Sabe aquela coisa de que a gente nunca aproveita de verdade a cidade em que moramos? A sensação de que as coisas estarão sempre ali a nossa espera e que poderemos vê-las em outra oportunidade? Só isso explica por que, mesmo tendo passado seis meses com endereço fixo em Buenos Aires, eu precisei fazer uma viagem de uma semana até lá para finalmente ver a Bomba de Tiempo, a programação oficial das noites de segunda-feira no Konex de Buenos Aires há mais de 10 anos.
O espetáculo é uma apresentação única e contagiante, marcada pela percussão e improvisação de 16 músicos que fazem parte do projeto. A ideia do grupo é criar, a cada show, uma conversa entre o diretor e os demais componentes por meio de mais de 90 sinais sonoros inventados por eles. Isso garante que cada apresentação da Bomba de Tiempo jamais seja igual a outra, o que explica a longevidade do projeto.
Seguro de viagem para Buenos Aires
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
La Bomba de Tiempo
A estreia da Bomba de Tiempo foi em 2006. De lá para cá, o grupo já tocou para mais de três milhões de pessoas, dividiu o palco com artistas importantes (como Calle 13 e Jorge Drexler), gravou um DVD ao vivo e saiu em turnê pelo país. Nessa trajetória, conquistou um público cativo em Buenos Aires: “Tenho dois filhos pequenos e divido a guarda deles com o pai. Segunda-feira é o único dia que eu tenho para sair, e é para cá que eu sempre venho. Semana passada comemorei meu aniversário aqui”, me disse uma mulher que eu conheci saída do espetáculo.
Leia também:
• O que fazer em Buenos Aires
• Agenda cultural de Buenos Aires
• Fuerza Bruta, uma apresentação diferente em Buenos Aires
• Lugares para sair e dançar em Buenos Aires
Os shows da banda unem música contagiante e iluminação caprichada. O resultado é uma plateia em transe completo. Impossível não balançar o corpo no ritmo da percussão e manter o olhar colado no que acontece no palco: “Além de fazer música em tempo real, surge um estado de liberdade único e produzimos uma troca de energia. Quando uma multidão abaixo de você se move como um mar, o que você quer é tocar para alimentá-la e isso também te nutre. No momento em que isso acontece, o que você vê e sente lá do palco é uma sensação maravilhosa”, conta a percussionista María Bergamaschi para o jornal argentino Hoy.
Como assistir a uma apresentação da Bomba de Tiempo
As apresentações da Bomba de Tiempo ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h, no Konex, um centro cultural com diversas salas e um galpão enorme que abriga os espetáculos. No verão, os shows são ao ar livre. As entradas, quando compradas antecipadamente no site oficial, custam 120 pesos, mais 15 de taxas. No dia do evento, o preço sobe para 160 (mais os 15 pesos de taxas). Os bilhetes devem ser retirados em um dos pontos Tiketec informados no momento da compra, duas horas antes do início do show.
No final da apresentação, o grupo sai em carnaval pelas ruas de Buenos Aires e termina em uma boate onde a festa continua. A entrada é gratuita para quem assistiu ao concerto e nesses dias eles fazem uma promoção no preço da cerveja. Uma boa pedida para quem não vai trabalhar no outro dia.
O Konex fica na Avenida Sarmiento, 3131. O metrô mais próximo é o Carlos Gardel (linha vermelha – B).
Onde ficar em Buenos Aires
Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
- Centro
- San Telmo
- Recoleta
- Palermo
Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.
Acomodações recomendadas em Buenos Aires:
- Hostel Suites Florida (albergue, centro)
- Artfactory On Tap (albergue, centro)
- Puerto Limón Hostel (albergue, San Telmo)
- Telmho Hotel Boutique (pousada, San Telmo)
- Hotel Bel Air (hotel, Recoleta)
- Benita Hostel (albergue, Recoleta)
- La Casa de Bulnes (pousada, Palermo)
- Malevo Murano Hostel (albergue, Palermo)
Encontre hotéis em Buenos Aires
Inscreva-se na nossa newsletter