Fórum Romano, Coliseu, Vaticano… Roma tem atrações suficientes para você passar lá o ano inteiro e não faltar coisas para fazer. Essa lista de passeios diferentes em Roma veio diretamente da viagem que fiz em outubro com a minha mãe – foi a minha terceira vez em Roma e a quarta dela. E já aviso: nós tivemos que abrir mão de um monte de passeios para escolher aqueles que mais queríamos fazer e que estão aqui listados.
Então, não importa se essa é a sua primeira ou quinta vez em Roma, saiba que há muitos pontos turísticos fora da rota tradicional na cidade e que valem a sua visita. Eu já escrevi posts específicos sobre cada um desses lugares, então clique nos links para ver mais informações.
Se você também quiser um roteiro entre os pontos turísticos mais tradicionais da cidade, pode conferir todas as nossas dicas de viagem para Roma:
Onde ficar em Roma: os melhores bairros
O que fazer em Roma: roteiro de viagem
Guia para visitar o Forum Romano
Tour Secreto pelas Catacumbas do Vaticano
Dicas de passeios diferentes em Roma e arredores
Via Appia Antica
A Via Appia é uma estrada de 2300 anos – a mais importante do mundo em seu tempo – que ligava Roma ao Porto de Brindisi, de onde partiam navios para Grécia, Egito e Oriente Médio. Foi construída em 321 a.C. e literalmente viu a história passar pelos seus pavimentos de pedra. Hoje, as ruínas que ficam ao longo da Via Appia até a milha 11, que começa logo na saída de Roma, são visitáveis.
Dá para conhecer as incríveis ruínas da Villa dos Quintili (foto acima), o Mausoléu de Cecília Metella e catacumbas tão antigas que uma delas, a de São Sebastião, foi de onde surgiu o nome da estrada. Leia o post para mais informações sobre como visitar a Via Appia.
Termas de Caracalla
As Termas de Caracalla são uma construção do imperador romano Caracala, entre 212 e 216 d.C. Essa é a segunda maior construção do tipo em Roma e um dos melhores exemplos de termas imperiais e públicas que você vai encontrar na cidade. O melhor: o estado de conservação é impressionante.
As termas ficam a cerca de 900 metros a pé do metrô Circus Máximus. Na época de sua construção, foram consideradas uma das 7 maravilhas de Roma e tinham capacidade para 1500 pessoas. Hoje, a visita às ruínas dá uma dimensão do que seria essa construção, com salões de 44 metros de altura.
Saiba mais sobre a história e a visita às Termas de Caracalla.
Basílica de São Paulo fora dos Muros
São Paulo Fora dos Muros é uma basílica papal localizada fora do território do Vaticano, mas cuja jurisdição é do papa. Dedicada a São Paulo, só é menor do que a Basílica de São Pedro. Foi construída no local onde acredita-se que o Apóstolo foi sepultado e dá para ver e visitar o túmulo. Além disso, é uma igreja muito bonita e ricamente decorada.
Tivoli e as Villas Adriana e d’Este
Tivoli é um bate-volta excelente de Roma. A cidade, que fica no topo de uma colina, tem duas vilas (o nome dos palácios antigos romanos) que são Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO. A mais antiga é a Villa Adriana, construída pelo imperador Adriano, um amante das artes e arquitetura, no século 2 d.C. As ruínas do antigo edifício são impressionantes.
Já no centro da cidade fica a Villa d”Este, construída com muitos espólios retirados da Vila Adriana no século 16. Além da beleza do prédio, os jardins dessa vila também são uma atração a parte, visto que inspiraram outros jardins das maravilhas no resto da Europa.
Para completar, o centro histórico de Tivoli é lindo e com outras atrações históricas interessantes. Saiba mais.
Tarquínia e a Necrópole Etrusca
O último passeio diferente em Roma é realmente um lugar pouquíssimo visitado por brasileiros, o que é uma pena. Tarquínia é uma cidade nos arredores de Roma que tem uma conexão muito forte com os povos Etruscos, uma civilização muito antiga e avançada que habitou a região antes dos romanos e influenciou o povo que veio depois.
A cidade também é Patrimônio da Humanidade, com o seu Museu Nacional Arqueológico e a Necrópole Etrusca, ambas atrações que contêm resquícios dessa civilização muito antiga, incluindo pinturas e esculturas de mais de 2500 anos. Saiba mais sobre a visita a Tarquinia.
Inscreva-se na nossa newsletter
Vagar o mundo inteiro
Estou organizando uma viagem pela Itália. Já organizei até o roteiro até Veneza. Saio de lá em 27 de junho. Gostaria de ir ainda na Toscana, ficar em um agriturismo e conhecer o Aquário de Gênova, antes de ir embora, dia 5 de julho. Estou disposta a alugar um carro não sei onde. Para onde devo seguir depois de Veneza?
Oi Karine,
Realmente depende do que você quer fazer. Minha sugestão, se for alugar um carro, é que o faça diretamente na região que for ficar. Por exemplo, se for na Toscana, escolha uma cidade – Florença, por exemplo – como base, alugue o carro lá e de lá faça bate-voltas e passeios pela região!
Estamos viajando pela Italia, vamos terminar por Roma e esse post caiu como uma luva p/ nós. Obrigada.
=D