Você é daqueles que, antes mesmo de embarcar para Buenos Aires, já está sonhando com um bom churrasco argentino? Ou talvez em se afogar em doce de leite? Media lunas no café da manhã? O que não falta na capital dos nossos vizinhos é comida boa! Mas antes que você caia na tentação de cair nas pegadinhas para turistas de Puerto Madero e gastar uma fortuna com refeições que nem são tão boas assim, que tal conferir nossas dicas de como comer barato em Buenos Aires e ainda sair de lá lambendo os beiços?
As dicas foram reunidas durante as duas temporadas que eu morei em Buenos Aires, e em mais algumas visitas curtas. Tem comida típica argentina, tem comida internacional, tem self-service e tem hamburgueria. São restaurantes para todos os gostos! E o melhor: os preços de refeições caprichadas não chegam nem perto dos cobrados nas capitais brasileiras. Vem comigo?
Leia também:
• O que fazer em Buenos Aires: guia completo de atrações
• Onde ficar em Buenos Aires: dicas de hotéis e hostels
• Lugares para tomar cervejas artesanais em Buenos Aires
• Como economizar em Buenos Aires: 8 dicas para gastar pouco
• Cubierto: o que é o serviço de mesa dos restaurantes argentinos
8 restaurantes para comer barato em Buenos Aires sem deixar de encher a pança
-
Sarkis
Esse restaurante parece uma unanimidade. Absolutamente todas as pessoas que nos deram dicas de onde comer em Buenos Aires citaram o Sarkis, a ponto desse ser considerado, muitas vezes, o melhor restaurante da cidade.
Mas se você está pensando que vai encontrar churrasco e bife de chorizo por lá, pode ir tirando a vaquinha da chuva. O Sarkis é um restaurante de comida armênia. Isso mesmo!
Acontece que, no início do século 20, a cidade recebeu uma leva de imigrantes da Armênia que fugiam do genocídio provocado pelos turcos. Esse pessoal acabou se tornando parte da vida portenha, influenciando a cultura e, por que não, a gastronomia.
Quase cem anos depois desse triste episódio, o Sarkis é não apenas o restaurante armênio mais famoso da região, como um dos mais badalados. E a gente do 360meridianos se junta ao coro para dizer que você precisa jantar lá na sua ida a Buenos Aires. O problema é só mesmo conseguir entrar no lugar. Todos os dias tem uma fila de espera enorme. A jeito é chegar cedo, às 20h, para tentar garantir uma mesa. Nas três ocasiões em que eu estive no restaurante, a tática nunca falhou.
Se você ficar na dúvida sobre o que pedir, vá por mim e arrisque a kafta de cordeiro com iogurte acompanhado de arroz piaf. De entrada, uma boa pedida é o nosso velho conhecido kibe cru. E se sobrar espaço para a sobremesa, a taça de soverte com whisky e nozes não vai te decepcionar. Olha, o garçom até riu da minha cara de espanto por causa do tamanho da sobremesa. Aliás, todos os pratos do restaurante são mais que bem servidos e por um preço bem camarada.
No total, pagamos 300 pesos na refeição para dois, com gorjeta. Embora a inflação já tenha feito esse preço subir consideravelmente, o preço em relação ao real não teve tanto aumento e essa continua sendo uma ótima opção para comer muito bem em Buenos Aires sem esvaziar os bolsos.
Endereço: Calle Thames, 1101
-
Burguer Joint
Mais conhecido como “o melhor hambúrguer de Buenos Aires”, o Burguer Joint não passa de uma portinha perto da Plaza Serrano, badalada região boêmia e gastronômica em Palermo. Se a gente não prestar atenção, nem ia percebe que o lugar é famoso, mas o restaurante é reverenciado pelos amantes das hamburguesas em toda a cidade. E, olha, se é o melhor mesmo eu não sei dizer, mas é muito bom. O menu é inspirado nos sabores típicos de diversos países, como Jamaica, Estados Unidos e México.
As coisas lá funcionam de forma bem despretenciosa. Você chega, vai ao caixa, paga seu pedido e espera. Na hora que esta pronto, você mesmo busca o hambúrguer, que é servido em uma marmitinha. O combo com fritas e refrigerante sai a 100 pesos, mas por 10 pesos a mais você pode trocar o refri por um copo de cerveja artesanal, também deliciosa.
Endereço: Jorge Luis Borges, 1776
-
Naturalmente Granix (vegetariano)
A gastronomia argentina é ainda mais voltada para o consumo de carne que a brasileira. Pelo menos essa foi a minha impressão durante o tempo que morei em Buenos Aires. Eu e a minha balança já estávamos cansadas de ter que recorrer às pizzas, empanadas e massas toda vez que queríamos um prato sem a presença de bichos. Por isso, foi ótimo descobrir um restaurante 100% vegetariano bem no centro da cidade.
O Naturalmente Granix é um restaurante estilo buffet que serve diversos pratos veganos e vegetarianos. Tem bastante opção e pode ser uma mão na roda para quem adota alguma dessas dietas e está perdido em uma cidade carnívora.
E o melhor é que eles trabalham com um esquema all inclusive e você paga um valor fixo para comer o que quiser, incluindo sobremesa e um refresco. Pode não ser a refeição mais barata para os padrões de Buenos Aires, mas a variedade de pratos disponível é boa e, se a gente converte, continua compensando.
Endereço: Galeria Guilmes – Calle Florida, 165
-
Aquí me Quedo
O Aquí me Quedo fica em um movimentado quarteirão em San Telmo, bem ao lado da feira e pertinho da Mafalda, um dos meus lugares favoritos do bairro por causa das lojinhas e do clima da rua aos fins de semana.
Por ali sobram bares e restaurantes e o que nós escolhemos para uma agradável tarde de domingo foi esse restaurante mexicano bem descoladinho. É um bom lugar para pedir uma cerveja e conversar um pouco. No cardápio, nachos, tacos, sanduíches e picadas.
Endereço: Esquina da Calle Chile e Defensa
-
Don Julio
Você já deve estar se perguntando: “Mas como uma lista de restaurantes em Buenos Aires não tem nenhum que serve parrilla?” Então, meus amigos, eu lhes apresento o Don Julio.
Casa tradicionalíssima na cidade, o restaurante é um queridinho entre os locais e não tão conhecido das multidões de turistas. As carnes são macias e saborosas, o ambiente é gostoso e tranquilo, decorado com garrafas de vinhos autografadas pelos clientes. A conta ficou em cerca de 200 pesos por pessoa.
Endereço: Calle Guatemala, 4691
-
El Sanjuanino
Há quem diga que esse pequeno restaurante serve as melhores empanadas de Buenos Aires. Não sei se chega a tanto, mas que são realmente muito boas, isso são. O lugar é discreto e bem simples, com cara de restaurante de bairro, mas é bastante tradicional e tem garçons simpáticos. Boa parada para quem vai explorar a Recoleta ou os parques do Palermo.
Endereço: Calle Posadas, 1515 (Recoleta)
Calle Sánchez de Bustamante 1788 (Palermo)
-
El Club de la Milanesa
Eu não sabia que bife à milanesa era uma comida típica da Argentina até chegar aqui e me deparar com elas em todos os lugares. Elas estão nos menus executivos, nas barraquinhas de comida de rua, restaurantes a quilo e até nos sanduíches. E um dos melhores lugares para apreciar essa comida tão popular no país é no Club de la Milanesa.
Foi uma leitora do blog, a Renata Nobre, que falou desse lugar pra gente pela primeira vez. Mas pra falar a verdade, a gente só provou as milanesas do Club pela primeira vez em Córdoba, mas ele faz parte de uma rede de restaurantes presente nas maiores cidades da Argentina. Só em Buenos Aires são onze filiais. Tem uma pertinho do Cemitério da Recoleta. Fica a dica se você estiver passando por lá.
O lugar tem um ambiente agradável e bonito, legal de sentar e apreciar um almoço com calma. No cardápio, você pode escolher milanesas com diversos molhos e coberturas. As porções são enormes, ocupam um prato inteiro e ainda vêm com uma guarnição a sua escolha. Também é possível pedir pratos para duas ou três pessoas.
Minha favorita é a milanesa patagônica, que vem com muçarela, tomate cereja, rúcula e ervas. A com molho quatro queijos também é uma delícia. Espere gastar cerca de 110 pesos por pessoa.
Além do prato chef, o restaurante também serve massas, saladas, picadas e porções.
Clique aqui para conferir os diversos endereços.
-
Casa de la Nona
Outro lugar bem legal pra quem quer provar empanadas quentinhas e tipicamente portenhas. A Casa de la Nona tem duas unidades em Belgrano e serve diversos sabores de empanadas e pizzas. Dá para comer no local, pedir para levar ou ainda pedir por delivery. As empanadas são deliciosas e perfeitas para matar a fome no meio do dia. Eu morava pertinho de uma das unidades e me esbanjava pelo menos uma vez por semana.
Endereços: Cabildo 222 / Moroe 2886
Veja também algumas opções de passeios gastronômicos em Buenos Aires:
Seguro de viagem para a Argentina
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
Onde ficar em Buenos Aires
Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
- Centro
- San Telmo
- Recoleta
- Palermo
Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.
Acomodações recomendadas em Buenos Aires:
- Hostel Suites Florida (albergue, centro)
- Artfactory On Tap (albergue, centro)
- Puerto Limón Hostel (albergue, San Telmo)
- Telmho Hotel Boutique (pousada, San Telmo)
- Hotel Bel Air (hotel, Recoleta)
- Benita Hostel (albergue, Recoleta)
- La Casa de Bulnes (pousada, Palermo)
- Malevo Murano Hostel (albergue, Palermo)
Encontre hotéis em Buenos Aires
Inscreva-se na nossa newsletter
Faltou mencionar o El Cuartito… melhor pizza que já comi na vida!
Oi Amanda,
Não conheço, mas vou incluir na lista para uma próxima viagem a Buenos Aires!
Obrigada!
Adorei as dicas e os comentários!! Estou indo essa semana pra buenos e fui olhar os preços de alimentação, fiquei chocada com os preços. Achei caro comer bem mesmo. Vou tirar um dia pra me acabar e outros pra economizar. Só assim. Vou ficar na Recoleta, se tiverem dicas de restaurantes baratos por lá, avisem…aahahahha
Excelente post. Deu água na boca. Só não achei nada barato, como diz o título. Mas texto muito bom.
hahaha realmente, Brenda, barato é bem subjetivo! Mas, comparando com outros restaurantes lá, esses até que tem um preço bom sim.
Abraços
Mutíssimo obrigado pela dica do Sarkis!!! Ssinolesmenhe
Sensacional e maravilhosamente delicioso!!! Acabamos de votar , eu e minha namorada e adoramos o lugar, atendimento , é claro !!!! A comida!!! Seguimimos as dicas acima e não erramos!!! Vlw pela dica… Quem não foi e puder ir, vale a pena!! Antes de ir embora voltaremos lá!!! 🙂
Que ótimo Alberto! O Sarkis nunca desaponta!
Uma outra opção eh comprar uma porção q aqui são pra 4, mas na verdade da ate pra umas 7 pessoas, eh mta carne, batata, salada.
Aqui esta saindo 599 pesos.
Ola pessoal. Estou aqui na Argentina a passeio. E esta tudo,muito caro, inclusive comer.
Fui em vários restaurantes, e sempre porção individual e esta saindo mais ou menos 150 pesos por pessoa. Porem o dia q fui no Recoleta, encontrei um restaurante muito barato. E o melhor é self service , o que vc não vê isso por aqui. São varias opções de carne, salada, macarrão legumes. E pelo menos 3 opções de arroz. Este restaurante se chama Restaurant Beying, ele eh japones, mas nao tem so comida japonesa, ele fica na rua Guido, pertinho do Cemitério da Recoleta, e custa 79 pesos o quilo da comida. Comida mto boa. Vale a pena conferir. Comemos 5 pessoas +cerveja e refri : Tudo deu menos de 300 pesos.
Ei Elaine,
Parece que o câmbio deixou BAires mais cara nos últimos dias. Mas olha: Não sei na Recoleta, mas o centro cheio de Self Service sim. Eles são bem baratinhos e são sempre de orientais.
Abraços
Eh verdade Nathalia, como eu não conhecia Buenos Aires, e aqui era feriado, o comercio nao estava todo aberto, após i feriado descobri mtos self services pelo centro. E o bom q nos restaurantes R$1,00 esta valendo Ar$4.
otimas dicas. pode me passar os nomes e os enderecos desses restaurantes self service? obrigadooo =)
Ramon, já não tenho o nome e o endereço pq como são restaurantes bem simples, eu entrava em qualquer um que tivesse na minha frente na hora da fome… No centro de Buenos Aires é lotado, impossível andar por lá e não encontrar um… São os que tem escrito “Tenedor Libre” na entrada e normalmente os donos são chineses.
Olá galera, gostaria de tirar uma duvida relacionado a gastronomia local, se lá na Argentina existem pastelaria ou lanches como coxinhas, x-saladas e etc. como estamos acostumados aqui no Brasil?
Abraços!
Tem sim Jonathan, tavez não os mesmo lanches (coxinha acho bem difícil), mas tem muitas empanadas e coisas rápidas, como choripan (pão com linguiça). Até pão de queijo eu comi lá.
Abraços!
Que legal! Tô no blog! 🙂
Fico feliz em ter colaborado um pouquinho com vocês que colaboram tanto com a gente!
No Club de La Milanesa, a gente dividia a porção única por ela já ser enorme, e ai saía baratíssimo! rs
Um outro vegetariano legal no centro da cidade é o PicNic. Este eu esqueci de comentar no outro post.
Agora já adicionei novos lugares para ir quando voltar a BsAs! Obrigada pessoal!
Obrigada pelas dicas, Renata! A refeição do club é gigante mesmo, dá pra dividir tranquilamente. =)
Abraços!