Tags:
Atlas: Índia

Qual é a melhor época para ir à Índia?

Tem uma resposta curta e uma longa para essa pergunta. A primeira é que a melhor época para ir à Índia é entre novembro e abril. Se você está satisfeito, muito bem: agradecemos a preferência e volte sempre.

Já se você é daqueles que querem saber mais sobre os climas e condições atmosféricas do país, fique comigo mais um pouco. O período que vai de novembro a abril é o inverno indiano. No norte, incluindo em Nova Delhi, as temperaturas podem cair para perto de zero até mais ou menos o início de março, quando o tempo volta a esquentar. Na região próxima ao Himalaia, prepare-se para muita neve.

Já mais ao sul, em cidades como Mumbai e os estados de Goa e do Kerala, é quente o ano inteiro, com temperaturas que giram em torno dos 30ºC nessa época do ano, quando o clima ainda está suportável. Mas, quente ou frio, o melhor dessa estação é que ela é seca, já que não é afetada pelo temido e grandioso regime de monções.

India Gate - Mumbai

Mumbai

Regime de monções

Assim como todos os países que se localizam em um raio de muitos milhares de quilômetros do Himalaia, a Índia sofre com as famosas monções. As chuvas devastadoras que podem se tornar uma pedra no sapato de qualquer viajante têm épocas diferentes para aparecer em cada país ou região.

No caso da Índia, essa época de tempestades costuma ir de junho a setembro, exatamente no verão. É desaconselhável visitar o país nesse período, pois o clima é insuportável, para não dizer outra coisa. Em algumas cidades é tão quente que tudo o que você vai querer é ficar dentro do hotel curtindo o ar condicionado (e chorar toda vez que sofrer um dos inúmeros cortes de energia diários).

Além disso, as chuvas não são só águas de verão. O risco de enchentes violentas e de propagação de doenças é bem sério. Dá só uma olhada no que aconteceu em Rishikesh nas monções de 2013:

shiva-rishikesh-enchente-india

Foto: BBC/Reprodução

Rishikesh, Índia

O que fazer na Índia durante as monções

“Mas, Naty, eu só posso viajar em agosto e quero muito conhecer a Índia! O que devo fazer?”, você pode perguntar. E eu acho que você mesmo já tem a resposta: se não tem outro jeito, vá com deus! Apesar de todos os inconvenientes, se você não puder trocar a data ou o destino, não vá estragar sua viagem por causa do tempo.

Nesse caso, planeje-se para usar a chuva a seu favor. Evite muitos deslocamentos entre cidades e cheque a previsão do tempo constantemente. Considere se matricular em um curso, trabalho voluntário ou Ashram.

Dizem que a temporada de monções é um das melhores épocas para tratamentos Ayurvédicos. Também nesse período, alguns hotéis de luxo, como o Taj Lake Palace, em Udaipur, costumam baixar as diárias pela metade.

Palácios de Udaipur, Índia

Taj Lake Palace, hotel do 007 em Udaipur

Essa também é a temporada de colheita de chá em Dajeerling e de diversas festas locais em Goa – para quem quer conhecer as praias mais famosas da Índia, mas longe das badaladas festas de música eletrônica que atraem turistas do mundo inteiro. Com um pouco de pesquisa e jogo de cintura, dá para fazer uma viagem legal mesmo nessa época.

Viajo ou compro uma bicicleta

Se você vai visitar outros países do Sudeste Asiático, compensa também ler o post Guia de monções asiáticas.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 comentários sobre o texto “Qual é a melhor época para ir à Índia?

  1. Bom dia Karol! Minha filha esta querendo ir para India sozinha pela AIESEC. Você aconselha? Ela tem 21 anos, estamos preocupados pelo choque de cultura e machismo. Pode me falar algo sobre isto ou até nos tranquilizarmos?

    1. Olá Simone, tem muito material sobre a Índia aqui no blog. Você pode dar uma lidinha: https://www.360meridianos.com/india

      Eu fui pra Índia com 23 anos. Lá conheci gente de todos os países, mais novos que eu, muitas vezes. O choque de cultura ela vai sentir, mas pode ser importante para que ela amadureça, já pensou nisso? Em muitos momentos quando eu estava lá achei muito difícil, mas hoje é uma experiência que eu agradeço muito por ter tido. Foi muito importante para mim e uma das coisas que mais marcaram minha vida.

      Abraços!

  2. Boa tarde!
    Gostaria que a Luiza, que mora em Coimbra (conforme relatado no site), respondesse minhas dúvidas, por favor! kkkkk

    Quero expor questões acerca do meu optativo, que realizarei provavelmente entre setembro/dezembro do ano que vem. Sou enfermeiro residente em oncologia pela UNIFESP e tenho que ir, de preferência, para fora do país. Pretendo ir para o “Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil” passar um mês (como estágio optativo), e depois queria viajar de lá para algum lugar do leste europeu (10-15 dias) e depois para a terra de meus ascendentes, a Índia (10-15 dias), e voltar de lá para casa (São Paulo: podendo ser Congonhas ou Guarulhos).

    Você acha que consigo com R$ 18.000,00?

    Queria gastar pouco no período de 30 dias iniciais (8 mil no máximo), para conseguir poupar um valor bom para passar nos outros locais. O TEMPO DA QUAL TENHO DIREITO, DO ESTÁGIO OPTATIVO, É DE 2 MESES. Quero fazer 30 dias de estágio + 10-15 dias em algum lugar da Europa (não precisa ser o Leste, se você ver que não dá pelo valor que pretendo gastar) + 10 – 15 dias na Índia.

    FALA QUE É POSSIVEL, VAI! Kkkkkkkkkkk…

    Muito obrigado,
    Abraços.

    1. me desculpe Natália, nem falei o quanto eu gosto do site de vocês. Já li acerca da diferença das linguas, da moeda, dentro e fora da Europa e Índia. Estou super interessado. Vocês me inspiraram a querer fazer essa viagem. Espero que consiga fazer essa viagem. Estou guardando o máximo de dinheiro possivel kkkkkkkk

      muito obrigado, viu?

      1. Olá Jean, ahah tranquilo! Fico feliz que você goste do blog. Também espero que você consiga fazer essa viagem!

        Abraços!

  3. Oi, Natalia, obrigada pelas dicas. Estou pensando em aproveitar um sabático para ir pra Índia agora, em julho. Será que vai ser muito ruim por conta das chuvas? O calor não me preocupa, nem com 40 graus, mas me preocupam enchentes e caminhar em ruas alagadas obde posso vir a adoecer. Qual a sua opinião? Devo recobsiderar a viagem? Sempre tive o sonho de conhecer a Índia, mas tenho receio de que vire uma grande roubada pela época. Obrigada desde já! Abs

    1. Mariana, é muito difícil prever. Tem ano que chove mais, tem ano que chove menos… Depende também da região que você vai, um monte de fatores…

  4. Olha! Pretendo ir este ano, em setembro, quando passarei o mês inteiro estenderei até o Sri Lanka. Serei atingido pelas monções? Estive na Tailandia nessa mesma época e consegui me livrar!

    1. Flávio, conforme eu disse no post, setembro é o fim do período de monções. Pode ser que pegue chuva sim.

      Abraços

  5. Ola nathalia comentei um post seu sobre e Tailândia, gostaria de saber qual dos dois você acha que vale mais a pena pra começar a viagem, Tailândia ou india, ou se tem como ir aos dois sem gastar muito, obrigado.

  6. Ola Naty, gostei muito do site de vcs, já há algum tempo tenho me dedicado a ler os posts principalmente da dia. e muito interessante como vcs abordam sobre o país de maneira clara e divertida sobre, a cultura, religião, costumes, e tradições… além das dicas e experiencias.
    Tenho muitos amigos da indianos principalmente que são sikhs;estou aprendendo punjabi, e tenho vontade de ir para Índia em breve. Li que vc trabalhava lá, apesar do machismo que impera no país em relação a mulheres, queria saber como conseguir um emprego lá, e de que vc trabalhava, se possível a dica, ficaria muito aradescida… beijos

    1. Ei Evellyn, apesar do machismo, é comum as mulheres trabalharem na Ìndia. Eu consegui emprego através de uma organização internacional que promove intercâmbios profissionais em outros países, a AIESEC.

      Abraços

  7. Olá Natália. Acompanho o site de vocês a um bom tempo e sou fã. Estou planejando um intercâmbio voluntário para a Índia ou talvez Tailândia, mas a Índia me enche mais os olhos que a Tailândia. Sou professora e tenho o mês de julho para viajar. Como li nesse post, essa época é o período de monções, qual seria a melhor local para ficar? A agência disponibilizada lugares em Delhi, Mumbai, Ahmedabad e Lucknow. Acredito que não tem como escapar das monções em nenhum desses lugares. Se puder me dar uma dica, ficarei muito feliz. Obrigada!!!!

    1. Olá Beatriz, se não tem como escapar das monções, vá praquela que você gostar mais. Tive amigos que moraram em Delhi e em Mumbai nessa época e sobreviveram, então não pode ser tão terrível.

      Abraços!

  8. Natalia, seria interessante você escrever livros sobre suas suas viagens. Gostava muito de ler os livros de Carmem Prudente de Morais ( fundadora da RFCC), ela viajava sempre em companhia de seu esposo. Agradeço
    Iara

    1. Que legal que você se interessou pelas histórias, Iara! Ainda não temos nenhum livro do tipo no forno, mas vamos cogitar a ideia. Abraços

  9. Olá, eu gostaria muito de conhecer a Índia, e gostaria de ter uma ajuda na minha primeira viagem fora do país, fico perdida por não saber o que fazer e o que seria nescessário.

    1. Olá Letícia, temos diversos posts no blog explicando como viajar para a Índia e como programar uma viagem internacional.
      Você pode ler aqui: https://www.360meridianos.com/india

      e aqui: https://www.360meridianos.com/planejamento-de-viagens

      Se durante suas leituras surgirem dúvidas específicas, pode deixar comentários que respondemos rapidamente. Também temos dois e-books que podem te ajudar bastante nesse planejamento, o Roteiros da India e o Primeira Viagem. Comprando os dois juntos, você anha um desconto. https://www.360meridianos.com/prepare-se-para-conhecer-a-india

      Abraços

  10. Eu gostaria saber a respeito do dinheiro. Onde eu posso trocar o dólar por rúpias indianas? Existe um cartão internacional que me possibilite fazer saques na Índia? O que eu faço?

    1. Olá Karol, você pode trocar rupias indianas em casas de câmbio (nesse caso, leve dólares). Vc também pode usar o seu cartão internacional do banco mesmo para sacar lá ou comprar um Travel Card em qualquer casa de câmbio no Brasil e sacar lá com a moeda local.

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.