O trem é o método mais rápido e confortável de fazer a viagem: você já chega e sai no centro, não precisa chegar horas antes na estação e não tem restrição de bagagem. O problema é que sai caro, a não ser que você compre com antecedência.
Vale a pena alugar carro se você quiser aproveitar para visitar outros lugares no caminho. A diária gira em torno de 10 a 20 euros. O valor dos pedágios entre as duas cidades fica em torno de €25. Ainda, acrescente o valor da gasolina: uns 30 euros.
Contratar um transfer é uma boa opção para grupos, para quem não quer alugar carro, ou carrega muitas malas, como quem vem de mudança ou intercâmbio. Custa a partir de 200 euros.
A TAP tem 13 voos diários entre as cidades. O voo dura cerca de 1 hora – mas considere que a viagem toda leva três ou quatro horas, dada a necessidade de chegar com antecedências no aeroporto. O preço médio da tarifa é 45 euros.
Em geral, ir Porto a Lisboa de ônibus é a opção mais barata, principalmente para quem compra de última hora. A viagem dura de 3h30 a 4h. Os ônibus são confortáveis e a maioria deles tem wi-fi. O valor da passagem fica entre 9 e 19 euros.