Boulders Beach: dicas para ver a praia dos pinguins em Cape Town

A água é gelada. Muito fria mesmo, a ponto de pinguim nenhum botar defeito. E isso é ótimo, principalmente para os humanos, que podem ficar longe do mar, apenas observando os pinguins africanos que vivem lá. Os bichos tomam sol, entram no mar e até posam para algumas fotos. Gostou da descrição? A dica é correr para Boulders Beach, a praia dos pinguins de Simon’s Town, vila de seis mil habitantes que fica pertinho de Cape Town, na África do Sul.

Nós visitamos essa praia no mesmo dia que fizemos outro passeio tradicional: o do Cabo da Boa Esperança. Como a praia dos pinguins fica no meio do caminho, diversas agências de turismo fazem uma parada estratégica por lá, antes de levarem viajantes ao tal Cabo, famoso em nossas aulas de história.

Planeje sua viagem:
Onde ficar em Cape Town: dicas dos melhores bairros

Dica importante: Não deixe de contratar um bom seguro de viagem para a África do Sul. Saiba como escolher um seguro eficiente para países africanos e garanta um cupom de desconto

Boulders Beach: praia dos pinguins em Cape Town

Mas o que é a Boulders Beach?

Antes que você me pergunte, a Boulders Beach (nome que significa algo como “Praia dos Rochedos”) nem sempre foi habitada por pinguins. Essa história teve início na década de 1980, quando uma pequena colônia de reprodução das aves começou a se formar por lá. Como os pinguins africanos correm risco de extinção, logo a praia virou uma reserva ambiental – a Boulders Beach faz parte do Parque Nacional Table Mountain.

Ao chegarem na  Boulders Beach, os primeiros pinguins trataram de se reproduzir. Hoje, o número das aves que passam pela região varia entre 2 e 4 mil.

Como os pinguins são o tipo de bicho que despertam o espírito Felícia em humanos, passarelas foram construídas para evitar que turistas resolvessem cutucar ou abraçar pinguins. É dessas passarelas que temos contato com os bichos, tudo de uma distância segura.

Mesmo assim, de vez em quando homens e aves ficam frente a frente – não é incomum que pinguins resolvam dar um mergulho nas praias ao redor, onde não há cercas de proteção e nem passarelas. Se encontrar um deles enquanto você toma um banho de mar, aproveite o momento, mas não alimente e nem toque nos pinguins. Além da possibilidade de assustá-los, vale lembrar que pinguins são animais selvagens e podem bicar, principalmente quando apertados e cutucados por humanos.

Boulders Beach: Praia dos pinguins em Cape Town

Os pinguins africanos

Os pinguins africanos pesam entre dois e três quilos e têm até 70 centímetros de altura. Eles habitam o litoral sul do continente, principalmente a África do Sul e a Namíbia. Eles vivem a maior parte do ano no mar, mas, durante a época da reprodução, vão para colônias, onde deixam ovos. Essa é exatamente a função da Boulders Beach, que por isso é um dos melhores lugares para avistar os pinguins africanos em todo o mundo. Com sorte, você vai ver também ovos e até alguns filhotes. Anote aí: a época dos ninhos vai entre fevereiro e agosto.

pinguins África do Sul

Praia dos pinguins, em Cape Town

Você se lembra que os pinguins estão ameaçados? Em 2009, existiam apenas 26 mil pares de pinguins africanos no mundo. Esse número é 80% menor do que o que foi registrado há 50 anos. Se o problema começou pela venda dos ovos da ave, hoje as maiores causas da diminuição são a poluição é o aquecimento global. Segundo reportagem do Times Live, se nada for feito, os pinguins africanos estarão extintos em 15 anos.

Várias organizações internacionais tentam reverter esse cenário, como a SANCCOB, uma ONG que luta pelas espécies marinhas ameaçadas da África do Sul. Você pode visitar a ONG ou até mesmo fazer trabalho voluntário por lá, ajudando a cuidar de aves que foram resgatadas.

Boulders Beach: dicas para ver pinguins na África do Sul

Boulders Beach: dicas para planejar sua visita

Quer visitar a praia dos pinguins? A  Boulders Beach fica na Kleintuin Road. É possível ir num tour privado, alugar um carro ou ir de trem. Nesse caso, você deve seguir até a estação  Simon’s Town e de lá pegar um táxi para a Boulders Beach. A entrada na área de preservação custa R55 (R$ 12). Crianças pagam meia.

Você pode reservar seu passeio para a Boulders Ceach antecipadamente e com segurança através do site da Get Your Guide ou escolhendo uma das excursões listadas abaixo:

 

Se você decidir alugar um carro, sugerimos que você pesquise e reserve antes numa comparadora de locadoras, a fim de garantir o melhor custo/benefício. Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Boulders Beach: dicas para ver a praia dos pinguins em Cape Town

  1. Adorei conhecer a história dos pinguins e ter detalhes de como conhecer esta praia, quero muito conhecer a Africa do Sul, muito bom o texto. Parabéns!!! Também acompanho as dicas sobre trabalho on line, tenho estudo formas de começar também e poder viajar o mundo. Obrigada por compartilhar suas experiências.

  2. Estamos, eu e minha esposa Selma, em Capetown.Hoje fizemos o passeio até Ape of Good Hope (lindo…incrível), no caminho conhecemos a Fazenda de criação de Avestruz e almoçamos – muito tarde – em Simons…Não conseguimos visitar a Praia dos Pinguins…mas amanhã tetornaremos lá.

  3. É possível nadar com os pinguins pagando a taxa, ou apenas acessar as passarelas de madeira? Vi fotos de gente junto com os pinguins, e várias agências falam que em boulders se pode “nadar” com eles.

  4. Estive aí em 2012 e a visita à praia era permitida. Entramos no mar com pinguins nadando ao nosso lado. Havia várias placas orientando sobre não pegar os pinguins. Pena que poucas pessoas que não sabem respeitar regras acabem com a diversão de todos!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.