Cá estou eu, dois anos e mais de 100 comentários depois, comemorando o fato de que tirar o visto para Índia ficou mais fácil. Pelo menos para turistas. Já estávamos esperando essa novidade há algum tempo. Finalmente, na semana passada o Ministério of Home Affairs indiano anunciou a mudança: agora brasileiros (e viajantes de várias nacionalidades) que vão para lá a turismo podem fazer tudo pela internet, sem aquela confusão de correio, cheque, etc. Enfim, a mudança é boa, mas envolve algumas pegadinhas que é bom ficar atento. Então, bora entender, passo a passo, como conseguir o visto indiano?
1. Quem pode tirar o visto eletrônico para a Índia?
Pessoas cujo objetivo da viagem seja recreativo, turístico, encontrar amigos ou parentes, fazer um pequeno tratamento médico ou uma visita de negócios casual. O aplicante deve escolher uma das três categorias: e-Tourist visa, e-Business Visa and e-Medical visa
É preciso ter as passagens de ida e volta e dinheiro suficiente para sobreviver na Índia no período da visita. Esse visto não é válido para quem pretende visitar uma das áreas de permissão especial.
2. Qual a validade do visto?
O visto de turista é válido para 60 dias a partir da data de chegada na Índia. A entrada dupla (um exemplo: entrar na Índia, sair da Índia e ir para a Tailândia e depois voltar para Índia) é permitida para o e-Tourist visa e e-Business Visa. A entrada tripla é permitida no e-Medical Visa.
A quantidade de dias é bem menor que a validade do visto regular, assim como a possibilidade de múltiplas entradas. Ou seja, se você pretende ficar mais de um mês, deve se aplicar usando o método antigo, através da Embaixada ou Consulado da Índia no Brasil. Temos um post explicando direitinho como fazer isso.
3. Qual a antecedência que devo me aplicar?
No mínimo quatro dias antes da viagem, com uma janela de 120 dias. A Embaixada da Índia dá um exemplo bem claro: “Se você está solicitando o visto online em 1º de setembro, você poderá escolher a data de chegada entre 5 de setembro a 2 de janeiro”.
4. Quanto custa?
US$ 80 por pessoa, fora as taxas do cartão de crédito ou débito, por volta de 2,5%. A taxa deve ser paga no mínimo quatro dias antes da viagem. Uma vez paga, não será reembolsada.
5. Vou viajar com minha família, posso preencher um formulário só para todos?
Não, é um formulário e uma taxa por passageiro.
6. O que vai acontecer quando eu chegar na Índia?
Você deve levar uma cópia impressa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, que será enviada por e-mail). Chegando na imigração, já na Índia, eles vão pegar esse documento, suas informações biométricas e autorizarão sua entrada. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é válida para a entrada em 25 aeroportos: Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bangalore, Calcutá, Calicut, Chennai, Chandigarh, Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum, Varanasi e Vishakhapatnam. Ainda, cinco portos marítmos: Cochin, Goa, Mangalore, Mumbai e Chennai.
É permitido sair do país por qualquer cidade!
7. Posso prorrogar ou renovar esse visto?
O visto de turismo eletrônico pode ser pedido no máximo duas vezes por ano. Ele não pode ser prorrogado ou convertido para outros tipos de visto.
8. Quais são os documentos necessários para fazer a solicitação online?
– Passaporte com no mínimo seis meses de validade. É preciso digitalizar a pagina de identificação do documento (com a foto e dados) e salvar em formato PDF. O tamanho mínimo é de 10kb e o máximo de 300kb.
– Fotografia recente e frontal do rosto com fundo branco. Formato JPEG. Tamanho: Mínimo de 10 Kb / Máximo de 1 Mb. A altura e largura da foto devem ser iguais.
– Você deve preencher o formulário em inglês.
9. Como me aplicar para o Visto de Turista Eletrônico ou Tourist Visa on Arrival?
Entre no site: indianvisaonline.gov.in e clique no quadradinho laranja “Visa On Arrival Application”.
No formulário, além dos documentos solicitados acima você deve preencher seus dados pessoais como endereço, data de nascimento e profissão. Você também precisa indicar o aeroporto que vai entrar na Índia e a data prevista da viagem.
É possível salvar o formulário para terminar de preencher mais tarde. O governo indiano disponibiliza, 24h por dia, um Centro de Apoio de Vistos. O serviço está disponível pelo número +91 11 24300666 ou por email: indiatvoa@gov.in
Quando terminar de preencher tudo, você deve pagar a taxa do visto e só então receberá o ETA por email.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Luíza, bom dia!!
Olha só uma das áreas que eu vou é Srinagar, na Caxemira, logo área restrita.
Eu posso tirar o visto on line para essa área???
Minha viagem é em agosto deste ano, será que já posso tirar o visto??
Acabei de pedir o visto online e consegui pagar normalmente a taxa. Obrigada pelas dicas!
Parabéns pelo blog!
Olá, Poliana.
Só por curiosidade, de qual bandeira é o seu cartão e qual banco emissor? O meu não foi, é Visa emitido pelo BB.
Abraço.
Olá Marcelo!
Paguei com um Visa emitido pelo CityBank.
Fiquei com receio após ler os relatos aqui, de pessoas que não conseguiram mas, foi tudo tranquilo comigo.
O visto chegou em meu email após 12 horas.
Abc.
Humm, bom saber!
Obrigado!
Abraço
Olá. O trabalho de vcs é incrível e já todas as matérias sobre a Índia. Minha viagem esta marcada para o dia 31… porém não consigo realizar o pagamento. Já fiz de tudo, autorizar no banco, tentar débito e crédito… alguma sugestão? abraços.
Luiza, sobre a antecedência para preenchimento do formulário, só pode ser entre 4 e 30 dias antes da viagem (chegada na Índia)?
Obrigado!
Olá, isso mesmo, vc deve aplicar o visto com no máximo 30 dias e no minimo 4 dias antes da sua chegada na India, porém o seu visto só começa a valer a partir do dia que vc entra no País ou seja, a partir começa a correr os 30 dias, apliquei o meu a pouco tempo, é super simples e eles respondem em menos de 3 dias! Boa sorte
Luiza,
Sabe se esse visto permite mais de uma entrada no país dentro desses 30 dias? Vou em janeiro, passo alguns dias no Nepal e depois volto. Não consegui a informação pelo atendimento direto.
Luiza,tudo bem?
Estou indo para India, Nepal e Lukla até Namche Bazaar em abril, nunca viajei sozinha mas irei só com ajuda de uma agência especializada.
Tenho muitas dúvidas, sei que comer na Índia é complicado, pode dar algumas dicas de lugares para comer na Índia e Nepal?
Já foi para Lukla? Poderia dar dicas?
Agradeço a atenção!!!!
Mércia
Olá pessoal!
Encontrei seu site fazendo buscas pelo google e quero dar-lhes os parabéns!
Muito legal!
Até comprei o livro Roteiros da Índia!
Então, iremos (minha mulher, filhão e eu) para Delhi dia 31/12, chegando lá dia 01/01/15 pela manhã,com escala em Dubai.
Ficamos até dia 17/01, quando, pela manhã, voltamos para Dubai, onde ficaremos até dia 21/01.
No livro, obviamente, não há nenhum roteiro que inclua Khatmandu, e nós gostaríamos de visitar, tanto essa cidade quanto Khajuraho.
Vocês poderiam nos ajudar com o roteiro?
Lógico que gostaríamos de viajar de trem em alguns trechos mas, segundo suas dicas seria necessário muito mais tempo para reservar, né?
Também se tiverem dicas para os dias em Dubai (eu e minha mulher já estivemos lá, mas o filho de 17 não) seria legal.
Obrigado pela atenção!
Valdir
Gente, amo o site de vcs e posts como esse, por isso peço pelo amor de Deus: FAÇAM UM COM O VISTO PRA CHINA haha um despachante quer cobrar o olho da cara pra me ajudar. Sei que posso fazer isso sozinho, só preciso saber como. Se alguém tiver dicas e já tiver feito, por favor me ajuda!
Caros amigos – podem utilizar estes sistema se sua viagem se encaixa nos requisitos e cuide para fazer só perto da viagem (uns 20 dias, pois se der errado ainda dará tempo para fazer pelo sistema do Consulado), mas dará certo, pois ontem utilizei o sistema, recebi emails confirmatórios e o “aplication form” já com a foto incluída na última etapa. Hoje recebi (4/12/14) recebi o email final com o visto. O pagamento via o cartão de crédito também foi normal com o processo de compra internacional. Antes de iniciar o preenchimento da ficha, que pede dados normais, prepare a foto e a cópia da página inicial do passaporte num arquivo no computador, sendo o mais chato é fazer a cópia da página do passaporte se o escaner que utilizares não fizer logo o arquivo em “pdf”, senão um bom sistema é o PDF24 Creator, que mesmo assim precisa ser regulado para não exceder o tamanho de 300Kb. Abraços e boa viagem!!!
Eu já havia lido sobre isso no site da embaixada. Liguei para lá semana passada e um atendente super mal educado me disse que a última maneira de tirar o visto era por correio.
Ontem mandei todos os documentos para São Paulo, pelo visto a toa…