No meu roteiro de 1 dia, saímos do Porto por volta das 10h. No caminho para o Gerês, fizemos uma parada no Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, que fica no alto de um morro e tem vistas panorâmicas do mar e da cidade.
Sistelo é uma aldeia típica portuguesa: pequena e charmosa, com belas paisagens nos arredores. A aldeia também ganhou fama por conta da construção dos Passadiços de Sistelo, trilhos de madeira que seguem parte do curso do rio Vez.
Bem no alto da montanha, é possível ver parte do vale do rio Vez e as paisagens em terraços. A estrada é lindíssima, mas bastante estreita. Algumas pessoas chegam até lá a pé, seguindo o trilho das Brandas de Sistelo.
Em Lindoso encontra-se o maior conjunto de espigueiros do Gerês - curiosas construções que serviam para secar as espigas de milho, mantendo-as longe da humidade do chão e de roedores. Além disso, na aldeia também existe um castelo com belas vistas dos arredores.
Seguindo pela barragem do Alto Lindoso, em menos de 20 minutos você chega a Soajo, outra pequena aldeia que também é famosa pelos espigueiros e o centrinho com construções de pedra. Nos arredores Soajo você encontra praias fluviais como Poço Negro.
No fim da tarde, pegamos a estrada de volta para o Porto. No caminho, paramos para jantar em Ponte de Lima, uma das cidades medievais mais antigas de Portugal. Jantamos na divertida Tasca das Fodinhas, circulamos pela cidade e terminamos a viagem.