A areia é branca, as ondas são fortes e a praia é linda. Se você se pergunta o que fazer em Maresias, no litoral norte de São Paulo, saiba que essa pequena cidade tem a fama de ser uma das melhores praias do litoral paulista. E não é sem motivo, como fica claro assim que você desembarca lá.
A pequena vila de pescadores entrou na rota turística na década de 80, quando surfistas descobriram o local. Chegar lá era tarefa complicada, fato que só melhorou com a construção da Rodovia Rio-Santos, na mesma época.
Com a locomoção ficou mais fácil a vila passou a enfrentar problemas de infraestrutura turística, afinal o fluxo de pessoas, lógico, aumentou. E muito!
Além da beleza da praia, chama atenção a limpeza do local. Todos os dias, a ONG Sociedade Amigos da Praia de Maresias recolhe qualquer lixo que seja largado na areia. Com isso, Maresias fica muito mais limpa que a média do nosso litoral.
O que fazer em Maresias: melhores praias na região
A Praia de Maresias é a mais famosa da região, mas se você vai ficar por ali, há outras para explorar nas proximidades.
1. Praia de Maresias
Com suas extensas faixas de areia branca e águas cristalinas, a Praia de Maresias é o destino perfeito para surfistas e banhistas.
As ondas aqui são um chamado para os amantes das pranchas. Já os bares na areia atraem um público jovem. Além do surf, a praia tem várias opções gastronômicas e uma vida noturna animada, com bares e restaurantes que trazem o melhor da culinária local e internacional.
E para os amantes da natureza, a região oferece trilhas encantadoras, levando a mirantes com vistas da costa.
2. Praia de Paúba
Paúba é aquela praia charmosa e tranquila, perfeita para quem quer uma vibe mais sossegada. Menos conhecida e, por isso, menos movimentada que suas vizinhas, Paúba é um refúgio cercado de verde e com ar de vila de pescadores.
As trilhas nas proximidades levam a pontos com vistas incríveis da região. Ao final do dia, o pôr do sol aqui é um espetáculo à parte.
3. Praia de Santiago
Menor e mais reservada, Santiago encanta seus visitantes com um cenário lindíssimo de natureza muito bem preservada.
Com acesso um pouco mais restrito, o lugar preserva sua atmosfera tranquila, sendo o refúgio ideal para casais em busca de um retiro romântico ou para famílias que desejam um ambiente relaxado.
A praia e a biodiversidade marinha da região também é perfeita para a prática de mergulho e snorkeling.
4. Praia de Toque-Toque Pequeno
Toque-Toque Pequeno combina a beleza rústica e a tranquilidade de uma vila de pescadores com uma paisagem natural de tirar o fôlego.
Cercada por montanhas cobertas de verde, possui uma faixa de areia dourada e um mar de águas claras e calmas, ideal para banhos e mergulhos.
Além da paisagem, o lugar também surpreende pelas opções gastronômicas. Os restaurantes locais, muitos deles à beira-mar, oferecem pratos deliciosos, especialmente os frutos do mar, capturados frescos e preparados com um toque tradicional.
5. Praia de Calhetas
A Praia de Calhetas é acessível por uma trilha, o que já é parte da aventura, e oferece um refúgio tranquilo longe das praias mais movimentadas, sendo um destino perfeito para quem busca paz e conexão com a natureza.
Há formação de pequenas piscinas naturais na maré baixa, perfeitas para um mergulho ou para avistar a vida marinha.
Outras praias para explorar em São Sebastião
- Praia de Juquehy: Conhecida por sua beleza e sofisticação, Juquehy é um verdadeiro cartão-postal. Com uma longa faixa de areia branca e fina e um mar azul cristalino, é perfeita para quem busca tanto relaxamento quanto um pouco de luxo. A praia é repleta de pousadas charmosas, restaurantes gourmet e lojas descoladas. O ambiente é tranquilo, ideal para famílias ou casais em busca de um refúgio romântico.
- Praia de Cambury: Uma das favoritas entre os surfistas, Cambury oferece ondas perfeitas para a prática do esporte. Mas não é só de surf que vive Cambury; a praia também é conhecida por sua beleza natural e pelo clima descontraído. Rodeada por montanhas cobertas de mata atlântica, é um ótimo lugar para quem quer combinar praia com trilhas e contato com a natureza. À noite, a praia ganha vida com bares e restaurantes que oferecem desde música ao vivo até pratos deliciosos da culinária local.
- Praia de Baleia: Tranquila e com um mar geralmente calmo, a Praia de Baleia é ideal para quem busca sossego e um ambiente familiar. Suas águas claras são excelentes para natação e esportes náuticos como stand-up paddle. Além disso, a paisagem ao redor é deslumbrante, com uma vista incrível das montanhas da Serra do Mar. A praia é também uma das mais limpas da região, perfeita para longas caminhadas na areia e momentos relaxantes ao sol.
O que fazer em Maresias à noite
Maresias virou a queridinha da juventude paulistana. Hoje, a praia tem a fama de atrair gente jovem e descolada, além de ter algumas das mais concorridas baladas do litoral de São Paulo, com destaque para a Sirena, para muita gente uma das melhores boates do Brasil.
O lugar é famoso por suas festas épicas, DJs de renome internacional e uma atmosfera que capta perfeitamente o espírito animado de Maresias.
Além da Sirena, há vários outros bares e clubes na área que oferecem uma variedade de experiências, desde música ao vivo até lounges na praia, garantindo que cada noite seja única.
Surf em Maresias e outros esportes aquáticos
Quer surfar? Então veja esse site aqui, que tem boletins e fotos de como está o mar, em tempo real, além de previsões para os próximos dias. Vale dizer também que, pelo menos segundo os surfistas que nós consultamos, Maresias não é o melhor lugar de São Paulo para quem quer aprender a surfar.
Outros Esportes Aquáticos
- Stand-up Paddle (SUP): Para os dias em que o mar está mais calmo, o stand-up paddle é uma ótima opção. É uma forma divertida de explorar o mar, além de ser um excelente exercício.
- Mergulho e Snorkeling: As águas claras de Maresias também são ideais para quem gosta de mergulhar. Embora a região não seja tão conhecida por seus recifes de coral, há áreas próximas onde é possível observar a vida marinha diversificada.
- Caiaque e Canoagem: Outra maneira de aproveitar o mar de Maresias é através do caiaque ou da canoagem. Essas atividades oferecem uma perspectiva única da costa e são perfeitas para uma aventura tranquila nas águas.
Onde ficar em Maresias: dicas de hotéis
Nós ficamos na Pousada São Sebastião – Hostel Maresias, que fica a cinco minutos da praia. Para chegar lá, basta atravessar a rodovia e pegar a rua ao lado do cemitério.
Para quem não precisa de uma hospedagem econômica, pode ser uma boa ideia procurar um hotel de frente para a praia. Só não espere achar grandes pechinchas: se Maresias tem problemas, eles só podem ser os preços.
É caro viajar para Maresias?
Por ser frequentada por uma galera com grana e por muitos gringos, os preços em Maresias subiram. Ou melhor, surtaram completamente. Espere pagar mais por uma cerveja, na beira da praia, do que em alguns dos bares da Vila Madalena, na capital paulista.
Viajantes econômicos podem diminuir esse problema de duas formas: levando um isopor cheio de cerveja e umas comidinhas, na boa e velha farofada, ou procurando barraquinhas de praia, e não quiosques, que são bem mais caros.
Nos optamos pela segunda opção só pela falta de planejamento mesmo. Se você for para Maresias de carro, a melhor ideia mesmo é ir preparado: leve pelo menos uma caixa térmica e algumas bebidas. Seu bolso vai me agradecer.
Como chegar em Maresias: de carro ou ônibus?
Maresias faz parte da cidade de São Sebastião, que tem 70 mil habitantes, 36 praias e cerca de 100 quilômetros de litoral. De carro, partindo de São Paulo, pegue a BR-101, sentido Rio de Janeiro. A viagem é um pouco demorada, afinal são 180 quilômetros e podem ocorrer engarrafamentos.
Quem vai de carro tem a vantagem de poder se locomover melhor pela região. Você não vai precisar do carro dentro de Maresias, mas ele será muito útil caso queira dar um pulinho nas praias ao redor. As praias Brava, Galhetas e Toque Toque Pequeno até que ficam perto, principalmente para quem está de carro. Já o deslocamento de ônibus é até possível, mas trabalhoso.
Nós fomos de ônibus – chegar lá foi relativamente fácil. Em São Paulo, pegamos um ônibus da empresa Litorânea, que parte do Terminal Tietê. A viagem dura quase 5 horas e a passagem custa em torno de R$ 50.
Olá,
Vocês conseguiram se locomover de ônibus entre as praias?
Queria ficar em Maresias e ir para Barra do Una, Boiçucanga e Juquehy.
Abraços,
Oi, Bruna. Nós fomos de ônibus pra lá e pegamos um ônibus para seguir viagem para Ubatuba. Mas não fomos nas praias ao redor, só Maresias mesmo.
Sei que tem muita gente que faz isso de ônibus, mas não sei dar mais informações.
Abraço.