Onde ficar em Pequim? Terceira maior cidade do mundo, a capital da China tem história para turista nenhum reclamar e atrações que não cabem em poucos dias de viagem – você dificilmente irá embora tendo visto tudo que gostaria.
Por isso, escolher bem onde se hospedar em Pequim é tarefa das mais importantes. Eu tenho minha vizinhança favorita, mas indicarei também outras opções.
Onde ficar em Pequim: as principais regiões turísticas
Numa cidade dessas proporções, é importantíssimo ficar perto de uma estação do metrô. Ainda bem que isso não é difícil – o metrô de Pequim é o segundo maior do planeta, perdendo apenas para o de Xangai. São 22 linhas e 370 estações.
Além do transporte, é fundamental escolher áreas centrais e que fiquem próximas dos principais pontos turísticos. As melhores regiões para se hospedar em Pequim são:
- Wangfujing
- Qianmen
- Houhai
- Xidan
Falarei de cada uma delas abaixo, com detalhes e opções de hotéis – incluindo a sugestão de um hotel muito bom, com ótimo custo/benefício, onde fiquei.
E uma dica extra: sempre saia com um cartão que tenha o nome e o endereço do hotel em chinês. Mostrar essa anotação, no alfabeto local, é a única forma de pedir para um motorista te devolver no mesmo lugar.
Veja também: Como visitar a Muralha da China
A Cidade Proibida, em Pequim, e a casa dos imperadores da China
A Praça da Paz Celestial e o coração político da China
O que fazer em Pequim – roteiro de quatro dias
Os melhores hotéis perto de Wangfujing Street
Wangfujing é o nome de uma rua de pouco mais de 1,5 quilômetro e que existe há pelo menos 700 anos.
Esse é o centro comercial de Pequim e por onde passam 600 mil pessoas, todos os dias. Por conta de sua importância, Wangfujing hoje batiza não apenas a rua original, mas toda área ao redor.
Ficando ali, 20 minutos de caminhada te separarão das duas maiores atrações turísticas da capital da China – e táxis e tuk-tuks serão baratinhos. Também não faltam estações de metrô. Eu fiquei em Wangfujing e recomendo.
- Me hospedei no Park Plaza Beijing, que tem quartos amplos, boa estrutura e tarifas convidativas. Como de costume na China, o café da manhã não está incluído nas tarifas mais baixas. Uma vantagem desse hotel é que eles trocam dólares com permissão do Bank of China – e com a mesma taxa – então você não precisará sair do lobby para trocar dinheiro. Diárias a 90 dólares.
- The Peninsula, um dos mais tradicionais de Pequim. Cinco estrelas, localização fantástica e diárias a 300 dólares.
- The Imperial Mansion – Cinco estrelas, muito luxo e diárias a apenas 150 dólares (pouco para tanto conforto).
- Hotel Kapok – Localização fantástica, a apenas 200 metros da Cidade Proibida. Diárias a 90 dólares.
- Jingshan Garden Hotel – Hotel charmoso, tranquilo e perfeito para casais. Diárias a 100 dólares.
Veja mais opções de hotéis em Wangfujing
Comida de rua em Wangfujing
Onde se hospedar em Pequim: Qianmen
Com 600 anos de história e repleta de construções da Dinastia Qing, a Qianmen é uma das mais importantes ruas de pedestres de Pequim.
Ela está ao sul da Praça da Paz Celestial, que por sua vez fica em frente à Cidade Proibida. Ou seja, uma localização central. As linhas 7 e 2 do metrô deixam por ali. Nessa área, destaque para:
- New World Beijing Hotel – fica a 15 minutos de caminhada do Templo da Paz Celestial e é muito elogiado pelos hóspedes. Diárias a 140 dólares.
- Beijing GOTO Modern Hotel – Bom e barato. Tem ótima localização e diárias a partir de 60 dólares.
Veja mais opções de hotéis em Qianmen
Hotéis em Pequim: Houhai
Um dos três lagos que existem na região central de Pequim, o Houhai também acabou nomeando toda uma região ao seu redor.
A partir da virada do século, surgiram por ali inúmeros cafés, restaurantes e bares, que agora ocupam os hutongs – espécies de becos e travessas – ao redor do lago.
Passear por essas ruelas milenares é uma das experiências mais marcantes que você pode ter em Pequim. Não me hospedei ali, mas acho que testaria essa opção numa próxima viagem.
- The Orchid Old Town & Drum Tower – Muito charme, conforto e localização perfeita. Diárias a 130 dólares.
- Beijing Yue Bin Ge Courtyard – Na mesma área, mas com melhor custo/benefício. Diárias a 70 dólares.
Veja mais opções de hotéis em Houhai
Hotéis em Pequim: Xidan
A 25 minutos de caminhada da Praça da Paz Celestial, Xidan é uma importante região comercial de Pequim. Basta uma olhada rápida no mapa para localizar pelo menos 5 shoppings nessa área.
Duas linhas de metrô se cruzam justamente na estação Xidan e o deslocamento de táxi dali para pontos turísticos não costuma ser caro.
- Pan Pacific Beijing – Quatro estrelas com piscina coberta, spa e diárias a 200 dólares.
- Grand Mercure Beijing Central – Piscina enorme, muito conforto e preços bem interessantes para o nível do hotel (110 dólares).
Veja mais opções de hotéis em Xidan
Hotéis baratos em Pequim
- Peking Station – Hostel a poucos passos do metrô e com diárias a 35 dólares.
- P.Loft Youth – Esse hostel/pousada tem dormitórios e quartos e diárias a 30 dólares.
Veja mais opções de hostels e pousadas em Pequim
Hotéis em Pequim perto do aeroporto
O aeroporto internacional de Pequim fica a cerca de 30 quilômetros de Wangfujing. A distância nem é grandes coisas, mas, com o trânsito caótico da cidade, pode valer a pena dormir perto do aeroporto na sua última noite, caso seu voo seja muito cedo.
- O Home Inn Beijing Capital Airport está a dois quilômetros do aeroporto, ou cinco minutos de táxi. Tem recepção 24h, o que o torna uma opção também para quem chega em Pequim de madrugada. Diárias a 30 dólares.
- Crowne Plaza Beijing International Airport – Piscina coberta, transfer gratuito para o aeroporto, que está pertinho, e diárias a 120 dólares.
Afinal, qual é o melhor lugar para se hospedar em Pequim?
Prédios modernos, restaurantes disputados, shoppings e feiras de rua: tem tudo isso em Wangfujing.
Não bastassem esses argumentos, a proximidade com a Cidade Proibida torna Wangfujing a melhor região para se hospedar em Pequim.
Quantos dias ficar em Pequim?
Quem fica três dias vê muita coisa, mas vai embora sem completar a lista de atrações. Por isso, cinco dias é o tempo ideal para conhecer Pequim.
Preciso de um seguro viagem para a China?
O seguro viagem não é obrigatório para passar pela imigração, mas é altamente recomendado. Imagina se você tiver um problema de saúde enquanto estiver em Pequim e precisar de um hospital?
A parte boa é que o seguro não é caro e não ocupa de forma significativa seu orçamento de viagem. Sobre isso, leia o texto com dicas de seguro viagem para a Ásia.
Vai seguir viagem? Veja também?
- Das metrópoles à muralha: roteiro de 15 dias pela China
- Quanto custa viajar para a China?
- Onde ficar em Shenzhen e como ir e voltar de Hong Kong
- Onde ficar em Hong Kong: hotéis e bairros
- Onde ficar em Xangai: dicas de 15 hotéis em bons bairros
Inscreva-se na nossa newsletter