Barcelona se transforma no verão. Quando a temperatura sobe, as pessoas tomam as ruas e praças da cidade e atividades dos mais diversos tipos começam a pintar no nosso calendário. É tanta coisa legal para fazer que às vezes a gente tem até dificuldade para escolher. Mas, sem dúvida, a programação mais tradicional são as festas maiores dos bairros de Barcelona.
Com início nas primeiras semanas de junho, as festas se revezam entre os bairros da cidade e terminam em setembro, com as festas de Grácia, Sants e Poble Nou. Cada festa dura entre cinco e sete dias e as comunidades mobilizam-se para enfeitar as ruas e promover atividades culturais, como shows, exposições, brincadeiras para as crianças e programação para a terceira idade, almoços e jantares.
Em geral, também há desfiles com bonecos (como os de Olinda) e queima de fogos. A ideia é que as pessoas que vivem naquele bairro possam interagir e criar um sentimento de comunidade, fortalecendo o orgulho de pertencer àquele lugar. Por isso as festas são tão queridas entre todos os que vivem aqui.
As maiores e mais populares – e também as mais cheias – são as festas de Grácia, que ocorrem a partir de 15 de agosto e podem durar entre sete e dez dias. Esse bairro é um queridinho na cidade por suas casas e ruelas charmosas e atmosfera jovem e descolada, sem perder o clima de cidade pequena.
As festas de Grácia são famosas pela decoração das ruas, que são bem caprichadas. Todos os anos, há uma competição para escolher a decoração mais legal, por isso os moradores se unem para criar enfeites bem criativos.
As festas maiores dos bairros são uma prévia para as festas de la Mercé, que ocorrem em 24 de setembro – essa é a festa maior da cidade de Barcelona. Celebrada desde 1902, em homenagem à Virgem de la Mercé, a festa foi declarada de Interesse Turístico Nacional. Nessa época, as ruas da cidade se enchem de concertos e festivais dos mais diversos tipos. É sem dúvida um bom momento para visitar a cidade e vivenciar um pouco do que é a vida aqui.
O mais legal das festas é a ocupação do espaço público de forma democrática. A rua é livre e convida todo mundo. É nela que as tradições mais antigas da Catalunha, como os Castellers, danças, músicas e comidas típicas, são preservadas e difundidas, por mais que a cidade mude e se modernize. Para ver a programação das festas e descobrir a qual bairro você deve ir durante a sua visita, acesse esse site.
Fotos: Shutterstcok.com
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Inscreva-se na nossa newsletter
Muito bom este artigo ! Um dos melhores blog que gosto de visitar ler os artigos no final de semana, eu e minha namorado estamos adorando visitar este site maravilhoso, neste site sempre tem artigos legais. Muito Bom !
Parabéns !
Carlos, que bacana! Fico feliz em saber disso. Volte sempre!