É fácil passar dias e dias em Barcelona e sempre encontrar algo novo para fazer. A região da Catalunha, no entanto, tem muito mais para mostrar que apenas sua capital. E o melhor é que muitos desses lugares incríveis que muitas vezes são esquecidos nos roteiros de viagem à Espanha estão a poucas horas de distância de Barcelona, o que os torna perfeitos para viagens curtas. Veja agora algumas das melhores opções de bate-volta ao redor de Barcelona.
Girona
Girona é um dos mais importantes destinos turísticos da Catalunha, atrás apenas, talvez, da inalcançável Barcelona. Cidade histórica que já foi cenário de invasões napoleônicas e inúmeras guerras, ainda conserva suas fortalezas e muralhas. Está a apenas 1h30 de carro de Barna, mais ou menos o mesmo tempo em trens convencionais e a 30 minutos nos trens de alta velocidade.
Tanto pela importância histórica, pelo charme de seus becos e pela distância, Girona costuma ser a primeira escolha de turistas em busca de um passeio de um dia nos arredores da capital catalã. Em maio, a cidade fica ainda mais bonita com o Festival das Flores. Suas praias pertencem à Costa Brava e, do outro lado, está encostada nos Pirineus Catalões. E um bônus: Girona foi cenário da quinta temporada de Guerra dos Tronos. Resista à tentação de sair pelas ruas cantarolando a musiquinha de abertura (ou não).
Veja nosso post completo sobre Girona, com dicas de como chegar, hospedagem e roteiro na cidade.
Fígueres e Besalú
Próximas a Girona e a pouco mais de 130 km de Barcelona, essas duas cidades podem ser vistas em um dia em um bate-volta conjunto. Em Fígueres, cidade na qual nasceu Salvador Dalí, a maior atração é o museu dedicado ao artista, o Teatro-Museu Dalí (veja nosso post completo, com informações sobre a visita e como chegar a Fígueres).
Já Besalú é uma impressionante vila medieval que, embora seja pequena e possa ser percorrida em duas horas, já teve seus dias de glória e foi centro de um governo que ultrapassou os Pirineus e alcançou o que hoje é o sul da França. A visita à cidade também pode ser combinada com o passeio a Girona. Apenas 32 km separam as duas cidades.
Veja o post completo sobre Besalú, com dicas de hospedagem e roteiros na cidade.
Montserrat
Considerada a montanha mais importante e sagrada da Catalunha, Montserrat está a 50 km de Barcelona e recebe milhares de visitantes todos os anos, seja para desfrutar das belas vistas e natureza da região ou por razões religiosas. É que lá no alto fica a Abadia de Montserrat, um belo santuário incrustado nas rochas.
Além da visita ao monastério, também é possível fazer trilhas pela montanha e, para os mais aventureiros, até mesmo escalar. O acesso se dá via trem, saindo da Plaça España com direção à Manresa Baixador e descer na “Aeri de Monserrat”, se quer subir em teleférico, ou na “Monistrol de Monserrat“ para subir em funicular.
Costa Brava
Com mais de 200 km de litoral, essa região costeira da Catalunha é repleta de vilarejos charmosos, paisagens incríveis e cidades com tradição cultural e gastronômica. Por causa da geografia da região, que dificulta a expansão imobiliária, muitos dos municípios que formam a Costa Brava ainda preservam uma atmosfera bucólica de vila de pescadores.
Se você tiver mais tempo, vale a pena alugar um carro para percorrer as cidadezinhas e até chegar na idílica Cadaqués. Já quem busca um bate-volta de verão para fugir das superlotadas e não tão limpas praias de Barcelona pode escolher uma das cidades mais próximas para ir e voltar no mesmo dia. Palamós e Tossa del Mar, por exemplo, são algumas opções interessantes a poucas horas de carro da capital catalã.
Veja como é o mergulho em Palamós
Sitges
Parte da Costa Brava, Sitges merece atenção especial. Com 4 km de litoral divididos em 11 praias e um charmoso centro histórico, a cidade é o destino costeiro mais famoso das proximidades de Barcelona. É acessível por trem, em uma viagem de aproximadamente 30 minutos e com diversos trens ao longo do dia. O lugar é bem badalado, em especial para o público LGBT – Sitges é considerado um dos principais destinos gays da Espanha – e conta com diversos restaurantes e lojas de artesanato local. Todos os anos, recebe também o Festival de Cinema de Sitges, focado em cinema fantástico e de terror.
Cadaqués
Um vilarejo de pescadores de casinhas brancas que se erguem sobre as rochas à beira-mar. Essa é Cadaqués, uma das cidades costeiras mais bonitas da Espanha. A 170 km de Barcelona, é uma boa opção de bate-volta para quem está de carro (a viagem dura cerca de 2 horas) e está bem perto de Girona, de forma que também pode ser combinada com uma visita à vila medieval.
De ônibus, o tempo aumenta um pouco (quase 3 horas de estrada) e há apenas uma linha direta, da Sarfa. Com 3.000 habitantes, a cidade era uma pacata vila até que Salvador Dali, encantado pela beleza da região, resolveu viver ali e a apresentou ao mundo. Pequenininha, pode ser vista em duas horas, mas o legal é ficar mais tempo para visitar também Portlligat e o Parque Natual do Cabo de Creus.
La Molina
Que tal sair um pouco do litoral e encarar uma pista de esqui? La Molina fica nos Pirineus, no município de Cerdanya, a 160 km de Barcelona, distância que você percorre com duas horas de carro. A estação conta com 68 km e 63 pistas de diferentes níveis, um snowpark e diferentes atividades para quem quer curtir um pouco a neve, como passeios em motos e raquetes de neve, aulas de esqui, segway e circuitos de trenós com paisagens de tirar o fôlego. Essa é uma boa opção de passeio para os fãs de esportes de neve ou quem busca um pouquinho de inverno de verdade.
Pirineus Catalães
Fronteira natural entre França e Espanha, os Pirineus são uma cadeia de montanhas que se estende por mais de 400 km e alcança os 3.400 metros de altitude. Diversas rotas de um dia podem ser feitas desde Barcelona, incluindo trilhas, passeios e esportes na neve (ver La Molina) e estadia em refúgios naturais. Um desses passeios, com vistas espetaculares e nível de dificuldade baixo, é a trilha do Congost de Mont-Rebei, um desfiladeiro entre as províncias de Huesca e Lérida (acessível via carro).
Parque Natural de Montseny
Outra opção para amantes da natureza, só que mais próxima de Barcelona e acessível via trem. Ali é possível percorrer diversas trilhas de montanha com baixo nível de dificuldade. É o parque natural mais antigo da Catalunha e um dos mais importantes, com grande biodiversidade. Veja nosso post completo sobre o Parque Natural de Montseny.
Tarragona e Port Aventura
Cidade de importância histórica à beira do mediterrâneo, Tarragona possui construções que remontam à era Romana, como um anfiteatro que, em seus dias, comportava até 12.000 pessoas. Só o centro histórico já valia a visita, mas em Tarragona também há uma grande lista de passeios que podem ser feitos pela região, como o monastério de Poblet, vilas de pescadores e o parque temático Port Aventura, o maior da Europa.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Foto: Shutterstock
Inscreva-se na nossa newsletter
O 360 meridianos sempre me causa surpresa, astava a procurar qualquer cidade europeia para se informar e lá aparece ele com as melhores in formações ( procurava bate e volta de Barcelona, planejando viagem ja para 2020). Tem minha admiração a muito tempo. Parabens.
Olá Elson, fico feliz que goste do blog! Você vai amar esses bate-voltas de Barcelona! É um lugar mais lindo que o outro!
Abraços e boa viagem!
Oi, comecei a seguir vcs agora, gostaria de algumas dicas de viagens bate volta na região de Roma, estarei 6 dias por lá e quero deixar 2 dias para viagem bate volta.
Obriago.
Bianor, acredito que a Luíza tem um post sobre isso programado para entrar em breve. Fique ligada aqui 🙂
Abraços
Barcelona, que saudade de você!!!!!! <3
Vim embora ontem e já estou morrendo de saudades…