Cá estou eu, dois anos e mais de 100 comentários depois, comemorando o fato de que tirar o visto para Índia ficou mais fácil. Pelo menos para turistas. Já estávamos esperando essa novidade há algum tempo. Finalmente, na semana passada o Ministério of Home Affairs indiano anunciou a mudança: agora brasileiros (e viajantes de várias nacionalidades) que vão para lá a turismo podem fazer tudo pela internet, sem aquela confusão de correio, cheque, etc. Enfim, a mudança é boa, mas envolve algumas pegadinhas que é bom ficar atento. Então, bora entender, passo a passo, como conseguir o visto indiano?
1. Quem pode tirar o visto eletrônico para a Índia?
Pessoas cujo objetivo da viagem seja recreativo, turístico, encontrar amigos ou parentes, fazer um pequeno tratamento médico ou uma visita de negócios casual. O aplicante deve escolher uma das três categorias: e-Tourist visa, e-Business Visa and e-Medical visa
É preciso ter as passagens de ida e volta e dinheiro suficiente para sobreviver na Índia no período da visita. Esse visto não é válido para quem pretende visitar uma das áreas de permissão especial.
2. Qual a validade do visto?
O visto de turista é válido para 60 dias a partir da data de chegada na Índia. A entrada dupla (um exemplo: entrar na Índia, sair da Índia e ir para a Tailândia e depois voltar para Índia) é permitida para o e-Tourist visa e e-Business Visa. A entrada tripla é permitida no e-Medical Visa.
A quantidade de dias é bem menor que a validade do visto regular, assim como a possibilidade de múltiplas entradas. Ou seja, se você pretende ficar mais de um mês, deve se aplicar usando o método antigo, através da Embaixada ou Consulado da Índia no Brasil. Temos um post explicando direitinho como fazer isso.
3. Qual a antecedência que devo me aplicar?
No mínimo quatro dias antes da viagem, com uma janela de 120 dias. A Embaixada da Índia dá um exemplo bem claro: “Se você está solicitando o visto online em 1º de setembro, você poderá escolher a data de chegada entre 5 de setembro a 2 de janeiro”.
4. Quanto custa?
US$ 80 por pessoa, fora as taxas do cartão de crédito ou débito, por volta de 2,5%. A taxa deve ser paga no mínimo quatro dias antes da viagem. Uma vez paga, não será reembolsada.
5. Vou viajar com minha família, posso preencher um formulário só para todos?
Não, é um formulário e uma taxa por passageiro.
6. O que vai acontecer quando eu chegar na Índia?
Você deve levar uma cópia impressa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, que será enviada por e-mail). Chegando na imigração, já na Índia, eles vão pegar esse documento, suas informações biométricas e autorizarão sua entrada. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é válida para a entrada em 25 aeroportos: Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bangalore, Calcutá, Calicut, Chennai, Chandigarh, Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum, Varanasi e Vishakhapatnam. Ainda, cinco portos marítmos: Cochin, Goa, Mangalore, Mumbai e Chennai.
É permitido sair do país por qualquer cidade!
7. Posso prorrogar ou renovar esse visto?
O visto de turismo eletrônico pode ser pedido no máximo duas vezes por ano. Ele não pode ser prorrogado ou convertido para outros tipos de visto.
8. Quais são os documentos necessários para fazer a solicitação online?
– Passaporte com no mínimo seis meses de validade. É preciso digitalizar a pagina de identificação do documento (com a foto e dados) e salvar em formato PDF. O tamanho mínimo é de 10kb e o máximo de 300kb.
– Fotografia recente e frontal do rosto com fundo branco. Formato JPEG. Tamanho: Mínimo de 10 Kb / Máximo de 1 Mb. A altura e largura da foto devem ser iguais.
– Você deve preencher o formulário em inglês.
9. Como me aplicar para o Visto de Turista Eletrônico ou Tourist Visa on Arrival?
Entre no site: indianvisaonline.gov.in e clique no quadradinho laranja “Visa On Arrival Application”.
No formulário, além dos documentos solicitados acima você deve preencher seus dados pessoais como endereço, data de nascimento e profissão. Você também precisa indicar o aeroporto que vai entrar na Índia e a data prevista da viagem.
É possível salvar o formulário para terminar de preencher mais tarde. O governo indiano disponibiliza, 24h por dia, um Centro de Apoio de Vistos. O serviço está disponível pelo número +91 11 24300666 ou por email: indiatvoa@gov.in
Quando terminar de preencher tudo, você deve pagar a taxa do visto e só então receberá o ETA por email.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Olá pessoal, tudo bem? Eu estou indo para Índia no dia 29 de Junho e vou ficar até o dia 27 de Julho. Quando devo pedir o visto? Não estou entendo muito bem hahah
Voce conseguiu ?
PARABÉNS!!!
Seus posts sobre vistos são o máximo! Simples, completos e atualizados!
Muito obrigada! Me ajudaram muito!
Estou c uma urgência, fizemos o procedimento tradicional de enviar o passaporte e não conseguir o visto, segundo um amigo meu, eu não consegui pq coloquei como profissão de fotógrafo e que estava indo a trabalho. Alguém tem uma dica para que eu possa reverter essa situação? Obrigado
Olha Leo, eu consegui o visto, com auxílio de pessoas que conhecem o processo. Pelo que entendi, para conseguir o visto se você vai ficar menos que os 30 dias, é só pedir o visto de turismo, e não indicar nada de “diferente”, tipo, que é jornalista, militar, filho de paquistaneses etc. Assim o visto é praticamente certo. Mas se seu tempo é muito curto, talvez tenha que ir até brasília pegar o de emergência, que sai no mesmo dia, mas as taxas são mais altas.
Olá pessoal, parabéns pelo Blog, excelente, cheio de informações relevantes que ajudam muito quem quer viajar… Tenho uma dúvida quanto ao visto eletrônico: vi que ele é válido por 30 dias, mas dá pra entrar na Índia mais de uma vez ou é entrada única? Porque minha esposa e eu pretendemos ir pra Deli e algumas cidades, ir até o Nepal e voltar pra Deli para depois prosseguirmos para a Thailandia. Será possível ou vamos ter de refazer nosso roteiro? Estamos iniciando uma volta ao mundo e a previsão é que estaremos chegando na Índia perto de 15 de julho… Se puderem me ajudar eu agradeço… Forte abraço!!!
Olá, Michel.
Não é possível. O visto eletrônico só permite uma entrada no país. Mesmo que vc tente tirar outro visto eletrônico ao sair do país, não é permitido pois existe um período mínimo de intervalo entre as solicitações desse tipo. Se vc pretende ter o visto com múltiplas entradas, o jeito é recorrer ao procedimento normal.
Abraço.
Obrigado Marcelo… Vamos refazer o trajeto e entrar na India uma só vez, solicitando o visto online… Agradeço novamente e parabéns pra todos pelo blog!!!
saberia dizer qual o intervalo?
saberia dizer qual o intervalo entre os dois vistos?
Olá. Estou viajando para a Índia no próximo mês, porém, ao tentar fazer o procedimento para tirar o visto de turismo on-line, aquele de 30 dias, a ETA, não to conseguindo. Estão me remetendo ao procedimento de retirada normal. Não entendi…
Willton, você conseguiu ?
Vou para a índia no dia 01/05/15
Estou tentando pagar a taxa mas não tá dando certo. Parece que o site deles não consegue receber o pagamento pelo cartão. Foi isso que aconteceu com você ?
Oi Voce conseguiu ? Se sim, como?
Eu também tenho uma dúvida sobre a foto. Eu devo tirar uma foto 5×5 colorida ou preto e branco? É só digitalizar e enviar?
Estou muito agradecida todas as informações de vocês são otimas! Eu também estou tentando tirar o visto on line salvei e não sei como proceder para localizar minha ficha já preenchida e dar continuidade . Eu recebi um código. Mas não sei acessar.
oi, ola…
tenho sido leitor do blog a bastante tempo, agradecido pelas inumeras dicas sobre a india… mas ha uma pergunta que nao achei a resposta.
Moro atualmente em Paris, e pretendo ir pra India em dezembro proximo,
antes de vir pra Franca, entrei em contato com o consulado da India em SP/BH fazendo a seguinte pergunta:
eu posso tirar o visto pra India morando em outro pais? ou seja posso ir ate o consulado aqui de Paris e pedir o visto, mesmo sendo Brasileiro?
a resposta foi das atendentes nas duas capitais (SP/BH) foi SIM
e aqui estou eu ja na segunda fase de preparacao pra mochilada de tres meses pela india, e resolvi perguntar a vcs, essa informacao que recebi procede?
nao entrei em contato ainda com o consulado aqui de Paris, oque seria o mais correto, mas enfim… se puderem ajudar.
Merci!
Olá Luiza estou amando as dicas de vocês, tem me ajudado mt e sem querer abusar gostaria de mais uma ajuda :), pretendo visitar nova delhi, jaipur, agra, madurai, amritsar, khajuraho, varanasi. Qual seria a melhor ordem para visitá-los começando por nova delhi? E quais trexos seria melhor ir de trem ou avião?
Muito obrigada por toda a ajuda até agora ^^. Estarei indo somente eu e minha mãe e ando mt preocupada com os casos de estupro que continuam surgindo, qualquer outra dica com relação a isso também agradeço, estamos programando para novembro desse ano 😉
Pessoal todo o trabalho que tive para tirar o visto valeu a pena! Hoje é meu último dia na India e eu queria ficar muito mais!! Tudo muito fantástico… ja mudei meus destinos de europa por retornos a India.
Como vc conseguiu o visto??? Estou doida tentando pagar e nao consigo