Cá estou eu, dois anos e mais de 100 comentários depois, comemorando o fato de que tirar o visto para Índia ficou mais fácil. Pelo menos para turistas. Já estávamos esperando essa novidade há algum tempo. Finalmente, na semana passada o Ministério of Home Affairs indiano anunciou a mudança: agora brasileiros (e viajantes de várias nacionalidades) que vão para lá a turismo podem fazer tudo pela internet, sem aquela confusão de correio, cheque, etc. Enfim, a mudança é boa, mas envolve algumas pegadinhas que é bom ficar atento. Então, bora entender, passo a passo, como conseguir o visto indiano?
1. Quem pode tirar o visto eletrônico para a Índia?
Pessoas cujo objetivo da viagem seja recreativo, turístico, encontrar amigos ou parentes, fazer um pequeno tratamento médico ou uma visita de negócios casual. O aplicante deve escolher uma das três categorias: e-Tourist visa, e-Business Visa and e-Medical visa
É preciso ter as passagens de ida e volta e dinheiro suficiente para sobreviver na Índia no período da visita. Esse visto não é válido para quem pretende visitar uma das áreas de permissão especial.
2. Qual a validade do visto?
O visto de turista é válido para 60 dias a partir da data de chegada na Índia. A entrada dupla (um exemplo: entrar na Índia, sair da Índia e ir para a Tailândia e depois voltar para Índia) é permitida para o e-Tourist visa e e-Business Visa. A entrada tripla é permitida no e-Medical Visa.
A quantidade de dias é bem menor que a validade do visto regular, assim como a possibilidade de múltiplas entradas. Ou seja, se você pretende ficar mais de um mês, deve se aplicar usando o método antigo, através da Embaixada ou Consulado da Índia no Brasil. Temos um post explicando direitinho como fazer isso.
3. Qual a antecedência que devo me aplicar?
No mínimo quatro dias antes da viagem, com uma janela de 120 dias. A Embaixada da Índia dá um exemplo bem claro: “Se você está solicitando o visto online em 1º de setembro, você poderá escolher a data de chegada entre 5 de setembro a 2 de janeiro”.
4. Quanto custa?
US$ 80 por pessoa, fora as taxas do cartão de crédito ou débito, por volta de 2,5%. A taxa deve ser paga no mínimo quatro dias antes da viagem. Uma vez paga, não será reembolsada.
5. Vou viajar com minha família, posso preencher um formulário só para todos?
Não, é um formulário e uma taxa por passageiro.
6. O que vai acontecer quando eu chegar na Índia?
Você deve levar uma cópia impressa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, que será enviada por e-mail). Chegando na imigração, já na Índia, eles vão pegar esse documento, suas informações biométricas e autorizarão sua entrada. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é válida para a entrada em 25 aeroportos: Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bangalore, Calcutá, Calicut, Chennai, Chandigarh, Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum, Varanasi e Vishakhapatnam. Ainda, cinco portos marítmos: Cochin, Goa, Mangalore, Mumbai e Chennai.
É permitido sair do país por qualquer cidade!
7. Posso prorrogar ou renovar esse visto?
O visto de turismo eletrônico pode ser pedido no máximo duas vezes por ano. Ele não pode ser prorrogado ou convertido para outros tipos de visto.
8. Quais são os documentos necessários para fazer a solicitação online?
– Passaporte com no mínimo seis meses de validade. É preciso digitalizar a pagina de identificação do documento (com a foto e dados) e salvar em formato PDF. O tamanho mínimo é de 10kb e o máximo de 300kb.
– Fotografia recente e frontal do rosto com fundo branco. Formato JPEG. Tamanho: Mínimo de 10 Kb / Máximo de 1 Mb. A altura e largura da foto devem ser iguais.
– Você deve preencher o formulário em inglês.
9. Como me aplicar para o Visto de Turista Eletrônico ou Tourist Visa on Arrival?
Entre no site: indianvisaonline.gov.in e clique no quadradinho laranja “Visa On Arrival Application”.
No formulário, além dos documentos solicitados acima você deve preencher seus dados pessoais como endereço, data de nascimento e profissão. Você também precisa indicar o aeroporto que vai entrar na Índia e a data prevista da viagem.
É possível salvar o formulário para terminar de preencher mais tarde. O governo indiano disponibiliza, 24h por dia, um Centro de Apoio de Vistos. O serviço está disponível pelo número +91 11 24300666 ou por email: indiatvoa@gov.in
Quando terminar de preencher tudo, você deve pagar a taxa do visto e só então receberá o ETA por email.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Oi Luiza! Grata por suas informacoes!
Quanto tempo leva, mais ou menos, para eles darem um retorno sobre o visto ser ou nao aprovado? Eles só liberam o visto com pagamento efetuado? E se eu pagar a taxa e o visto nao for aprovado, isso pode acontecer?
Obrigada!
Estou lendo o post e tem dizendo que para o e-visa precisa provar que pode se manter por lá nos 60 dias … pra quem vai ficar mais do que 60 dias tem que provar na embaixada tbm q pode se sustentar por lá?
Olá! Estou fazendo meu visto e estou na duvida do que colocar no campo “Place of Issue” na seção Passport Details . Sabem me dizer o que é? Não tem esse campo exato no meu passaporte…
Bom dia!
Vou viajar pra India saindo de Portugal a 9 de Outubro, chego em Mumbai já dia 10 de Outubro. Ao preencher o formulário e-visa, no campo “expected date of arrival” coloquei a data do dia 9/10, que é na realidade a data da viagem e não a data da chegada. No entanto, consultando o formulário que imprimi no final, esse mesmo campo já aparece com o descritivo “journey date”, que é a data da viagem. Que data é normal colocar? A da viagem ou a da chegada? Coloquei a da viagem (9/10), será que vou ter algum tipo de problema na chegada (10/10)? Se alguém puder me ajudar agradeço imenso. Obrigada!
Olá Luiza,
O processo mudou um pouco…
E facilitou ainda mais nossa vida!
Os candidatos dos países / territórios elegíveis podem aplicar no mínimo 4 dias antes da data de chegada com uma janela de 120 dias. Exemplo: Se você estiver aplicando no 1 ° de setembro, o candidato pode selecionar a data de chegada de 5 de setembro a 2 de janeiro.
E
e-Tourist Visa: Permite estada de no máximo 60 dias na Índia com até duas entradas no país.
Conforme:
https://indianembassy.org.br/servicos-consulares/vistos/
Obrigado, pela grande ajuda, valeu.
Olá Luiza!
Sou brasileira, não tenho passaporte ainda, mas logo vou tirar. Depois de tirado, pretendo ir em breve para Portugal e de lá para a Índia. O que devo fazer já que para ir a Portugal não precisa de visto mas para ir a Índia estando no Brasil ou em Portugal precisa do visto? Devo tirar o visto para a Índia ainda no Brasil ou em Portugal?
E o certificado internacional de vacinação, tirando aqui no Brasil, é valido para qualquer país?
Obs: Tenho uma amiga que mora em Portugal, em Dezembro ela virá ao Brasil e voltará em Janeiro. Pretendo ir com ela para Portugal, mas não sei quanto tempo ficarei lá.
Fiz todo o cadastro e chega na hora do pagamento dá erro. Como procedo?
Olá preciso fazer 4 vistos. Sabe me dizer se posso usar o mesmo e-mail,em cada solicitação?
Oi, preciso de ajuda, alguém sabe me informar, eu tirei o visto porque minha viagem mudou de janeiro, para fevereiro porque pra sair meu visto demorou quase 20 dias, agora está muito mais burocrático, enfim, ele vai expirar em março, só que eu tive problemas familiares e tive que mudar minha data de ida para o mês que vem (março), enfim, mesmo com o meu visto ainda valido por poucos dias, eu posso pedir outro antes dele expirar ou preciso esperar ele expirar para solicitar de novo ?