A República Tcheca está constantemente no topo do ranking dos países que mais consomem cerveja no mundo. Logo, não é sem motivo que eles também produzem algumas das melhores cervejas deste nosso planeta. Por isso, quando estava planejando meu roteiro de viagem pelo país em julho, não poderia deixar de incluir a visita a pelo menos uma das famosas cervejarias tchecas. Assim, quando eu incluí Cesky Krumlov no meu roteiro, foi uma consequência lógica fazer uma daytrip para a vizinha České Budějovice, a produtora da Budweiser Budvar.
Para vocês que estão confusos agora, senta que lá vem história. A Budweiser da República Tcheca não tem nada a ver com a sua xará dos Estados Unidos. O problema todo foi que lá para 1876, um imigrante chamado Carl Conrad teve a ideia de imitar a cerveja europeia nos EUA.
Como ele queria uma marca forte para seu novo produto, decidiu, na cara dura, copiar o nome e assim surgiu uma nova cerveja Budweiser, seis séculos depois da produção em České Budějovice já existir. A cervejaria Anheuser-Busch é a dona dos direitos da Budweiser americana e até hoje as duas cervejarias têm alguns imbróglios e acordos judiciais por conta do nome.
Leia também: A história da cerveja ao redor do mundo
A Budweiser Budvar vem de uma tradição de produção de cerveja que começou século 13, quando a população de Budějovice recebeu do rei os direitos de fabricar a bebida. Com o tempo, surgiram novos decretos reais, proibindo todos nos arredores de fazerem cerveja.
Ou seja, somente a cidade tinha os direitos de produção. Em 1495, foi fundada a primeira cervejaria oficial da cidade, com a produção da cerveja branca. Os cidadãos só poderiam, a partir de então, produzir nas suas próprias casas, cerveja preta. Em 1795, os cidadãos desmunicipalizaram a cervejaria e ela passou ao controle do povo. Foi somente cem anos depois que foi fundada a cervejaria The Czech Joint-Stock, que é hoje a fabricante da Budweiser Budvar vendida mundo afora.
Como é o tour pela cervejaria da Budweiser Budvar?
Budvar já não é uma cervejaria artesanal há séculos, mas o tour pela fábrica não deixa de ser interessante por conta disso. Antes ou depois da visita guiada, há uma espécie de museu interativo, bem tecnológico, que me lembrou um pouco a Heiniken Experience. Lá você aprende a história da cervejaria e acompanha o processo de como são obtidos os ingredientes premium. A entrada é incluída no preço do tour.
Depois, uma guia leva todo o grupo de turistas pelo processo de produção, dos enormes tonéis onde a água é retirada do fundo da terra e armazenada, até a parte do engarrafamento da cerveja, que apesar de muito barulhenta, foi um dos meus momentos favoritos da visita: parece um carrossel de cervejas. =D
Mas, na verdade, meu momento favorito mesmo foi a degustação da cerveja antes dela ser filtrada e pasteurizada, bem fresquinha, saída diretamente das adegas.
Há dois tours diários em inglês, às 11h e às 14h. É necessário chegar pelo menos 10 minutos antes e é possível comprar o bilhete na hora. O tour custa 120 CZK (mais ou menos R$ 20) e dura uma hora. Mais informações no site oficial.
Dica de restaurante em Ceské Budejovice
Um bom lugar para almoçar comida típica tcheca e ainda beber mais da Budweiser Budvar é o restaurante Masné Krámy. O lugar fica num antigo mercado de carnes do século 16 e tem todo esse ar de adega antiga. Tem vários tipos de Budvar para provar e combinar com os pratos, que custam entre 100 a 200 CZK. O endereço é Krajinská, 13.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Inscreva-se na nossa newsletter
Como foste da estação de onibus ate a cervejaria?
Oi Angela,
Fui a pé