Siracusa foi grega, romana e hoje é italiana – ou melhor, Siciliana. Viu nascer Santa Luzia, a protetora dos olhos, e o matemático Arquimedes. Com 120 mil habitantes e banhada pelo Mar Mediterrâneo, não faltam belezas – e histórias – na cidade. Este texto é um guia de onde ficar em Siracusa e foi produzido com base em minha experiência de viagem de carro pela Sicília.
Onde ficar em Siracusa: as melhores regiões
Como Siracusa é uma cidade relativamente pequena, não é difícil decidir onde se hospedar por lá. As principais opções envolvem, claro, o centro histórico, em especial ao redor do Duomo.
A orla e os arredores do Parque Arqueológico de Neapolis também concentram muitos hotéis.
Veja também: Roteiro na Sicília de 5, 7 e 10 dias nas praias e cidades da ilha
Hotéis perto do Duomo di Siracusa
Um templo de 2500 anos. Esse é o Duomo de Siracusa, que já serviu a outros deuses antes do cristão. Ou melhor, deusa: Atena.
A praça do Duomo de Siracusa é tomada por cafés e restaurantes. Fique por ali e você estará perto dos principais pontos turísticos e também da orla de Siracusa. Algumas opções:
- Palazzo Artemide – Hotel quatro estrelas nos fundos do Duomo de Siracusa. Localização fantástica e o conforto de um dos melhores hotéis da cidade. Diárias a 250 euros.
- Casa dei Leoni – Para famílias e grupos de amigos. Essa casa de temporada recebe até quatro pessoas: são dois quartos, varanda e cozinha montada. A localização é fantástica, ao lado do Duomo e a 300 metros da orla. Diárias a 150 euros.
- Homes4Holidays – Estúdio lindo e ao lado do Duomo, no coração do centro histórico. Perfeito para casais. Diárias a partir de 100 euros.
- B&B Domus Gaetani – Pousada domiciliar simples, mas confortável. Inclui café da manhã. Diárias a 90 euros.
- Maison Ortigia – A 200 metros da catedral e com diárias a partir de 70 euros. Alguns quartos têm uma varandinha com vista.
Hotéis próximos ao Parque Arqueológico de Neapolis
O Parque Arqueológico de Neapolis guarda os sítios históricos da Siracusa grega. Para você ter uma ideia da importância desse lugar, o monumento mais novo por ali é o Anfiteatro Romano – espécie de Coliseu de Siracusa. Um lugar que, como o nome indica, foi erguido quando Roma já dominava o mundo.
Há também um altar dedicado a Zeus e uma caverna chamada Ouvido de Dionísio. Que tal se hospedar perto de Neapolis? Algumas opções:
- Il Tempio di Athena – Boa localização, quartos limpos, confortáveis e com vista. Diárias na casa dos 90 euros.
- Ament’s B&B – Pousada domiciliar com diárias a 60 euros.
- Aristotele Apartments – Apartamento com varanda e um sofá-cama (recebe até quatro pessoas). Diárias a partir de 80 euros.
- Guest House Elettra – Pousada com diárias a partir de 80 euros e opção de quartos duplos ou triplos.
- Hotel Mercure Siracusa – Um prédio moderno e espelhado bem em frente a um parque arqueológico de 2500 anos. Tem o padrão da rede e diárias a partir de 110 euros.
Hotéis na orla de Siracusa
Há várias opções à beira-mar ou bem pertinho da orla e das praias de Siracusa.
- La Casa di Eva – Essa casa fica a 300 metros da Praia de Cala Rossa e tem até banheira de hidromassagem. Diárias a 100 euros.
- Algilà Ortigia – Hotel quatro estrelas que funciona num casarão lindo. Várias quartos têm vista para o mar. Diárias a partir de 250 euros.
- Nettuno Suite – Apartamento para até quatro pessoas e com uma vista linda para o mar. Diárias a partir de 100 euros.
- Livingston Hotel – Quatro estrelas à beira-mar. A localização é fantástica, um hotel para ocasiões especiais. Diárias na casa dos 200 euros.
Hotéis próximos da estação de trens de Siracusa
A região ao redor da estação de trens de Siracusa é um pouco afastada do centro histórico – mas a locomoção pela cidade ainda é fácil e dá pra conhecer muita coisa a pé.
A vantagem de ficar ali? Preços baixos. Essa região concentra a maior parte dos hostels e hotéis baratos de Siracusa.
- LoL Hostel Siracusa – Está a 50 metros da Estação de Trem, o que facilita a vida de quem vai se deslocar pela Sicília, mas não pretende alugar um carro. O centro histórico está a 10 minutos a pé. Uma cama em dormitório custa 27 euros.
- A’Storia – Apart-hotel com diárias a 60 euros no quarto duplo. Boa localização, perto da estação de trem.
- Central Perk – Um dos preferidos de casais, com diárias a partir de 80 euros.
- B&B Sikuli e Sikani – Pousada domiciliar com diárias a 80 euros, quartos amplos e confortáveis e café da manhã.
Quantos dias ficar em Siracusa?
Fique uma ou duas noites em Siracusa. A cidade certamente oferece mais, mas é preciso seguir para completar a viagem ao redor da ilha.
Qual a melhor época para conhecer Siracusa, na Sicília?
O verão (de junho a setembro) é a alta temporada na Sicília. Se viajar nessa época, lembre-se de reservar seus hotéis com antecedência – e separe um espaço maior no orçamento.
Julho e agosto são mais cheios (e mais quentes) que junho, que acaba sendo uma alternativa melhor para quem pode escolher quando viajar. Eu fui em junho e recomendo.
A primavera (março e maio) também é uma excelente época, assim como o outono (setembro a novembro).
O inverno é mais frio e tem dias curtos, o que atrapalha, afinal muitos dos atrativos da Sicília envolvem praia.
Devo alugar um carro em Siracusa?
A questão não é Siracusa, mas a Sicília em si: o carro é a forma mais prática e rápida de se deslocar pela ilha. Eu aluguei um veículo no dia em que desembarquei, ainda em Palermo. Rodei a ilha quase inteira e recomendo – as estradas são ótimas e poucos lugares da Europa combinam tanto com uma road trip.
Você só vai largar o veículo quando estiver dentro das cidades. Aí é achar um bom estacionamento e fazer quase tudo a pé.
Se resolver alugar um veículo, veja nosso guia completo de como dirigir na Itália.
Preciso de um seguro viagem para a Itália?
O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa, inclusive na Itália, e pode ser exigido na hora da imigração.
Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o melhor seguro para a Itália e entenda a diferença para o seguro do INSS.
Está montando um roteiro pela Itália?
O 360meridianos tem guias completíssimos e sempre atualizados para você decidir onde ficar em várias de cidades italianas. Tudo feito com base na experiência de mais de uma dezena de viagens pelo país:
- Onde ficar em Palermo, na Sicília
- Onde ficar em Catânia, na Sicília
- Onde ficar em Agriguento, na Sicília
- Onde ficar em Veneza – melhor região nas ilhas e hotéis
- Onde ficar em Florença – melhores bairros e hotéis
- Onde ficar em Roma – todas as regiões
- Onde ficar em Bolonha – bairro a bairro
- Onde ficar em Nápoles – hotéis e bairros
- Onde ficar em Milão – melhores bairros e hotéis