O Leste Europeu está na área de influência da Rússia depois da Segunda Guerra até o fim da URSS. Ou seja, os Bálcãs, os Bálticos, o centro europeu, o Cáucaso e a Belarus.
O Leste Europeu é seguro para viajantes, sendo apenas necessário cuidar dos pertences para evitar furtos e manter sempre o passaporte num local seguro.
É obrigatório nos países Schengen: Hungria, República Tcheca, Letônia, a Lituânia, Estônia e Polônia. Além disso, é muito recomendável em qualquer viagem.
Vistos
Os países do Leste Europeu têm acordos de isenção de visto para brasileiros. Ou seja, podemos viajar como turistas por até 90 dias apenas com um passaporte válido por no mínimo seis meses.
A maior parte dos países do Leste Europeu não adota o Euro, mas essa ainda é a melhor moeda para levar nessa viagem. O melhor lugar para trocar costuma ser em casas de cêmbiio no centro
Os trens são lentos e caros no Leste Europeu. Ônibus costumam se melhores. Aluguel de carro é uma opção, mas cheque se a empresa permite que você cruze fronteiras sem pagar taxas
Use e abuse do Google Tradutor, especialmente aquela função que traduz até fotografia, para lidar com os idiomas incompreensíveis e o alfabeto cirílico.
Orçamento
Em média, um mochileiro pode gastar entre 35 a 45 euros por dia, incluindo tudo. Já um viajante que gosta de mais conforto consegue gastar entre 45 a 55 euros por dia.