Tags:

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia com toda papelada que você precisa separar – ou até mesmo providenciar antecipadamente – para viajar ao exterior.

Lista de documentos necessários para uma viagem internacional

Lembrando que alguns países podem ter requisitos diferentes e solicitar documentos adicionais, mas no geral os documentos que você precisa para uma viagem internacional são:

  • Documento de identificação (passaporte ou RG válidos)
  • Seguro Viagem
  • Visto Válido
  • Passagens aéreas de ida e volta
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite
  • Certificado internacional de vacinação
  • Comprovantes financeiros

Documento de identificação (passaporte ou RG)

O documento mais importante para qualquer viagem internacional é o passaporte. A entrada em quase todos os países do mundo somente é permitida com a apresentação desse documento.

Não se esqueça de se certificar de que seu passaporte está válido. No Brasil, já há alguns anos o documento tem validade de dez anos a partir da data de emissão.

Caso você não tenha passaporte, faça o agendamento online pelo site da Polícia Federal e se programe para tirá-lo com antecedência para sua viagem, já que o documento costuma levar algumas semanas para ficar pronto.

Para brasileiros, o passaporte apenas pode ser dispensado em viagens para países membros ou associados do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela).

Devido ao acordo de livre circulação de pessoas, você pode viajar para eles portando apenas seu RG, contanto que também tenha sido emitido há menos de 10 anos.

Países dispensam o passaporte para viajar

Seguro Viagem Internacional

O seguro é um dos documentos fundamentais para uma viagem internacional. Em muitos países, a contratação de um seguro viagem é requisito obrigatório – e esse documento pode ser cobrado na imigração.

É um auxílio para lidar com os imprevistos, que são prováveis de ocorrer em toda viagem.

Em caso de doenças, o seguro cobre gastos hospitalares e farmacêuticos. Além disso, também pode cobrir gastos jurídicos e até mesmo oferecer reembolso em caso de bagagem extraviada.

Existem diversas opções de seguro e de cobertura. E fique atento a um detalhe que eu aprendi na prática: ao contratar, verifique quando é o próprio seguro que arca com todos os gastos diretamente ou se é você que deve pagar na hora do imprevisto e solicitar reembolso ao seguro depois.

É importante escolher o seguro que te ofereça a melhor cobertura em todo tipo de emergência e que melhor atenda às suas necessidades.

Temos um parceiro que é um buscador de seguros de viagem, que ajuda a encontrar o seguro com melhor custo/benefício, economizar e atender essa exigência. E leitores do 360meridianos ainda tem até 25% de desconto: basta usar o código 360MERIDIANOS05.

Visto válido

O passaporte brasileiro permite que você entre em mais de 100 países sem a necessidade de visto. Porém, antes de qualquer viagem internacional, sempre verifique se o seu destino consta nessa lista ou não.

Nos países em que o visto é requisito obrigatório para a entrada, cada um costuma ter seu próprio processo para a emissão do documento, com diferentes critérios e requisitos.

Antecipe-se para a retirada do visto, já que costuma ser muito burocrático e exigir a apresentação de diversos documentos.

E se lembre de que, mesmo nos países em que o visto não é obrigatório, você apenas tem permissão para ficar lá por um tempo determinado, geralmente até 90 dias. Caso sua viagem dure mais que esse período, verifique se o visto não se torna necessário.

No caso da Europa, não é um documento obrigatório para a entrada em muitos países do continente, porém, a partir de 2025, entrará em vigor o ETIAS, uma autorização de viagem que deve ser previamente solicitada online.

Passagens aéreas de ida e volta

Um item básico que todos sabem ser necessário, afinal, sem a passagem de ida, você simplesmente não embarca para o destino. Mas por que a passagem de volta já se faz necessária nesse momento?

Porque é comum que eles peçam para vê-la na imigração! Isso acontece para verificar quanto tempo você irá ficar por lá e se certificar de que a sua volta já está planejada – e que você não ficará ilegalmente no país.

Comprovante de hospedagem ou carta-convite

Também como certificação de que você não pretende viver ilegalmente no país, os comprovantes de reserva de hospedagem costumam ser cobrados no momento da imigração.

Sendo assim, sempre imprima e tenha com você o comprovante do hotel, hostel ou casa estilo Airbnb no qual você pretende se hospedar.

Se você for ficar na casa de um conhecido, seja parente ou amigo, seu anfitrião precisa fazer uma carta-convite para você apresentar na imigração.

Nós explicamos como fazer a carta-convite em outro texto. Além da declaração de que você ficará hospedado na casa dessa pessoa, também é necessário anexar os documentos do anfitrião à carta.

Comprovante internacional de vacinação

O comprovante internacional de vacinação já era um documento importante para viagem internacional mesmo antes da Covid-19. Isso porque existem muitas doenças endêmicas, tanto no Brasil quanto em outros países, que levam à obrigatoriedade da vacina contra elas para entrar em alguns destinos.

A vacina mais comum de ser cobrada é a contra a febre amarela. Em países como Angola, Colômbia, Malta e Nepal, a comprovação dessa vacina se faz obrigatória para brasileiros.

E a vacina precisa ter sido tomada com 10 dias de antecedência ao embarque.

Verifique se isso é requisito para entrada em seu destino e solicite seu comprovante internacional de vacinação na Anvisa.

Comprovantes financeiros

Pode acontecer de pedirem comprovantes financeiros na imigração para comprovar que você tem condições de se manter no país pelo período que ficará por lá.

Assim, lembre-se de liberar seu cartão de crédito para uso no exterior ou de ter um meio de comprovação de seu saldo na conta. Mais importante ainda, não se esqueça de levar uma certa quantia de dinheiro em espécie.

quais documentos são necessários para viagem internacional

Dicas para separar os documentos para sua viagem internacional

Lembre-se de ficar atento para solicitar antecipadamente os documentos que levam tempo para serem emitidos. Ninguém quer ter a sua viagem impedida porque deixou para solicitar visto ou passaporte de última hora e não ficaram prontos a tempo, não é mesmo?

Pesquise sobre o seu país de destino e verifique se há algum documento adicional que eles cobram ou algum em específico ao qual costumam dar mais importância.

Procurar relatos de pessoas que foram ao país para o qual você vai viajar é aconselhável para se informar como é passar na imigração de lá e se preparar para esse momento. 

Em geral, passar na imigração costuma ser tranquilo e eles nem sempre pedem para ver todos os documentos. Porém, é importante tê-los consigo como garantia. Então, separe todos esses documentos em uma pastinha na sua bagagem de mão.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Mariana Mesquita

  • 360 nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.