Imagine que você é o prefeito de uma cidadezinha no minúsculo País de Gales, lá pelos anos de 1860. Você vê turistas passando pela sua cidade, pela linha férrea recém criada em Chester, em direção a outros destinos na Ilha de Anglesey, e pensa: poxa, o que será que eu posso fazer para atrair essas pessoas para cá? Então, você tem uma ideia.
Colocar, no nome da vila, todas as atrações que você vai encontrar por lá. E, de quebra, chamar a atenção das pessoas, não pela qualidade dessas atrações, mas pelo tamanho do seu nome:
A Igreja de Santa Maria (Llanfair) no Vale (pwll) da avelaneira branca (gwyn gyll) próximo (go ger) ao rápido redemoinho (y chwyrn drobwll) e a Igreja de São Tysilio (Llantysilio) da gruta vermelha (gogogoch)
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. nem adianta tentar, não dá para pronunciar o nome dessa vila no País de Gales, com tantas consoantes que fazem um nó na nossa cabeça. O que, para nós, tem aparentemente 58 letras, para esse idioma de origem celta são “apenas” 51, já que -ll- e -ch- contam como uma letra só.
Saiba mais sobre o País de Gales:
• 12 motivos para visitar o País de Gales
• 5 aventuras imperdíveis no País de Gales
• 5 castelos para conhecer no País de Gales
O nome enorme está lá, na estação de trem, para que todos os que passem por ali tenham a curiosidade de descer e descobrir as surpresas desse título. Antes do batizado, o nome era grande, mas nem tanto: Llanfair Pwllgwyngyll. Hoje em dia, as placas na estrada indicando a direção para a cidade dizem Llanfairpwll ou Llanfair.
Mas a cidade mesmo não tem nada para visitar. São pouco mais de três mil habitantes. Eu estive lá em julho de 2017, a convite do Visit Wales, e a única parada interessante é a estação de trem de Llanfair, onde você encontra placas com o nome inteiro. Ou seja, a jogada de marketing deu tão certo, mas tão certo, que até hoje tem gente que visita a vila só pelo nomão. E pela foto ou vídeo no Instagram: não deixe de pedir para algum galês pronunciar o nome para você.
Lugares com nomes muito compridos
Leia também:
• 38 cidades com nomes engraçados
• 23 atrações turísticas absolutamente bizarras
Em tempo, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch pode até ser a cidade de nome mais comprido, mas é apenas o segundo lugar batizado com o nome mais longo do mundo.
Esse título vai para “Taumata whakatangi hangakoauau o tamatea turi pukakapiki maunga horo nuku pokai whenua kitanatahu”, uma colina que fica na Ilha Norte da Nova Zelândia. O nome em maori significa: “o lugar onde Tamatea, o homem com grandes joelhos, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como o comedor de terra, tocou sua flauta para sua amada.” São 85 letras!
E o terceiro lugar fica com Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg. Trata-se de um lago, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, também conhecido como Lago Webster. A língua do nome é nipmuc, um idioma indígena, e a tradução é “local de pesca que está na divisa e é um lugar neutro de encontro”. Como vocês podem imaginar, fica na divisa do estado com Connecticut. São 45 letras e também o nome de lugar mais longo nos Estados Unidos.
Inscreva-se na nossa newsletter
cada vez melhor seu (nosso) blog , parabens.
Mas gostaria de fazer um pedido: me inscrevi para ser assinante , mas não reivindiquei o roteiro de viagem. Poderia faze-lo agora????
se possível ai vai meu email para conferencia e envio.:
Grato
Amei!!!
Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.
Parabéns!!!
Posso compartilhar esse post no meu facebook?
Quero compartilhar com as minhas amigas!
Obrigada Nathalia!
Pode compartilhar o link no Facebook sim. Desde que você não copie e cole o texto (e não o link), tudo certo!