Um dos voos mais bonitos que você pode fazer na América do Sul. Pelo menos se for durante o dia e o tempo não estiver encoberto. A rota entre Brasil e Chile, operada por GOL, TAM, LAN e a low cost chilena Sky Airline, te dá um motivo especial para ficar na janelinha: a Cordilheira dos Andes. Fui ao Chile duas vezes, em 2012 e 2015. Mas foi só na segunda vez que testemunhei a beleza da cadeia de montanhas sul-americana. De quebra, ainda testei o voo da Gol para Santiago.
Como essa é uma das rotas mais procuradas por brasileiros, principalmente na temporada de neve, resolvi fazer uma avaliação do voo da Gol. E com direito a muitas fotos da cordilheira, claro.
Veja também: O que fazer em Santiago, no Chile
A Gol tem quatro voos diretos e diários entre São Paulo e Santiago. Eu peguei o voo Gol 7660, que deixa Guarulhos às 10h30, chegando em Santiago às 14h40. Já o voo Gol 7662 deixa São Paulo às 20h50 e chega em Santiago às 01h10.
No sentido contrário, o voo Gol 7661 sai às 07h45 de Santiago e chega em Guarulhos às 11h40. A segunda opção de volta é o voo 7663, que sai do Chile às 15h35 e chega no Brasil às 19h15 (eu voltei nesse).
Todos os voos são em Boeings 737-800, com capacidade para 187 passageiros. Não espere muita diferença em relação aos voos domésticos da Gol.
Como eu estava viajando a convite do Valle Nevado, o check-in foi feito em grupo. Depois de passarmos por todos os procedimentos burocráticos do aeroporto, fomos para a sala de embarque. Vale lembrar que não é preciso ter passaporte para ir ao Chile (assim como em boa parte da América do Sul). Apenas o RG, em bom estado e com uma foto atual, basta. O voo saiu pontualmente, como parece ser comum pelo histórico do Flightaware, que para essa rota mostra atrasos de no máximo 10 minutos (em média).
A cadeira era relativamente confortável e eu não me senti uma sardinha enlatada – e olha que eu fui na assento do meio. Por outro lado, o avião não tem entretenimento de bordo, só mesmo a revista da Gol.
Ache passagens em promoção para o Chile
Poucos minutos depois que deixamos São Paulo, o comandante, de forma simpática, explicou qual era a rota do voo. O avião sai do Brasil no Paraná, perto de Foz do Iguaçu, cruza toda a Argentina, passando por cima das regiões de Córdoba e Mendoza, e por fim sobrevoa a Cordilheira dos Andes. Essa é a hora mais esperada.
Mas vamos falar da comida. Ao contrário dos voos nacionais da Gol, há uma refeição. As opções foram uma massa ou um frango, ambos acompanhados por um pãozinho e uma sobremesa. Eu comi a massa. Não é a coisa mais apetitosa do mundo, mas deu para enganar a fome até a hora de chegar em Santiago.
Outra coisa importante: os comissários de bordo entregam um papel de imigração do Chile. É preciso preenchê-lo e entregá-lo na entrada do país. Um canhoto do documento será devolvido para você. Não perca esse documento. Você precisará dele para deixar o Chile.
O voo não é exatamente longo, mas como não há entretenimento de bordo, depois do almoço bate um certo tédio. Tentei dormir. A Gol dá um cobertor e um travesseiro para cada passageiro. Só acordei no ponto alto da viagem. A Cordilheira dos Andes. Ó:
São alguns minutos sobrevoando as montanhas. O Comandante fez questão de acordar todo mundo e mandou a gente olhar pela janela. Ele ainda mostrou o Aconcágua, o ponto mais alto do mundo fora da Ásia. A viagem pelo Chile já começa ali.
Dizem que esse trecho tem muita turbulência, por conta do vento e das montanhas. Notei isso mais na volta que na ida. Foi também na volta que eu tirei as fotos das montanhas, já que consegui voltar na janelinha.
Quando as montanhas somem, Santiago aparece. É questão de minutos até chegar ao aeroporto da capital chilena.
Voo da Gol para Santiago: Vale a pena?
É um voo relativamente curto, então o entretenimento de bordo não chega a fazer muita falta (mas faz). A comida, se não é um banquete, também não decepciona. Mas a maior vantagem mesmo é no bolso, já que os preços da Gol costumam ser bons.
Outra empresa com bons preços para esse trecho é chilena Sky Airline. Nunca voei com eles, mas você acha uma avaliação dessa companhia aérea no blog Sundaycooks.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Chile. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.
Boa noite!!! Gostei muito das dicas, estou indo eu e meu namorado para Santiago em Abril ficarei lá 4 dias e queria mais informações de onde vale a pena visitar e se em um dia da pra fazer vários passeios e se alguém sabe me informar se no período de 22 de Abril como estará o clima em Santiago e que tipo de roupa devemos levar… Desde já agradeço
Estivemos (eu e minha esposa)agora em janeiro de 2016 em Santiago e arredores e demos sorte por tinha poucas nuvens deu para fotografar bastante a cordilheira dos Andes que mesmo no verão tem pontos de neve nos picos. Santiago é sensacional, muitos pontos de visitas ficamos hospedados no bairro da Providência (sensacional). Alguns locais para serem visitados são: Mercado Central onde tem um caranguejo enorme e muito caro porém dá para 4 pessoas comerem, O mirante do prédio mais da America Latina (Costanera Center) com visão total da cidade nos 360°, e dê um pulinho na Isla Negra onde tem a casa Preferida do Neruda e onde êle e a esposa estão sepultados e uma vista fabulosa do Oceano Pacífico, desculpe eu me alongar, porém vale a pena visitar estes locais. e valeu algumas dicas que eu li no seu blog.
Abraços e continue dando dicas.
Adorei as dicas, estou planejando a viagem nas férias para o Chile e sou completamente louca para conhecer o Deserto. Você foi ao Atacama? Até o momento não encontrei nenhum post quanto ao assunto, o que é uma pena.
Obrigada!
Bom dia! Quero parabenizar pelos excelentes roteiros e dicas. Minha primeira viagem ao Chile será em fevereiro/2016. Planejei começar o roteiro com 5 dias em Santiago e depois 3 dias em Puerto Varas (dias de descolamentos não inclusos). Minha preocupação é: no final da viagem teria um voo de Puerto Varas chegando em Santiago ás 9:15 (LAN). Meu voo para o Brasil pela Gol seria no mesmo dia ás 14:30. Será que devo antecipar a volta de Puerto Varas em um dia ou posso ter problemas? Ou deveria inverter o roteiro?
Posso embarcar apenas com RG? Vi em alguns sites que ele deve ter sua expediçao inferior a 5 anos, é isso mesmo?
Legal saber de mais um post falando bem da GOL!!! Voarei pra lá em agosto! A Smiles está com promoção por 6000 milhas ida e 6000 milhas volta, pela GOL, consegui reservar a poltrona da janelinha… Irei no vôo da noite mas o da volta vai ser de tarde, se a névoa deixar vou tirar bastante fotos!!! Indicam algum passeio legal por lá? Já fechei por aqui a visita nas estações de ski e passeio a Vina Del Mal e Valparaiso, mas queria outros por la. Ficarei de 05 a 11/08.
Não quero perder o a vista para Cordilheira dos Andes, em qual lado devo me sentar na ida?
Eu gosto de ir na esquerda na ida e na volta =)
A foto que eu usei nesse post abaixo foi na volta
https://www.vounajanela.com/vamos-conversar/viajar-e-bem-mais-que-uma-linda-foto-nas-redes-sociais/
Acabei de passar o feriado em Santiago e fomos de Sky. Foi minha primeira vez na companhia e gostei bastante! A única coisa realmente ruim é o espaço das poltronas, é realmente BEM apertado, mas dá pra sobreviver as pouco mais de 3 horas de voo. A comida é muito boa (em se tratando de comida de avião), os preços são bons e eu gostei muito dos horários dos voos. A ideia era aproveitar o máximo o feriado de 4 dias… A ida foi na quinta as 7:20 da manhã, chegando lá pouco depois das 11hs e a volta saiu de lá as 23:55 do domingo, chegando em GRU 3:20. Conseguimos aproveitar muito bem o tempo!
A parte triste é que logo que nos aproximamos das cordilheiras começou a maior névoa e quase não deu pra ver nada… 🙁
Mais um motivo pra voltar!!! hahaha
Eu já fiz essa rota na LAN (Boeing 787 Dreamliner) e na Sky (A319). Na LAN o vôo é impecável, o serviço deles é muito bom e o Dreamliner é um avião excepcional. Janelas maiores, menor ruído interno e entretenimento de bordo. Na SKY só a comida era boa. A319 ex-Easyjet apertadíssimo e sem entretenimento. Um sufoco! Em breve vou publicar esses dois reviews no meu blog.
Ai eu estou louca para voar para Santiago só para ver as cordilheiras – ok não só por isso, mas é um motivo bem grande – pena que quando for para lá terei de ir de noite!