Quer saber quais os documentos para entrar na Tailândia? Vamos começar pelo mais básico: brasileiros não precisam de visto para Tailândia caso a viagem seja de turismo ou de negócios.
Nesse caso, você precisa apenas de um passaporte com seis meses de validade e do comprovante internacional de vacinação contra febre amarela.
Brasileiros podem permanecer na Tailândia por 90 dias. Passou desse período? Você vai pagar multa.
Documentos para entrar na Tailândia
Os documentos exigidos pela imigração da Tailândia para cidadãos brasileiros são:
- Passaporte com validade de seis meses
- Comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela. Veja aqui como obter o seu.
- Seguro de viagem com proteção contra Covid-19
Há também uma lista de documentos recomendados para ter com você, caso o oficial da imigração implique com o seu caso. Eles não são, no entanto, obrigatórios.
- Passagem de volta ou de saída do país no prazo de 90 dias
- Comprovantes de hospedagem nas cidades que você vai visitar
- Comprovante de compra de passeios turísticos, se houver
- Comprovantes financeiros diversos: extrato do travel card, do cartão de crédito, comprovante da compra de moeda estrangeira, etc.
- Comprovante da compra do seguro de viagem internacional
Seguro de viagem na Tailândia
O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Tailândia. Até a pandemia de Covid-19, o documento não era exigido, mas isso mudou desde que o país reabriu as fronteiras para o Turismo, em 2022.
Agora, assim como o comprovante de vacinação contra a febre amarela, é preciso apresentar uma apólice de seguro de viagem com alguns requisitos mínimos ao passar pela imigração na Tailândia.
O seguro viagem para a Tailândia precisa ter uma cobertura mínima de 20 mil dólares (US$20.000) e incluir em suas cláusulas o tratamento em caso de Covid-19. Além disso, é obrigatório que o nome do país conste na apólice de forma específica.
Como a maioria das seguradoras pede que você informe os países da sua viagem no momento da compra do seguro, isso não deve ser um problema. Mas é bom ficar atento a essa cláusula. Algumas opções de seguros para Tailândia:
- O Affinity 60 tem cobertura de até 60 mil dólares e atende covid. Esse seguro é hoje dono do melhor preço e custo/benefício dentre as opções que cobrem problemas relacionados à pandemia.
- O GTA 75 Euromax tem cobertura de até 75 mil euros, o que é muito bom. E também garante cobertura para covid-19.
- O MultiAssist MTA40 tem cobertura de 40 mil dólares e incluí a cobertura para covid-19. Tudo isso com bom preço.
Comprovante da vacina de febre amarela na Tailândia
Atenção: é muito importante que você tenha o comprovante de vacinação contra febre amarela. A imigração da Tailândia realmente cobra o documento.
A vacina precisa ser tomada 10 dias antes da sua viagem, no mínimo, e vale por toda a vida. Até 2014, a exigência era de que a dose fosse renovada a cada 10 anos, mas isso não é mais necessário. Mesmo certificados antigos, que apresentavam data de validade, continuam válidos.
O comprovante não é aquele fornecido pelo posto de saúde, mas o da Anvisa. Para obtê-lo, leve seu cartão de vacinação num dos postos da Anvisa da sua cidade.
Assim que chegar a Bangkok, siga diretamente para o setor de Health Control e apresente seu comprovante de vacinação e o passaporte. Você terá que preencher um formulário. Só depois disso siga para a imigração. Se você não fizer isso, terá que enfrentar a fila da imigração duas vezes.
E quem, por motivos médicos, não puder tomar a vacina contra febre amarela? Esse é o caso de grávidas, bebês e pessoas alérgicas ao medicamento. Em situações assim, é preciso ter um Certificado Internacional de Isenção de Vacinação, também fornecido pela Anvisa.
Veja também:
• Como planejar uma viagem para a Tailândia
• Roteiros de viagem para a Tailândia
Aeroporto de Bangkok (Foto: Domínio Público)
Como ficar mais de 90 dias na Tailândia?
Caso você pretenda permanecer na Tailândia por mais de 90 dias como turista poderá requerer um visto com duração maior junto ao Consulado da Tailândia.
Esse visto também é concedido para quem vai ficar apenas os 90 dias previstos, mas tem receio de ter a entrada negada no aeroporto ou queria deixar tudo mais garantido, nesse caso é possível tirar um visto no Brasil e diminuir as chances (já muitíssimo baixas) de não te deixarem entrar no país.
Se você optar por tirar o visto, acesse o site do Consulado da Tailândia e siga os seguintes passos:
* Preencha (em inglês) duas cópias do formulário para vistos.
* Leve fotos do tamanho 3×4 ou 5×7, comprovante internacional de vacinação contra febre amarela e passaporte válido.
* Vá ao consulado mais próximo de você (veja lista com os endereços aqui).
A taxa é de 80 dólares (para um entrada) e 200 a 400 dólares (para múltiplas entradas). O visto demora três dias úteis para ficar pronto e os documentos podem ser entregues no consulado por um despachante ou motoboy. Não há entrevista.
Visto da Tailândia para quem quer morar no país
Se sua viagem for de trabalho, estudo ou imigração, então você precisa mesmo de um visto. Quem for trabalhar no país terá que providenciar uma carta-convite da instituição tailandesa (em que conste o nome e número de passaporte do requerente).
A taxa é de 80 dólares (para um entrada) e 200 a 400 dólares (para múltiplas entradas).
Consulado da Tailândia no Brasil
Há consulados da Tailândia em Brasília, no Rio de Janeiro, em Barueri e na cidade de São Paulo.
O Consulado Geral Real da Tailândia em São Paulo entrou temporariamente em recesso desde 1º de janeiro de 2019 e segue assim até novo aviso.
Embaixada Real da Tailândia em Brasília
SEN-Av. Das Nações-Lote 10, Brasília-DF.
Tel: +55 (61) 3224-6943 ou +55 (61) 992-485-620 (Linha direta de emergência consular)
Fax: +55 (61) 2108 0075 ou em thaiembbrazil@gmail.com.
Mais informações nos sites do consulado e da embaixada.
Como é a imigração na Tailândia
A imigração na Tailândia é, em geral, muito tranquila. Brasileiros, ao contrário de Europeus, são isentos até mesmo do famoso visto de aeroporto, aquele em que você viaja só com o passaporte, mas chegando ao país precisa pagar uma taxa de imigração.
Depois de passar pelo Health Control, siga para o guichê da imigração e apresente o passaporte e o formulário que você recebeu carimbado do pessoal do controle de saúde. Só mostre demais documentos caso seja solicitado. Na maior parte das vezes, não o é, e o fiscal vai te liberar com algumas poucas perguntas.
Caso ele considere que precisa te dar mais atenção, mantenha a calma e só responda o que precisar. A entrevista é feita em inglês, mas se você não dominar o idioma, eles costumam chamar alguém para ajudar na tradução.
Trabalhar na Tailândia
Antes de viajar para lá, verifique se não é um golpe. Quem recomenda isso é a Embaixada Brasileira em Bangkok. Segundo o site oficial, muitos brasileiros – principalmente jogadores de futebol e modelos – têm recebido propostas aparentemente interessantes para viver e trabalhar no país.
No entanto, ao chegarem lá as vítimas percebem que caíram num golpe. Caso receba uma oferta assim, não envie dinheiro para a pessoa que te contatar, mesmo que ela garanta que essa é a única forma de garantir o trabalho.
Inscreva-se na nossa newsletter
Eu queria morar na Tailândia e agora eu sei como morar lá
Só uma correção, seguro não é obrigatório na Tailândia.
Boa tarde, agradeço se puder me esclarecer uma dúvida.
Chegarei por Bangkok e depois de alguns dias saio para o Vietnam, porém retorno a Bangkok para mais alguns dias e o voo de volta ao Brasil.
Nesse caso, como funciona o visto?
A cada entrada na Tailândia devo passar pela imigração ou posso entrar e sair mais vezes com o visto concedido na chegada?
Obrigado