Tags:
Atlas: Sicília, Catânia, Itália

Onde ficar em Catânia: melhores hotéis e regiões

Onde ficar em Catânia, na Sicília? Com pouco mais de 300 mil habitantes, essa é a segunda maior cidade da ilha – e a outra porta de entrada da região, logo depois da capital, Palermo. Catânia é também cheia de belezas e atrações e certamente vale a visita.

Este texto é um guia completo de onde ficar na Catânia, com dicas de melhores regiões e hotéis para todos os gostos e bolsos. Foi produzido com base em uma viagem para a Sicília.

Vai passar por Palermo também? Então dê uma olhada nos nossos guias Onde ficar em Palermo, na Sicília e O que fazer em Palermo, Itália.

Onde ficar em Catânia, bairro a bairro

Hotéis no centro histórico de Catânia

Assim como em outras cidades italianas, o coração de Catânia é o Duomo, ou catedral. Alguns hotéis nessa região:

  • B&B Riccioli – Localização fantástica, a apenas 200 metros da Praça do Duomo. Essa pousada tem diárias a 90 euros, o que é um ótimo custo/benefício. Os quartos são limpos e confortáveis. Inclui café da manhã.
  • Cataneasy Rooms – Outra pousada com preço bom, conforto e localização como ponto alto – você vai fazer tudo a pé. Diárias a 75 euros.
  • La Regina del Duomo – Como o nome indica, essa pousada fica colada ao Duomo e na melhor localização de Catânia. É uma das opções mais reservadas por casais. Diárias a partir de 110 euros.
  • Duomo Bed & Breakfast – A poucos passos da Praça do Duomo. Diárias a 90 euros.
  • Duomo Suites & Spa – Está numa viagem especial? Esse quatro estrelas junta ótima localização com muito conforto e luxo. Diárias a 200 euros. Outra opção favorita de casais.

Hotéis perto da estação de trem de Catânia

Há duas vantagens de ficar perto da estação de trens Catânia Centrale. A primeira, óbvio, é que você facilitará seu deslocamento na hora de pegar o trem.

A segunda vantagem envolve os preços, que caem consideravelmente. Ainda será possível ir a pé para o centro histórico.

  • Harmony Rooms – Quartos simples, mas confortáveis. Ótima localização para quem pretende usar o transporte público, já que fica de frente para o metrô e a estação de trens e ônibus. Diárias a 70 euros.
  • Trinaco B&B – Fica a 200 metros da estação Catânia Centrale. Quartos limpos e com bom custo/benefício: diárias a 60 euros.
  • B&B Etna’s Tourist – Quartos simples, mas boa localização e preços interessantes. Diárias a 60 euros.
  • La Ville – Hotel três estrelas colado à rodoviária e perto de tudo. Diárias a 80 euros. É uma das melhores opções da área.
  • Symposium Bed&Breakfast – Outra boa opção na região, com diárias a 80 euros.

Hotéis em Catânia na Porta Garibaldi

Apenas 15 minutos de caminhada separam a região da Porta Garbaldi do centro histórico. Preços mais em conta são alguns dos motivos para optar por essa área, que concentra também várias opções de apartamentos e casas para alugar.

  • King House B&B Catania – Pousada domiciliar com ótimo custo/benefício. Boa localização e diárias a 65 euros.
  • The house Porta Garibaldi – Apartamento para alugar em Catânia. Por conta da cozinha totalmente equipada, é uma boa opção para quem pretende economizar com alimentação, nem que seja o café da manhã. Diárias a 80 euros.
  • NiceHouse – Casa para alugar em Catânia com dois quartos – e para até quatro pessoas. Diárias a 70 euros.
  • “da Francesca“ – Apartamento para alugar e que acomoda até sete pessoas – são dois quartos. O preço varia de acordo com a lotação da casa, o que faz dessa uma ótima opção para famílias e grupos de amigos.
  • Palazzo Nouveau – Hotel bom e barato na Porta Garibaldi. Diárias a 65 euros.

Hotéis em Catânia perto da praia

  • Le Dune Sicily Hotel – Quer ficar perto da praia? Esse hotel quatro estrelas tem piscina e fica ao lado da Spiaggia Libera 1, a mais concorrida praia da cidade. Diárias a 124 euros.
  • Romano Palace – Hotel cinco estrelas, com piscina e à beira-mar (e com praia privativa para chamar de sua). Diárias a partir de 160 euros.
  • Sciara Biscari B&B – Essa pousada tem piscina e fica a 500 metros da praia. O Duomo está a 20 minutos de caminhada, o que é ótimo. Diárias a 130 euros.

Quantos dias ficar em Catânia?

onde ficar em catânia

Reserve seu hotel em Catânia para uma ou duas noites. Depois, siga para outras partes da Sicília, que rende pelo menos dez dias de suas férias. Para ajudar no seu planejamento, não deixe de ler nosso post Roteiro na Sicília de 5, 7 e 10 dias nas praias e cidades da ilha.

Também temos 12 roteiros de viagem pela Itália – de 7 a 30 dias, que vale a pena a leitura!

Qual a melhor época para conhecer Catânia, na Sicília?

O verão (de junho a setembro) é a alta temporada na Sicília. Se viajar nessa época, lembre-se de reservar seus hotéis com antecedência – e separe um espaço maior no orçamento.

Julho e agosto são mais cheios (e mais quentes) que junho, que acaba sendo uma alternativa melhor para quem pode escolher quando viajar. Eu fui em junho e recomendo.

A primavera (março e maio) também é uma excelente época, assim como o outono (setembro a novembro).

O inverno é mais frio e tem dias curtos, o que atrapalha, afinal muitos dos atrativos da Sicília envolvem praia.

Veja também:
Cefalù: o que fazer e onde ficar na charmosa vila da Sicília
Onde ficar em Agrigento, Sicília: os melhores hotéis
O que fazer em Agrigento, Sicília: roteiro de 1 a 3 dias

Devo alugar um carro em Catânia?

Não por Catânia, onde o carro será desnecessário. Mas o veículo é sim importante – eu diria até fundamental – numa viagem pela Sicília.

Você pode alugar o carro quando estiver saindo das grandes cidades, tipo Catânia ou Palermo.

Se resolver alugar um veículo, veja nosso guia completo de como dirigir na Itália.

Onde ficar em Catânia de carro

O trânsito nas médias e grandes cidades italianas é confuso e boa parte dos centros históricos são ZTLs – as temidas Zonas de Trânsito Limitado, onde só moradores podem dirigir.

Se você circular por uma ZTL, grandes são as chances de tomar multas (sim, no plural). Por isso, quem está de carro deve buscar por um hotel fora da ZTL – ou seja, afastado do centro histórico.

Caso opte por um hotel dentro da ZTL, lembre-se de pedir para o estabelecimento cadastrar a placa do veículo no site do governo próprio para isso, evitando a multa.

Atenção também para o estacionamento, já que parar na rua nem sempre é permitido – você vai notar vários carros parados ali, mas as vagas podem ser só para moradores daquela região.

Por isso, o ideal é buscar por hotéis com estacionamento, que em geral são cobrados por fora da diária e custam entre 20 e 30 euros por dia.

Preciso de um seguro viagem para Itália?

O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa, inclusive na Itália, e pode ser exigido na hora da imigração.

Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o melhor seguro para a Itália e entenda a diferença para o seguro do INSS.

Está montando um roteiro pela Itália?

O 360meridianos tem guias completíssimos e sempre atualizados para você decidir onde ficar em várias de cidades italianas. Tudo feito com base na experiência de mais de uma dezena de viagens pelo país:

Onde ficar em Veneza – melhor região nas ilhas e hotéis
Onde ficar em Florença – melhores bairros e hotéis
Onde ficar em Roma – todas as regiões
Onde ficar em Bolonha – bairro a bairro
Onde ficar em Nápoles – hotéis e bairros
Onde ficar em Milão – melhores bairros e hotéis

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.