Já pensou em praticar mergulho na Tailândia? Conhecido internacionalmente como um país com excelentes pontos de mergulho, a Tailândia sempre atrai muitos praticantes – amadores e profissionais – às suas águas em busca de uma experiência diferente quando o assunto é visitar o mundo marinho. Koh Tao, Koh Phi Phi e Similan Islands são três exemplos de locais onde é possível viver essa experiência.
Leia também:
Dicas essenciais para planejar uma viagem para a Tailândia
Melhores locais para praticar mergulho na Tailândia
Durante minhas pesquisas pré-viagem e enquanto montava o roteiro fiquei com muitas dúvidas sobre onde mergulhar. Li vários reviews de várias praias, desde aquela mais longínqua até a mais “da moda”, e cheguei à conclusão de que os melhores lugares para praticar mergulho na Tailândia são:
- Ko Tao
- Ko Phi Phi
- Similan Islands
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável para a Ásia. Não fique desprotegido na Tailândia. Faça aqui sua cotação de seguro de viagem com cupom de desconto.
Mergulho em Ko Tao
Ko Tao é a primeira opção quando o assunto é tirar o certificado PADI (ou de outras empresas equivalentes). É praticamente unanimidade que lá é o local mais barato para fazê-lo, contudo essa é a única das três que fica no Golfo da Tailândia (para quem não sabe, a Tailândia possui duas costas: Golfo da Tailândia e Mar Andaman). Se sua viagem não for passar por lá, fica complicado e perde-se muito tempo de deslocamento – o que foi o meu caso, por isso descartei essa opção.
Você pode contratar instrutores e transporte até os pontos de mergulho em Ko Tao através desse link do Get Your Guide ou clicando em um dos tours selecionados abaixo:
Mergulho em Ko Phi Phi
Maya Bay (Foto: Diego Delso, Wikimedia Commons, CC-BY-SA 3.0)
Já Ko Phi Phi é, talvez, o maior cartão-postal da Tailândia. É onde fica a famosíssima – e lotadíssima – Maya Bay, a praia do filme “A Praia”. Praticamente todos que vão para a Tailândia colocam essa ilha no roteiro e comigo não foi diferente. Apesar de ter lido como era o mergulho lá, logo que cheguei fui averiguar in loco como isso funcionava. E era exatamente como estava nos blogs e no Lonely Planet: ponto de mergulho próximo à costa, lotação, instrutores ao melhor estilo “garotão da praia” e um cheirinho de golpe no ar. Preferi não arriscar.
Se mesmo assim você não quiser perder a oportunidade de mergulhar na Tailândia, você pode pesquisar passeios neste link aqui ou escolhendo um dos selecionados abaixo:
Mergulho em Similan Islands
Similan Islands (Foto: Mathias Krumbholz, Wikimedia Commons)
Enfim, as Similan Islands são um arquipélago localizado a duas horas de Khao Lak, tornando a pequena cidade o ponto de apoio ideal para quem quer mergulhar por aquelas bandas (também pode-se ir desde Phuket, mas sai mais caro e já havia lido horrores sobre aquela cidade).
O plano inicial era mergulhar lá desde quando ainda planejava a viagem em terras tupiniquins, aproveitando para fazer um live aboard de três noites e dois dias, embora eu não tivesse nenhuma experiência nesse sentido. Chegando lá, a primeira coisa que fiz foi me informar sobre preços, saídas e o que estava incluído nas dezenas de empresas que prestam esse tipo de serviço. Durante essa pesquisa, acabei descobrindo o óbvio: eu, sedentário e leigo no assunto, jamais poderia fazer um live aboard e achar que já ia nadar ao lado de tubarões-baleia ou explorar um navio naufragado.
Passada a frustração, ter sacudido a poeira e ter dado a volta por cima, fiz alguns cálculos e decidi tirar o Open Water PADI: o certificado que me autorizaria a mergulhar em mar aberto, até 18 metros de profundidade! Minha única exigência era que a pessoa que fosse me ensinar falasse português ou espanhol (para contextualizar: viajei com meu namorado, eu brasileiro e ele argentino, e nenhum dos dois domina bem o inglês a ponto de aprender a sobreviver debaixo d’água).
Decidi fechar com a IQ Dive, tanto pelo preço mais competitivo quanto pela simpatia da equipe. O instrutor foi Heiko, um alemão que mora há alguns anos na Tailândia trabalhando com mergulho e que tinha uma certa fluência em espanhol. Você pode escolher o seu passeio de mergulho nas Similan Islands através deste link aqui ou escolhendo um dos passeios abaixo:
Curso PADI de mergulho na Tailândia
O curso Open Water PADI foi lecionado em três dias, sendo o primeiro dia de treinamento na piscina e estudo teórico, e o segundo e terceiro dia de mergulho nas Similan Islands e no Boonsong Wreck, um naufrágio a 9km da costa da Khao Lak. Essa brincadeira saiu por 14.500 baths por pessoa (na época, cerca de USD 440), com tudo incluído. Valeu cada centavo gasto.
Foto: vammacrow, Flickr Commons
Sempre que comento da viagem para amigos me faltam palavras para descrever o que é mergulhar. Para mim, foi a coisa mais próxima ao sublime e ao sagrado que já cheguei. Aquela sensação de estar naquela imensidão azul, onde você não domina nada do ambiente; aqueles cardumes imensos desviando de você, como se pensassem “Ah! Mais um mergulhador boboca aqui vindo nos visitar”; a hora da descida, tendo uma corda como guia que se perde naquela imensidão, e o medo, a adrenalina de estar a 18 metros de profundidade é, realmente, algo libertador e viciante. Enfim, recomendo sem ressalvas a experiência.
Abaixo há outras opções de curso de PADI na Tailândia:
Na minha próxima viagem à Ásia, quando devo passar um mês pelas Filipinas, pretendo mergulhar o máximo que puder. Meu suado dinheirinho já tem destino ad eternum: viajar e mergulhar.
Texto por Pedro Marques, leitor do 360meridianos
Inscreva-se na nossa newsletter
Olá, parabéns pelo post.
Só queria deixar minha experiencia aqui. Sou certificada PADI (fiz o curso no Brasil) e mergulhei em uma escola em Phi Phi (Profun Dive) e foi incrível, superou completamente minhas expectativas. O mergulho é sensacional, há pontos de mergulho diferentes e acredito que no Brasil nenhum lugar se compare ao de lá.
Mergulhei com o Rodrigo (www.travelerbr.com), ele é super profissional, muito experiente e super gabaritado. Acho que há sim um pouco de preconceito pelo mergulho em Phi Phi pela fama da praia, mas… se voltar à Tailandia recomendo experimentar o mergulho com eles para entender do que estou falando.
Abraços
Muito obrigado pelo relato, Luciana.
Abraço.