Nesse texto você descobre o que passar em Langkawi, um arquipélago com as melhores praias da Malásia e diversas outras atrações imperdíveis para quem viaja por essa região asiática.
Langkawi é um arquipélago com 99 ilhas no norte da Malásia, quase na fronteira com a Tailândia, e pode ser chamado de paraíso por muitos motivos justos além das águas transparentes e da areia branca. Há alguns anos recebeu da Unesco o título de primeiro Geoparque do sudeste asiático.
Pulau Langkawi é a maior das ilhas, com infraestrutura para receber turistas – de resorts a guest houses baratas, de restaurantes finos a barraquinhas de rua que vendem chicken rice.
Nós, na época mochileiros, fizemos uma viagem de baixo orçamento por lá com apenas U$ 25 por dia, muito abaixo do que gastamos nas praias da Tailândia. Mas mesmo viajantes em busca de conforto vão conseguir aproveitar os excelentes preços dessa viagem.
Porque incluir Langkawi no seu roteiro de viagem?
Essa ilha tem tantos atrativos, que fica difícil falar de todos. Mas abaixo listamos dois motivos muito bons para visitar Langkawi.
Duty Free
O primeiro, que nos fez escolher por a ilha, tem duas palavras: Duty Free. Ou para bons entendedores de português: Sem impostos.
Isso significa que aquele chocolate suíço ou belga custa uma bagatela de 5 reais. Perfumes, cremes, caixas de cigarro, tudo barato. E principalmente: bebida. É possível encontrar cervejas por menos de 2 reais!
Monções Asiáticas
Por conta da costa montanhosa da Peninsula Malaia, Langkawi escapa das temidas monções de inverno que assolam a região leste com chuvas torrenciais e enchentes. Com isso, dá para visitar essa região da Ásia em qualquer época do ano, ao contrário do que acontece em locais como a Tailândia.
Temos um post só sobre as monções asiáticas, não deixe de ler.
Quais são as Melhores Praias da Ilhas de Langkawi?
São cinco praias principais em Pulau Langkawi (a principal ilha): Tanjung Rhu, Datai Bay, Pantai Kok, Pantai Tengah e Pantai Cenang.
- Pantai Cenang e Tengah: praias com maior estrutura turística
- Pantai Kok: praia perto da Sky Bridge e do Langkawi Cable Car
- Tanjung Rhu & Datai Bay: região mais isolada, com bons resorts
Nós dividimos nosso roteiro de 7 dias em Langkawi entre duas das praias: Pantai Tengah e Pantai Cenang. São as áreas mais movimentadas, onde ficam muitos hotéis e restaurantes, além de praias lindas. Além disso, Tengah e Cenang ficam do ladinho uma da outra – dá para conhecer as duas praias caminhando.
Dá para conhecer outras praias em passeios de barco. Foi o que fizemos para ir até Pantai Kok e Tanjung Rhu. No tópico abaixo, contamos mais sobre esses passeios.
Para mim, o único defeito das praias em Langkawi é a enorme quantidade de jetskis e lanchas andando pelo mar sem muito critério de segurança. O passeio não parece ter muita fiscalização, é operado por locais e os espaços reservados para banho nem sempre são respeitados.
O Que Fazer em Langkawi, Malásia
Além de ficar deitado na praia o dia inteiro, muitas opções de passeios estão disponíveis em Langwaki.
Island Hopping
Andar de barco pelas ilhas – eles chamam de Island Hopping – é uma opção ótima para conhecer mais praias e outras ilhas num mesmo dia. Custa em torno de 250 a 300 ringgit ($30 a $50).
O passeio mais popular leva às ilhas para nadar com peixinhos nas águas claras, passa por ilhas, cavernas uma lagoa de água doce – a Pregnant Maiden Island (Pulau Dayung Bunting) – e de quebra em um ponto para alimentar águias (Pulau Singa Besar).
Mas também é possível encontrar passeios de jetski em Langkawi que levam às ilhas de Dayang Bunting, ou à região do geoparque (safaris no manguezal), do qual eu falo mais no tópico abaixo.
Kilim Karst Geoforest Park
Um parque geológico protegido com formações rochosas de calcário, manguezais, cavernas e rica vida selvagem. Passeios de barco são a principal maneira de conhecer o parque. Eles geralmente incluem tours nos manguezais e passeios de caiaque.
Selecionei alguns dos melhores passeios nessa região:
- Passeio de barco com almoço incluído e guia especializado na fauna e flora local
- Mangrove Safari: passeio de caiaque pelo parque, incluindo cavernas e manguezais
- Excursão de meio dia em um barco particular pelo manguezal do rio Kilim
Sky Bridge e Langkawi SkyCab
Em outro ponto, na montanha Gunung Mat Chinchang, está o teleférico mais alto e a ponte mais elevada da Malásia, a Sky Bridge, com 700 metros de altura.
A subida permite vistas incríveis da ilha e do mar bem do alto.
A entrada custa em torno de 91 rm ($19) – clique aqui para comprar com antecedência e garantir seu ingresso – e inclui o teleférico, a ponte e outras atrações do complexo.
Telaga Tujuh Waterfalls
A Telaga Tujuh Waterfalls ou Seven Wells, uma cachoeira que dizem ter sete quedas e piscinas naturais. É possível nadar nas piscinas e caminhar pelas trilhas ao redor.
Dataran Lang (Eagle Square) em Kuah
Uma praça famosa com uma enorme estátua de uma águia, símbolo de Langkawi. Um ótimo lugar para fotos e para apreciar a vista do mar.
Kuah não tem muito a oferecer, mas se estiver por lá, vale a pena visitar o Langkawi Night Market, o mercado noturno de Kuah, que ocorre em diferentes locais durante a semana. Oferece uma variedade de comidas locais, roupas, artesanatos e souvenirs a preços acessíveis.
Hospedagem em Langkawi
Abaixo, listamos os melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels em Langkawi. Se você quiser ver mais dicas sobre qual a melhor localização para sua hospedagem, ou sugestões de hotel de praia em praia, não deixe de ler o nosso guia de Onde ficar em Langkawi
- Melhor Hotel de Luxo em Langkawi: The Datai Langkawi (5 estrelas, nota 9.5 – $$$$$)
- Melhor Resort de Luxo com Bom Custo-Benefício: Berjaya Langkawi Resort (5 estrelas, nota 8.5 – $$$)
- Melhores Chalês Beira-Mar: Red Coral Cottage (nota 8.9 – $$)
- Melhor Pousada Econômica: T Star Cottage Langkawi (nota 8 – $)
- Melhor Pousada Confortável: Soluna Guest House (nota 9.3 – $$)
- Melhor Hotel Com Bom Custo-Benefício: Cenang Rooms With Pool by Virgo Star Resort (nota 8.4 – $$)
- Melhor Chalé de Temporada: Eagleye Cottages (nota 9.2 – $$$)
- Melhor Hostel para Festa: Bed Attitude Hostel Cenang (nota 9.2 – $)
- Melhor Hostel para Relaxar: Gecko Guesthouse (nota 8.3 – $) – um dos locais onde ficamos na ilha!
Onde ficam as ilhas Langkawi?
As ilhas Langkawi ficam no Mar de Andaman – o mesmo que banha Phuket e Phi Phi, alguns dos mais famosos destinos de praia tailandeses. Langkawi está a cerca de 300 quilômetros de Phuket, o que torna possível fazer o percurso em poucas horas e pelo mar mesmo.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Malásia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Como chegar a Langkawi
Langkawi tem um aeroporto internacional, o Langkawi International Airport, que fica a 25 minutos de Kuah, a região central da ilha. Milhões de passageiros passam por ali todos os anos. Há voos para Kuala Lumpur, Cingapura e outras partes da Malásia.
De barco, há diversas ferrys que saem da Peninsula da Malásia por Kuala Perlis, Kuala Kedah, Penang e Satun. Ainda, existem ferrys que saem de Ko Lipe, na Tailândia.
Também é possível chegar a Langkawi por terra, vindo de Kuala Lumpur ou de outras partes da Malásia. Para isso é preciso ir até Kuala Perlis, de onde é possível pegar uma ferry para as ilhas. Como já foi dito, ferrys conectam Langkawi e Ko Lipe e Phuket, ambas na Tailândia, o que torna ainda mais fácil se locomover entre os dois países.
E lembrando que as exigências para entrar na Malásia são as mesmas da Tailândia. É preciso ter comprovante internacional de vacinação contra febre amarela, mas não é necessário visto.
Qual a melhor época para ir às ilhas Langkawi?
A temporada chuvosa é em setembro e outubro. Mas é só isso – chove mais do que o normal, mas não atrapalha as férias e nem é perigoso, como acontece em outras partes do sudeste asiático, por causa das monções. De dezembro a março praticamente não chove.
As temperaturas variam pouco durante o ano: mínimas em torno de 24°C e máximas por volta de 33°C. Lembrando que em dezembro e janeiro é alta temporada e os hotéis costumam ficar lotados, então é prudente reservar com antecedência.
Vai viajar pela Malásia e Sudeste Asiático?
Então não deixe de ver nossas dicas sobre a região:
- O que fazer em Kuala Lumpur: roteiro de 2 dias ou mais
- Onde ficar em Kuala Lumpur
- Malaca, herança portuguesa na Malásia
- Phi Phi ou Phuket? As famosas ilhas da Tailândia
- 13 dicas de viagem para a Tailândia: tudo que você precisa saber
- O que fazer em Singapura
- Onde ficar em Singapura: dicas de hotéis e bairros
Olá, o meu nome é Patrícia e sou de Portugal. Quero muito viajar para a Malásia, com o meu marido e filha de 5 anos será que é seguro e tranquilo com uma criança? estavamos a pensar ficar 4 noites em Kuala Lumpur só para descansar da viagem e depois seguiamos para Pantai Cenang (15 dias) existe transporte de barco? ou é melhor avião (pela Malasia airlines) é que o meu marido tem um pouco de receio de andar de avião nestas pequenas escalas.
Obrigada
Oi Patricia,
Sim, a Malásia é um lugar seguro e tranquilo para qualquer idade. É preciso tomar cuidado normal com furtos.
Dá para ir para Pantai Cenang de trem e barco. Foi como fizemos o trajeto. O transporte na Malásia é muito bom e eficiente.
Oi Rafael, tudo bem?
Na Pantai Cenang tem infraestrutura de cadeiras, guarda-sol, barracas com bebidas e petiscos ou é praia virgem, que oferece passeios opcionais?
Obrigada,
Maria Carmen
Tem alguma estrutura sim, Maria, a maior parte dos próprios hotéis que estão ali perto.
Abraço.