Hotel, hostel ou apartamento? Essa dúvida passa pela cabeça de muita gente que está indo viajar e se depara com a opção de alugar um apartamento de temporada, algo que até pouco tempo não era tão comum assim em viagens, principalmente nas internacionais.
Nós já temos um post bem completo e explicativo sobre como usar os serviços do Airbnb, mas recentemente tem aparecido cada vez mais opções para alugar apartamentos via Booking.com (nosso parceiro). Eu mesma já reservei apartamentos inúmeras vezes durante viagens. Por isso, vamos falar um pouco das vantagens, desvantagens e truques na hora de alugar ou não um apê na sua próxima viagem.
Vantagens de alugar um apartamento de temporada
Para começar, eu acho que a grande vantagem dos apartamentos em relação aos hotéis e hostels é a relação custo x benefício quanto a localização. É assim: dos três, os hotéis são a opção mais confortável, porque você tem serviço de quarto, limpeza, gente carregando sua mala, não precisa se preocupar com nada. Porém, também é a mais cara.
Hostels costumam ser mais baratos e ter um ambiente legal de interação com outros viajantes, mas têm como aspecto negativo a falta de privacidade, pelo menos nos dormitórios.
O apartamento fica no meio-termo: em geral, dá para encontrar excelentes localizações por preços muito camaradas. Você vai ter a privacidade de um espaço só para você e seus companheiros de viagem, mas também vai ter que se preocupar em coisas como arrumar a cama (ou não, rs) e fazer as próprias refeições, o que é ótimo para quem quer economizar.
Para mim, tirando o fato de eu adorar chegar de um dia de passeio e ver tudo arrumadinho no hotel, gosto muito da liberdade e da sensação de morar no lugar que o apartamento te dá.
Apartamento que alugamos em Paris. Foto: Booking
Isso tudo fora o preço. Em Paris, ficamos a exatamente um quarteirão da Champs Elysées, durante o período de Réveillon, por 37 euros a diária por pessoa (meu grupo tinha quatro pessoas). O preço para hotéis, na mesma região, saia pelo triplo.
Já em Nápoles, pagamos 25 euros por pessoa, com direito a varanda com essa vista abaixo, e ainda tinha café da manhã incluído num restaurante da esquina.
Já deu para perceber outra grande vantagem dos apartamentos? Fica bem barato se você estiver viajando em grupo.
Qual a diferença entre alugar apartamento no Airbnb e no Booking.com?
Bem, existem sim algumas diferenças. Para começar, o sistema do Booking é aquele que todo mundo já conhece, não precisa de cadastro nem nada.
Depois de colocar o nome da cidade e as datas da estadia, no canto esquerdo existe a opção: Tipos de Propriedade. Aí, é só escolher apartamento. Outra opção é, no filtro no topo das pesquisas escolher “apartamentos e casas inteiros”
Mesmo que você não faça isso, os apartamentos disponíveis vão aparecer na busca, lado a lado com Hotéis, Hostels, Bed and Breakfast, etc.
Porém, a grande diferença entre o Booking e o Airbnb – e que fez minha família decidir pelo primeiro serviço – é o método de pagamento.
No Airbnb, você precisa pagar 100% do valor das diárias no momento da reserva. Eu acho o método do Airbnb seguro no caso da necessidade de reembolsos, mas o problema muitas vezes é que você pode não ter o dinheiro para pagar na hora, principalmente no caso de reservas com antecedência.
No Booking, existem várias condições de pagamento, dependendo do apartamento: existem lugares que funcionam como hotel, com cancelamento grátis e pagamento no momento do check-in. Outros te cobram metade do valor antecipado. Outros cobram por partes antes do momento da hospedagem. Enfim, é importante ler essas condições especiais no momento da reserva, para não ser pego de surpresa.
No final das contas, o que importa mesmo é você pesquisar bem e encontrar a opção que se adeque melhor ao estilo de viagem e orçamento. Mas se você nunca se hospedou num apartamento, sugiro que dê uma chance para eles.
Quer opções de casas e apartamentos de temporada no Brasil? Dá uma olhada na lista abaixo:
Nordeste
- Jericoacoara: 18 casas para temporada na vila e arredores
- 14 casas de temporada em João Pessoa próximo à praia
- Casas nos Lençóis Maranhenses: 12 acomodações para aluguel de temporada
- Airbnb em São Luís: 20 casas de praia para aluguel de temporada
- Casas na Chapada Diamantina: aluguel de temporada em meio à natureza
- 18 casas de praia e aluguel de temporada em Natal
- Casas em Aracaju: 14 casas de praia para alugar num final de semana
- Airbnb Pipa: 13 casas de praia para aluguel de temporada
- 12 casas de temporada para alugar nas praias de Recife e arredores
- Casas tipo Airbnb Maceió: 18 casas de praia no para alugar
- Airbnb em Fortaleza: 18 casas de praia para aluguel de temporada
Sudeste
- 18 casas perto de São Paulo para alugar num fim de semana
- Airbnb Ubatuba e Litoral Norte de SP: casas de temporada na praia
- 10 casas para final de semana na Serra do Cipó
- 17 casas e sítios em Ouro Preto, Lavras Novas e arredores
- 12 casas de temporada para alugar tipo Airbnb em Capitólio
- 14 casas com piscina para alugar final de semana em BH e arredores
- 16 casas tipo Airbnb Espírito Santo: Guarapari, Vila Velha e Pedra Azul
- 18 casas para alugar no final de semana no Rio de Janeiro e arredores
- Casas para alugar em Paraty: opções para fim de semana e temporada
Sul
- Foz do Iguaçu: 15 casas de temporada para alugar
- 15 casas e aptos para aluguel de temporada em Balneário Camboriú e arredores
- 16 casas para aluguel de temporada em Florianópolis e arredores
- 15 chácaras para alugar em Curitiba e arredores num final de semana
- 14 casas e sítios perto de Porto Alegre para alugar num fim de semana
Centro-Oeste
- Chácaras para alugar em Goiânia e arredores para fim de semana
- 15 Casas e Chalés na Chapada dos Veadeiros para alugar por temporada
- 15 casas para alugar num final de semana em Brasília e arredores
Norte
Vi um apartamento no Booking que não precisa pagar nada antes e nem de cartão de crédito,só paga com dinheiro no check in. É seguro? Percebi que o apartamento que reservei assim pelo Booking, ainda está disponível nas datas no Airbnb!?
Oi,gostaria de saber se tem chance de alugar apartamento q nao existe?pois existem muitos golpes.
É feito algum contrato?
Quais os documentos necessários na entrega da chave ?
Fiz a reeserva pelo booking mas não havia nada sobre isso.
Eu alugo aptos pelo Boocking e pelo airbnb. Para mim proprietária os dois são bons. No Booking tenho a vantagem de concorrer com hotéis e no airbnb tenho a desvantagens de preço pois concorro com residências q hospedam em casa e podem fazer preço menor. Mas para quem quer privacidade os aptos são a melhor opção, por estar pagando por um apto completo com cozinha e lavanderia que se torna mais econômico para viagens de Turismo e para quem viaja a trabalho.
Tenho uma dúvida com relação a nova york e a restrição de alugueis por temporada menor que 30 dias. Sei que pelo Airbnb é proibido caso o dono não esteja morando junto durante a nossa estadia. E o booking é legalizado? Podemos alugar um apartamento inteiro sem precisar o dono está junto, ou também é fora da lei novaiorquina?
Eu alugo pelo airbnb e não moro junto. Minhas sobrinhas viajaram para Nova York e se hospedaram e nem viram o dono da casa. La tem sistema de chave senha.
Ei Luiza, excelentes dicas.
Estou com uma dúvida em relação a locação de apartamentos via Booking. É possível pela plataforma ter contato direto com o proprietário para agendamento de check in e check out?! Geralmente costumo fazer pelo AirBnb e por lá eles nos dão a opção das mensagens.
Agradeço a atenção!
Gostaria de alugar minha casa de praia aqui em Angra dos Reis..
Eu postei minha casa de praia no Boocking é airbnb . Na data vc se cadastrar nos sites e colocar seu imóvel pra alugar. Siga os passos ou ligue e peça ajuda.
Boa noite .. gostei do post .. parabéns .
A minha dúvida é !
Tenho a intenção de ir a Espanha em maio .. vc acha interessante eu já alugar o apto agora ..
Vc acha que pagarei mais caro ?
Muito bom o post!! Eu sou adepta do AirBnb, não sabia que o Booking oferecia o mesmo serviço!
Eu e meu marido particularmente adoramos ficar em apartamento nas nossas viagens! Sentimos sempre que estamos um pouquinho mais inseridos no cotidiano da cidade!
Boa dica mesmo essa do Booking! Vou olhar também na próxima viagem! Bjos!
Ótimo post, Luiza! 🙂
Só uma dúvida: pelo o que eu lembro, no Airbnb você entra em contato com o proprietário do apartamento e combina um local e hora para pegar e devolver as chaves, certo?
Como isso funciona no Booking.com? Acontece a mesma coisa?