O que acontece quando você resolve vender livros dentro de um grande teatro com arquitetura impressionante? Você cria uma das livrarias mais lindas do mundo. A Livraria El Ateneo, em Buenos Aires, ganhou do The Guardian o segundo lugar em uma competição entre livrarias de todo o planeta. Na frente dela, só mesmo a Selexyz Dominicanen Boekhandel, na Holanda.
E, olha, quando a gente entra ali, dá para entender a razão de tamanho prestígio. O lugar é de cair o queixo. As estantes repletas de livros combinaram com as bancadas, corredores e escadarias do teatro, criando um ambiente capaz de deixar qualquer amante das letras babando por alguns minutos. Nem dá vontade de sair lá de dentro.
Leia mais:
• O que fazer em Buenos Aires: guia completo de atrações
• Onde ficar em Buenos Aires: os melhores bairros
• As livrarias mais bonitas do mundo
A história da El Ateneo Grand Splendid
O prédio foi construído em 1919, por Max Glücksmann, o dono da gravadora Nacional-Odeón. Ali funcionava o Teatro Grand Splendid, famoso por suas apresentações de tango, mas que também já funcionou como cinema. Foi só em 2000 que os shows deram lugar aos livros e a El Ateneo virou a livraria mais querida da Argentina.
Mas como toda mudança tem pano pra polêmica, teve gente que não curtiu muito a ideia de perder um espaço cultural tão tradicional e importante para dar lugar a uma loja de livros. Para o bem ou para o mal, hoje a livraria entra no roteiro da maior parte dos turistas que passam por Buenos Aires.
O café, super charmoso, fica onde antes ficava o palco já frequentado por grandes artistas como Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Roberto Firpo e Paquita Bernardo. Vale a pena parar ali, pedir alguma coisa e ler por um tempo. Ao todo, a livraria guarda mais de 120 mil exemplares. É livro pra bibliófilo nenhum botar defeito. Por falar nisso, é sussa chegar lá, abrir um deles e se sentar em alguma das cadeiras confortáveis espalhadas pela livraria por algumas horas.
No piso inferior fica a ala infantil que, ao contrário de outras livrarias comerciais que vemos por ai, não vende apenas os best sellers infanto-juvenis do momento, mas livros bem trabalhados, lindamente ilustrados, que dão até vontade de levar para casa mesmo que você não tenha nenhum pequeno para presentear.
Como visitar a Livraria El Ateneo, em Buenos Aires
A El Ateneo é uma rede de lojas que está espalhada por todas as cidades. Por isso, não se confunda. Apesar de algumas filiais serem bonitinhas e interessantes, a que você procura fica na avenida Santa Fé, no bairro Recoleta (não havia lugar mais propício que esse).
Endereço: Av. Santa Fe, 1860 – Recoleta;
Funcionamento: De segunda a quinta, 9h-22h / Sexta e sábado das 9h – 24h / Domingos das 12h-22h
Como chegar: Metrô Callao (linha D) ou pelos ônibus ônibus 10 – 12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 -132 – 150 – 152
Site oficial: www.tematika.com.ar
Seguro de viagem para a Argentina
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
Onde ficar em Buenos Aires
Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
- Centro
- San Telmo
- Recoleta
- Palermo
Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.
Acomodações recomendadas em Buenos Aires:
- Hostel Suites Florida (albergue, centro)
- Artfactory On Tap (albergue, centro)
- Puerto Limón Hostel (albergue, San Telmo)
- Telmho Hotel Boutique (pousada, San Telmo)
- Hotel Bel Air (hotel, Recoleta)
- Benita Hostel (albergue, Recoleta)
- La Casa de Bulnes (pousada, Palermo)
- Malevo Murano Hostel (albergue, Palermo)
Encontre hotéis em Buenos Aires
Inscreva-se na nossa newsletter
Oie!
Eu amei visitar BA em julho do ano passado, no entanto não conheci a livraria Ateneu. Oportunidade e tanto para retornar, dentre os outros 99 motivos. 🙂
O que você me diz do Zoo de Luján? [até hoje sou meio desconfiada com os leões mansos que vi por lá].
Tem ido aos Tangos? Qual você acha melhor por aí? Vi o “Señor Tango” e “Sabor a Tango” e me apaixonei pelos dois.
Tinham me indicado ir aos Brechós, mas, não encontrei muita coisa interessante. Os melhores brechós ficam às escondidas?
Planejo retornar no meio do ano que vem, por isso já estou planejando direitinho o que fazer. 🙂
Abraços
Ei Fabíola, fui a um tango da outra vez que vim, mas confesso que não sou a maior fã do estilo. Também não visitei muitos brechós por aqui. Qualquer dúvida no seu planejamento, passa aqui no 360!
abraços!
Olá.. estou entrando em contato, pois gostaria de fazer guest post! foi o único jeito que encontrei de falar com vocês… ^^
olá Israel, mande um email para contato@360meridianos.com
Abraços