Entre montanhas que chegam a 2800 metros de altura e um lago de três milhões de anos, Ohrid, Macedônia, é daquelas cidades em que a natureza e as construções impressionam pela beleza e riqueza histórica. Para começar, essa é uma das poucas cidades do mundo que tem o título de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, segundo a UNESCO. É que Ohrid, construída na beira do Lago de mesmo nome, é um dos povoamentos mais antigos da Europa.
Existem documentos gregos de 353 a.C. mencionando o local, que na época era chamado de Lychnidos, ou “cidade das luzes” para os íntimos. Há escavações arqueológicas na cidade que revelam o passado de Lychnidos e basílicas do início do cristianismo. Só foi renomeada para Ohrid em 879 d.C., nome que significa “na colina”. As construções que vemos hoje vão dos séculos 7 ao 19: a arquitetura otomana, dos séculos 18 e 19, está bem preservada nas casas no centro da cidade, suas ruas estreitas e com construções bem mais antigas, do período bizantino.
É a própria UNESCO quem diz que a cultura eslava se espalhou de Ohrid para o resto da Europa. A cidade era um ponto cultural e econômico importante, servindo de centro episcopal da Igreja Ortodoxa Búlgara. Talvez tenha vindo daí a lenda de que um dia existiram 365 igrejas ali, uma para cada dia do ano. Pelo menos foi essa a impressão de um visitante turco ao reparar no panorama da cidade no século 17. Ohrid também é casa do mais antigo monastério eslavo, St. Pantelejmon, e de mais de 800 ícones bizantinos, a segunda maior coleção do mundo, ficando apenas atrás de Moscou. A primeira universidade eslava surgiu ali, no século 10. E por um breve período, no século 11, foi a capital do Império Búlgaro. A fortaleza na qual o imperador governou ainda está de pé.
Leia também: O que fazer em Skopje, a capital da Macedônia
O que fazer em Ohrid, Macedônia
As belezas do Lago Ohrid
O Ohrid é um dos mais antigos e profundos lagos europeus, com mais de 200 espécies no seu ecossistema. Divide-se entre a Macedônia e a Albânia e só existem três cidades na beira do lago, além de Ohrid: Struga, também do lado da Macedônia, e Pogradec, na Albania, isso sem contar as várias vilas de pescadores. O lago é uma atração por si só, com as vistas que ele proporciona de vários pontos da cidade e as atividades aquáticas como praia, mergulho e passeio de barco.
A caminhada pelo calçadão com jardins, bem perto do centro da cidade, é bastante agradável.
No verão as praias ficam cheias. Porém, é possível encontrar espaços mais vazios ao caminhar para mais longe do centro. Fui à pequena praia de Labino, mas vale dizer que não há nenhuma estrutura ali, só natureza. Sobre as praias, vale lembrar que o chão é todo de pedras. Convém usar chinelo ou algum sapatinho.
Dezenas de Igrejas e Monastérios
Outra atração em Ohrid é visitar as antigas igrejas e monastérios. Não são 365 e você nem precisa entrar em todas, visto que a maioria cobra entrada.
A Igreja de St. Sophia é a catedral da cidade e a quarta versão da basílica, construída no mesmo local. O edifício atual é de 1035. Conta com uma das maiores coleções do mundo de afrescos do século 11. São visíveis cenas do antigo testamento no altar e mártires do início do cristianismo. A pequena praça em frente à igreja costumava ser o principal fórum da cidade na antiguidade.
A Igreja de St. Pantelejmon é o mais antigo monastério eslavo, onde, no século 10, foi criado o alfabeto cirílico. Acontece que São Clemente e São Naum eram discípulos dos irmãos São Cirilo e São Metódio – que criaram as primeiras versões do alfabeto. Com o financiamento do rei búlgaro Boris I, finalizaram e espalharam o alfabeto cirílico na região. Também foi em Ohrid que foi aberta a primeira universidade eslava, para transmitir esses ensinamentos. A igreja, que contém os restos mortais de São Clemente, é uma reconstrução daquela que o santo fez quando chegou em Ohrid e abriu a universidade. A construção original foi destruída no período de domínio turco. No entorno da igreja há vários sítios arqueológicos sendo escavados.
A Igreja de St. Bogorodica Perivlepta, construída em 1295, também com uma grande coleção de afrescos feita por jovens pintores que influenciaram a arte bizantina na época. Alguns guias e visitantes afirmam que essa é a igreja mais linda da cidade por dentro. No pátio da Igreja fica uma galeria de arte iconográfica, com uma coleção bem grande.
A Igreja Kaneo, do século 13, é mais famosa por sua localização: fica no topo de uma colina, na beira do Lago Ohrid, formando uma vista perfeita. Não há muitos afrescos dentro e eu preferi só ver a vista de fora e não entrar. De qualquer forma, vale a pena subir o morro para chegar até lá.
A rua principal do centro histórico de Ohrid é fechada para carros e conhecida como Old Bazaar, com muitas lojas e restaurantes. Fica lotada nas noites de verão. As ruelas acima da Old Bazaar e abaixo das muralhas da cidade são chamadas de Mesokastro. No passado era onde os pobres viviam. Hoje, ali há belas vistas do lago e casas antigas.
No final da Old Baazar, já quase na beira do rio, começam a aparecer mais restaurantes e bares. Virando à direita, há duas ruas, a Tsar Samoil, com várias casas históricas do período turco, sendo as casas Robevci & Uranija as mais famosas. Nessa rua também fica um workshop de papel artesanal e uma cópia da imprensa de Guttenberg.
Bem no topo da colina fica a Fortaleza do Rei Samoil, construída inicialmente no século 5 a.C, mas as partes que ainda mantém preservadas são do século 3 a.C. Porém, com as reconstruções ao longo dos anos, a fortaleza visível hoje é do século 10. Por conta da posição privilegiada, oferece belas vistas do lago e da cidade.
Também nessa área na colina fica o Teatro Antigo, uma obra do período grego, com uma pequena área preservada. Como o teatro ainda é usado em apresentações, boa parte já foi reconstruída.
Onde comer em Ohrid
Parar quem quer provar comida tradicional, com vista para o lago, a dica do nosso hostel se provou uma excelente custo/benefício: o Restoran Cun. Fica numa área de muitos restaurantes caros, mas conseguimos comer ali um cozido macedônio por 300 MKD (cerca de €5), no almoço.
Já contei que é fácil achar pizza nos países dos Balcãs, e Ohrid foi um dos lugares em que de fato a pizza era boa. Jantamos na Pizzeria Leonardo, que além da comida tem um ambiente bem bonito, atendimento simpático e preços justos.
O lugar que mais gostei de comer, na verdade, era o mais simples, quase uma barraquinha de rua. Na Old Baazar, uma portinha pequena indica a Dr. Falafel. Eles servem um falafel muito saboroso e bem temperado, que pode vir sozinho, num prato com outros vegetais ou dentro do pão, no estilo doner. O preço é daqueles amigo dos mochileiros.
Onde ficar em Ohrid: dicas de hospedagem
Indico de olhos fechados o hostel que fiquei em Ohrid, o City Inn. Foi o melhor lugar em que ficamos em toda a viagem e recomendo até para quem não gosta de hostel, porque eles têm quartos privados excelentes. Porque é tão bom? A propriedade era bem nova, muito limpa, o banheiro tinha um chuveiro maravilhoso, ar-condicionado novo e funcionando (fundamental no calorão) e café da manhã típico bem completo incluído. E o preço é super justo: pagamos €10 por noite, na alta temporada. Tem nota 9,4 no Booking.
Para mim não chegou a ser um defeito, mas o hostel fica fora do centro histórico, a cinco minutos de caminhada. Caso você queira ficar bem no miolinho, não faltam hotéis, hostels e apartamentos para alugar. Você pode ver todas as opções de acomodação em Ohrid aqui.
Como chegar em Ohrid, Macedônia
Existe um aeroporto internacional em Ohrid, o St Paul the Apostle (OHD), que fica a cerca de 7 km do centro. Você encontra voos das principais capitais europeias, mas os preços podem ser um pouco elevados.
Para quem já está nos Balcãs, o jeito é ir por terra. Não há estação de trem na cidade, mas há várias opções de ônibus e vans. Da capital, Skopje, são cerca de 3h30 e tem vários ônibus ao longo do dia. Para outras cidades na região, como Tirana, Sofia e Pristina convém pesquisar online e ter uma certa flexibilidade de horários: acontece que as informações são poucas e desencontradas.
Por exemplo, eu queria ir de Ohrid para Sarande, na Albânia, mas não consegui encontrar nenhuma forma de fazer isso, segundo a internet. Acabei trocando meu roteiro para passar primeiro por Tirana. E ainda assim, muitos guias online diziam que eu teria que ir para Struga. No fim das contas, foi só quando cheguei em Ohrid que consegui comprar a passagem, saindo de Ohrid mesmo. A grande piada é que sim, havia vans que iam para Sarande. E como eu era uma das únicas que ia para Tirana, me trocaram de van umas cinco vezes.
Logo, o melhor jeito de descobrir como ir para a cidade a seguir é perguntar para as pessoas ou nas agências na rodoviária quando você estiver lá. De qualquer forma, bons sites para pesquisar informações são: Balkan Viator, BusTicket4me, Galeb AD e Bus Express.
Inscreva-se na nossa newsletter
Olá! Estou em Ohrid e irei para Saranda daqui 3 dias. A única informação que consegui até agora são essas que vc passou: ou vai para Tirana ou para Struga e depois Saranda, ninguém sabe como ir direto. Você saberia onde eu encontro esses motoristas que vão para Saranda? Obrigada.
Oi Janaina,
Desculpe a demora para responder, agora já não consigo mais ajudar ne?
Realmente as informações são bem confusas, já não lembro como compramos as passagens, só do perrengue que foi. Espero que você tenha tido uma experiência melhor.
Janaina, tudo bem?
Vc conseguiu fazer essa rota: Ohrid -> Sarande? Pretendo fazer isso em outubro e você me ajudaria muito com essa informação.
Muito obrigado =)
Luiza, bom dia,
Como já era de se esperar, as informações sobre transporte nos Bálcãs são desencontradas.
Eu preciso viajar dia 29 de Dezembro, da Macedônia para Sarande [Albânia].
A origem pode ser tanto de Ohrid quanto de Skopje.
Li o seu relato e te pergunto: você acha melhor, por se tratar do inverno, eu sair de Skopje ou Ohrid? De onde você acha que eu tenho mais chances de conseguir um ônibus ou van?
Muito obrigado.
Oi Carlos,
Olha, taí uma pergunta muito difícil de resolver porque essas vans fazem o horário que elas querem. O mais difícil será encontrar um van direto para Sarande. Talvez você tenha que fazer Macedônia – Tirana. E Tirana – Sarande