Era uma vez uma princesa. Seu nome era Dwynwen, ou Dwyn, para os íntimos. Ela era uma das 24 filhas de St. Brychan, príncipe de Gales. A vida de Dwyn teria seguido seu curso normal para uma princesa do século 5, se ela não tivesse se apaixonado por um jovem chamado Maelon. O problema foi que, apesar do amor que sentia pelo homem, ela o rejeitou.
Por quê? Bem, aí a história diverge um pouco. Tem quem diga que ela queria manter-se pura, casta e tornar-se freira. E tem quem garanta que foi o pai de Dwyn quem proibiu o relacionamento da filha. Seja qual for a versão para o amor proibido, a verdade é que nossa princesa não conseguiu suportar o coração partido e rezou muito para que alguma solução caísse do céu.
De fato, uma solução caiu: uma misteriosa poção, que Dwyn prontamente bebeu. O resultado? Maelon foi transformado em gelo, no melhor plot twist que junta Valente e Frozen na mesma narrativa, caso você esteja familiarizado com a história desses filmes. Enfim, Dwynwen obviamente percebeu que transformar o seu amor em gelo não resolvia nenhum problema, então seguiu rezando, dessa vez fazendo três pedidos:
1) Que Maelon fosse reavivado; 2) Que todos aqueles que se amassem verdadeiramente encontrassem felicidade; e 3) Que ela nunca mais desejasse se casar.
Os pedidos dela foram concedidos e a princesa isolou-se numa ilhota bem no norte do Pais de Gales, onde viveu o resto de seus dias como uma eremita. A tal ilha passou a ser conhecida como Llanddwyn Island, ou seja, “Ilha da Igreja de Santa Dwynwen”.
A tal igreja de Dwynwen, que tornou-se santa padroeira do amor em Gales, tornou-se um lugar de peregrinação para os corações apaixonados, visto que o poço construído ali era considerado mágico. Até hoje, as ruínas da antiga capela, que foi reconstruída no século 16, estão na ilha e podem ser visitadas.
No dia 25 de janeiro é celebrado, no País de Gales, o Dydd Santes Dwynwen, que seria o equivalente do Valentines Day ou Dia dos Namorados. A data, porém, é uma celebração bem recente: em 2003, uma campanha do Comitê da Língua Galesa com rede de supermercados Tesco distribuiu 50 mil cartões gratuitos celebrando o dia, o que recriou a popularidade da santa.
Visita a Llanddwyn Island, a Ilha do Amor
A Ilha de Llanddwyn fica dentro da reserva nacional Newborough Warren, no norte do País de Gales, uma região chamada Anglesey. É conectada ao continente por uma faixa de areia, que some com a maré alta. Para chegar até lá, basta uma agradável caminhada pela floresta ou pela praia.
A vista ali é incrível, por conta da localização estratégica. Um farol também foi construído na ilha, em 1845. Também há uma espécie de caça ao tesouro, planejada pelo turismo local, para descobrir a trágica história de amor de Dwyn.
A viagem pela País de Gales foi feita a convite do Visit Wales para celebrar o Ano do Mar, em 2018.
Inscreva-se na nossa newsletter
Boa Tarde!
É Ilha do Amor do lado de cá, Oceano Atlântico, nossos rios, norte do Brasil.
É Ilha do lado de lá, do outro lado do mundo!
Como DEUS é bom!