora isso não seja uma exigência. Caso um dos responsáveis não possa ir, recomenda-se enviar outro adulto com uma carta de autorização dos país firmada em cartório.
Atenção 2: Caso o solicitante já tenha tido um passaporte roubado ou perdido, ele não se qualifica para o programa de isenção de entrevista, a menos que ele já tenha recebido um visto americano depois da ocorrência.
Atenção 3: Se um dos pais da criança tiver passaporte americano, ela não se qualifica para a isenção da entrevista e deve ser agendado tanto o CASV quanto a entrevista consular.
Para solicitar o visto americano com isenção de entrevista, você vai precisar de:
1. Preencher um formulário DS-160. Temos um post explicando como fazer.
2. Pagar a taxa do visto e agendar o dia da visita ao CASV.
3. No dia da visita, um dos pais (também pode ser um despachante ou qualquer pessoa – incluindo parentes, como tios, avós, etc – que puder fazer isso) deve comparecer ao CASV, portando:
– O passaporte brasileiro válido do solicitante – Recibo de pagamento da taxa do visto (MRV) – Página de confirmação do formulário DS-160 – Uma foto recente 5×5 ou 5×7 fundo branco. A foto deve estar de acordo com essas especificações da embaixada. – Se o solicitante estiver renovando o visto, incluir também o passaporte com o visto antigo. – Uma carta de autorização dos país não é obrigatória, mas pode ser incluída como documento de apoio para melhores resultados.
4. Se tudo der certo, o processo acaba aqui. Boa sorte!
Não é necessário apresentar procuração dos pais para entregar a documentação de menores de idade no CASV
Boa noite Natália, vou levar minha neta de 6 anos para Disney, os pais não irão e também não possuem visto americano, estou em dúvida sobre o preenchimento do DS160 para ela, no campo que solicita a renda mensal o que informo?
bom dia meu nome e Camilla, meu marido e meus filhos tem cidadania italiana e iremos para Orlando ,mas eu não tenho a cidadania somente o passaporte Brasileiro , eles irão com o ESTA que e a permissão que os italianos tem. Você acha que seria mais fácil tirar meu visto por eles terem cidadania? obrigada
ola natalia irei tirar o visto da minha neta irei arcar com todos os custos da viagem
preciso levar o pai ou a mae dela para a entrevista no consulado ou então uma autorização dos mesmo ??
obg.
Olá bom dia,
Gostaria de saber se eu posso ir no casv e consulado no lugar dos meu filhos menores?
Olá, estou solicitando visto americano para um amigo de 71 anos e sei que ele não está mais isento de entrevista. Por tratar-se de pessoa simples, já com algumas limitações típicas da idade, ele se sente inseguro em participar sozinho da entrevista no consulado, não que exista qualquer irregularidade no ato. Posso acompanhá-lo na entrevista? Em caso positivo tenho que informar no ato do pedido de visto ou lá, na hora?
Estou indo aos EUA resolver algumas coisas do visto de estudante .Eu estando lá , em uma escola de ingles , posso solicitar um visto de estudante para um amigo que mora aqui no Brasil ?? Ou apenas ele tem que ir também ?? porém ele nao tem visto
Olá! Eu tenho 17 anos, meus tios fizeram um pacote de viagem para a disney ano passado e alguns dias atrás eles me convidaram para ir com eles. Já deve ser a terceira vez que ela viaja para orlando, mas eu nunca viajei, será a primeira, meu pai só irá arcar com as passagens e dinheiro para eu comprar coisas, enquanto o gasto com comida e hospedagem minha tia que assumiria. Tanto minha tia quanto meu tio são doutores bem remunerados em São Paulo, será que haveria alguma dificuldade em conseguir o visto? Moro no norte do país e tenho medo que ele seja negado, pois o custo total seria mais de 2.000 reais com passaporte, visto e passagens para ir ao consulado.
Olá, Natália.
Tenho diversas cunhadas morando nos Estados Unidos. Mencionei somente uma como parente residente lá, que é a única que eu realmente tenho contato próximo. Preciso mencionar todas? Todas estão legalmente fixadas no país.
Olá, adorei seu post.
Eu moro em Curitiba e estou indo viajar pra São Paulo tirar o nosso primeiro visto americano, pra mim pra minha esposa e pro nosso filho de 6 meses, eu sei que ele é isento de comparecer tanto no CASV quando no consulado.
Minha dúvida é o seguinte.
Eu não tenho com quem deixar meu filho posso levar ele no CASV e no consulado (dia da entrevista) conseguirei entrar com ele?
Ola Natália. Parabéns pelo post. Estou com uma dúvida. Estou levando meu sobrinho de 13 anos pra Disney junto com minha família. Eu estou bancando todos os custos da viagem. Os pais dele irão ao CASV em Brasília na quinta para o visto dele e a pergunta é: precisam apresentar algum documento de renda meu (declaração IR, contra cheque, extrato, etc) para comprovar que eu estou pagando? Existe algum risco de não liberarem o visto se não tiverem estes documentos?