Alugar um carro numa viagem não significa somente facilitar a sua locomoção de um lugar para o outro. Também pode significar uma boa economia caso você esteja num grupo maior, não exista transporte público para seu destino ou você queira conhecer mais cidades e lugares pelo caminho.
Ninguém da equipe do 360meridianos tem veículo próprio, mas já alugamos carros para viajar em vários estados brasileiros, nos Estados Unidos, Europa e até na Nova Zelândia. Toda essa experiência nos diz que o melhor jeito de alugar carro com o melhor preço é comparar na internet. Foi por isso que decidimos fazer uma parceria com o principal site de comparação de preços e locação de veículos da América Latina, a Rentcars, que está presente em mais de 60 países.
Saiba mais: Aluguel de carro na Europa: todas as dicas
Como alugar um carro em Portugal
O legal da Rentcars é que eles buscam entre todas as locadoras disponíveis, no Brasil e no exterior, e apresentam o melhor preço – muitas vezes melhor do que se você buscar diretamente na locadora. Outra vantagem é que é possível fazer todo o aluguel em reais, dividir em até 12 vezes e não pagar 6,38% de IOF (para quem vai alugar no exterior).
Além disso, a Rentcars também trabalha com a “garantia de melhor preço”. Ou seja, se depois que você já fez a reserva com a Rentcars você encontrar uma tarifa menor, nas mesmas condições de reserva, em outra plataforma online, eles reembolsam a diferença.
O que é necessário para alugar um carro?
É preciso uma carteira de motorista válida (e uma carteira de motorista internacional, dependendo do país), ter a partir de 21 anos (no Brasil) ou 25 anos (no exterior – quem tem de 21 a 24 anos costuma ter que pagar uma taxa extra), documento de identidade (passaporte, se for no exterior), cartão de crédito válido no nome de quem vai realizar o aluguel.
Com essa documentação em mãos e o voucher da reserva feita diretamente no site da RentCars, basta chegar na locadora no dia e horário combinado e pegar seu veículo. Em alguns casos é possível fazer todo o pagamento com antecedência online, em outros, o pagamento é feito no balcão da locadora.
Em relação ao seguro do veículo, a Rentcars já inclui no valor pago os seguros básicos contra furto e roubo. Cabe ao condutor contratar, caso deseje, uma cobertura maior no momento da locação. Uma dica minha é só ficar mesmo com o seguro básico da Rentcars e negociar diretamente com a locadora o valor dos seguros. Lembrando que quanto mais completo o seguro adquirido, além da segurança extra, menor fica o valor do caução exigido pela locadora.
Isso é praxe entre as locadoras de carro, no Brasil ou no exterior, e explica por que é preciso ter um cartão de crédito no nome do motorista para alugar o carro: um valor é passado no cartão antes da retirada do veículo, para garantir que despesas básicas, como um acidente abaixo do limite da franquia, serão cobertas, caso necessário. Esse valor é estornado no momento da devolução do veículo, mas note que seu limite no cartão de crédito será reduzido até lá.
*Crédito imagens post: Shutterstock
Inscreva-se na nossa newsletter
Olá ! Tenho 57 anos e a esposa 52 , adoro viagens de moto e desejo muito ir até a Itália ou Suiça conhecer essas estradas maravilhosas
que vejo pelo you tube, Passe Del Stelvio é apaixonante. Alguém sabe me informar se eu posso viajarcom a minha própria moto na Itália ou Suiça vindo do Brasil ? Pode me informar também , uma quantia segura para uma viagem de 7 dias por exemplo, já incluindo passagens , hospedagem , alimentação e etc…. Será a minha primeira viagem Internacional, não falo outra língua , nada , nada kkkk irei com a cara e a coragem ! Obrigado pelo espaço.
Como alugar um carro na França(colmar) com um motorista que fala portugues.
Oi Neuza,
Esse post é para quem vai alugar carro para dirigir. No caso de carro com motorista, infelizmente, não temos indicações.
Olá Luiza.
Pretendo fazer uma viagem a Portugal e alugar um carro para ir até a Espanha tbm. Porém não sei se as locadoras autorizam cruzar a fronteira. Vc tem informações sobre essa autorização?
Aguardo retorno. Obrigada.
Oi Suzi,
Varias delas autorizam, nesse caso eu aconselho a verificar diretamente com a locadora