Quando alguém pensa na Costa Amalfitana, é a imagem de Positano que provavelmente virá à cabeça. É essa cidade que estampa a grande maioria dos cartões-postais, imagens de guias de viagem e até mesmo qualquer pesquisa no Google. Positano, Itália, é, sem dúvidas, a cidade mais bonita da Costa, com suas casinhas coloridas que se organizam harmonicamente morro acima combinando com a vista do mar azul.
Vai viajar para a Costa Amalfitana? Então não deixe de ler:
Roteiro completo de viagem pela Costa Amalfitana
Guia de hospedagem na Costa Amalfitana
O que fazer em Amalfi e Ravello
Guia de turismo para Salerno, Itália
O que fazer em Nápoles
Roteiro para visitar as ruínas de Pompeia
Onde fica Positano, Itália: mapa, fotos e dicas
Positano fica na Costa Amalfitana, sendo a ponta mais a oeste da estrada que conecta os 40 km dessa faixa de litoral, a Strada Statale 163 (do outro lado está Vietri sul Mare). Com isso, Positano fica mais próxima de Sorrento, da Ilha de Capri e da vila de Praiano.
Como você pode ver no mapa acima, Positano é uma vila labiríntica, cheia de becos e escadarias. Para conhecer bem a cidade é preciso fazer tudo a pé. E para fazer tudo a pé é preciso ter disposição, porque haja subida e descida! Mas é bastante recompensador, porque as ruas são muito fofas, realmente parecem saídas de uma cidade cenográfica.
Dá uma olhada nas fotos de Positano:
O que fazer em Positano em 1 dia
Passar o dia inteiro na cidade não quer dizer que você terá uma longa lista de atrações turísticas. A principal atividade não só em Positano, como no resto da Costa Amalfitana, é:
- Caminhar pelas ruas sem rumo
- Ver e fotografar as belas vistas
- Comer bem, principalmente coisas de limão siciliano
- Comprar (ou admirar) produtos típicos, como cerâmicas, peças de roupa e outros trabalhos em artesanato
Dentre os pontos turísticos de Positano, a Igreja de Santa Maria Assunta é o cartão-postal da cidade, com sua cúpula de mosaicos coloridos.
O templo fica aberto de 8h-12h e de 16h-21h (seguindo a tradição italiana das coisas fecharem de 12h às 16h).
O prédio é de 1700 e foi construído em cima de uma igreja anterior, do século 11. No altar há uma imagem bizantina da Virgem Negra e do menino Jesus que data do século 13 e seria é a origem do nome da cidade:
Diz a lenda que, no século 12, um navio que estava transportando uma relíquia de Bizâncio ficou preso na costa da vila num dia de tempestade. A lenda diverge um pouco sobre a origem da embarcação, há quem diga que eram piratas com uma carga roubada ou que eram comerciantes vindos da Turquia. A questão é que os tais marinheiros estavam lá, correndo o risco de afundar, quando começaram a a ouvir uma voz misteriosa gritando: Posa! Posa! (que quer dizer, algo como “deixe ou large”). Eles então jogaram o tal quadro no mar e conseguiram seguir viagem. Os pescadores da vila recuperaram o quadro e a Santa tornou-se padroeira do local.
-
Ir às praias: Praia Grande e Fornillo
Além da igreja, você encontra duas praias em Positano: a Praia Grande, que fica na beira da vila; e a Praia del Fornillo, mais afastada: para chegar, é preciso fazer uma caminhada cênica nas montanhas.
Mas não espere encontrar uma praia de tirar o fôlego… A verdade é que a Costa Amalfitana, apesar de ter paisagens belíssimas, não é um destino de praias paradisíacas.
Pelo contrário, a história da Costa Amalfitana é de cidades portuárias. Positano era uma delas, desde o período Romano até a época da República de Amalfi. Foram os saques de povos vizinhos que criaram essa estrutura de ruas estreitas e torres para defesa. Assim como as outras cidades da Costa Amalfitana, foi abandonada e destruída por conta de terremotos, maremotos e ataques diversos.
Foi só no início do século 20 que a empobrecida vila de pescadores foi descoberta pelo turismo. Ao longo das décadas, principalmente a partir de 1950, com artigos em revistas internacionais e uma enxurrada de artistas ricos e famosos escolhendo esse como o seu destino de férias, é que Positano se transformou.
Além das dezenas de filmes que usam a cidade como cenário, tem até música do Rolling Stones composta na cidade (“Midnight Rambler“).
-
Passeios nos arredores de Positano
Quem quer ter uma vista especial pode fazer um passeio até as vilas acima de Positano: Montepertuso e Nocelle. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha. Outro passeio interessante, para quem curte sol e mar, é pegar um barco para as ilhas no entorno ou simplesmente alugar um barco para dar um mergulho nas águas azuis.
Onde ficar em Positano? Dicas de hospedagem
A beleza de Positano tem seu preço. E não é nada barato. São as hospedagens, restaurantes e lojas mais caras de toda a costa. Porém, para quem quer ter uma experiência especial: vale a pena.
A primeira dica para garantir um bom lugar é: reserve com antecedência. Em geral, as poucas acomodações na vila já estão cheias com 4 a 6 meses de antecedência.
Outra dica interessante é escolher um quarto com varanda ou vista. Afinal, se você vai pagar um pouco mais caro, melhor aproveitar o cenário incrível do lugar!
E, por fim, em relação a localização, dê preferência para hotéis que fiquem mais no miolo, perto da praia ou da igreja, porque assim você vai evitar subir e descer além da conta.
Se você fizer questão de uma hospedagem romântica, com uma bela vista, piscina e uma boa localização, então minhas sugestões são:
Pousada Alcione Residence
Hotel Âncora (4 estrelas)
Apartamento Eden Roc Suites (para até 4 pessoas)
Hotel de luxo Le Sirenuse (5 estrelas – foto abaixo)
Vista da piscina do Hotel Le Sireneuse. Crédito: Divulgação Booking.com
Você também pode buscar entre os poucos hotéis econômicos em Positano, com diárias de até 150 euros! São poucas opções, mas que parecem ser bem legais, como a Villa Palumbo B&B, a Casa Teresa ou o La Tavolozza Residence
Ou você pode fazer como eu – ficar hospedada numa cidade mais barata, como Salerno ou Sorrento, mas reservar um dia inteiro para visitar Positano. Já dei todas as dicas de qual cidade escolher para se hospedar na Costa Amalfitana em outro post.
Como chegar em Positano?
É possível chegar em Positano partindo de carro, ônibus ou barco, em geral com Sorrento como ponto de conexão da vila. Abaixo, explico melhor como chegar e como se locomover em Positano a partir dos principais destinos turísticos.
-
De Roma, Nápoles e Sorrento até Positano
Transporte público
Para quem está em Roma, é necessário seguir até Nápoles de trem. De Nápoles, será preciso pegar o trem da Circumvesuviana até Sorrento: um trajeto de cerca de 1h10, que custa €3,10.
A partir de Sorrento, você consegue seguir até Positano de ônibus ou barco.
De ônibus, os trajetos são operados por uma empresa chamada SITA. É uma viagem de cerca de 45 minutos (na alta temporada, com engarrafamentos, pode levar mais tempo). A passagem custa cerca de 4 euros e pode ser comprada nas lojinhas chamadas Tabaccaria ou na estação de trem. Importante dizer que é possível você ter que ficar de pé no ônibus, que costuma ser bastante disputado.
A viagem de barco entre Sorrento e Positano custa cerca de 15 euros e pode ser comprada no porto de Sorrento. De ferry, são cerca de 50 minutos de viagem.
Carro ou transfer
Como você pode ver pelas informações acima, acaba sendo muito mais cômodo alugar um carro. São 274 km de distância de Roma e 57 km de Nápoles.
Recomendamos que leia nossas dicas para conseguir a opção de aluguel na Itália mais em conta e não cair em pegadinhas comuns das estradas italianas!
Outra opção é contratar um transfer. Há opções que vão de Positano a Sorrento, o aeroporto de Nápoles ou até mesmo Roma. Os preços variam de acordo com o destino ou quantidade de pessoas. Encontrei esse transfer bem avaliado a partir de 33 euros por pessoa.
-
De Positano para o resto da Costa Amalfitana
De ônibus, você consegue seguir pelo trajeto de toda a costa, levando 50 minutos até Amalfi e 2 horas até Salerno (e vice-versa). Todos os ônibus envolvem uma baldeação em Amalfi. Confesso que pode ser um suplício viajar por essas estradas com o ônibus lotado e engarrafamento, que foi o que aconteceu comigo em outubro, que nem é considerado alta-temporada.
Ir de barco entre as cidades tem a vantagem de ser mais rápido e não ter que enfrentar as estradas com curvas. Mas, em dias de mau tempo, há o risco dos barcos não saírem. Além disso, os preços das ferrys são mais altos: de 10 a 15 euros por trajeto. De Positano para a Ilha de Capri, a viagem de barco custa 20 euros. Importante lembrar que as viagens de barco ficam restritas ao período de abril a outubro.
Quem aluga carro e vai se hospedar dentro das vilas da costa, uma recomendação importante é verificar com antecedência a questão do estacionamento, porque nem todos os hotéis oferecem o serviço.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório para entrar na Itália. Descubra qual o melhor seguro para a sua viagem e veja ofertas de seguro por cerca de 2 euros por dia e cupom de desconto!
Inscreva-se na nossa newsletter
Olá, Luiza. Em outro post você sugeriu um dia para Positano e Praiano. Como ir de Positano para Praiano? O que ver em Praiano? Adoro suas dicas, muito úteis. Parabéns!
Oi Kátia,
O ônibus que circula pela costa amalfitana leva de Positano à Praiano. Basicamente todas as vilas da Costa não tem coisas “o que fazer”, é mais ver a cidade, as construções beira mar e aproveitar a praia, se te apetecer.
Olá, Luiza. Quando falo “o que fazer” significa exatamente o que você definiu. Obrigada pela dica. Vou continuar pesquisando outros lugares. Se precisar, chamo você de novo. Obrigada por tornar nossas viagens mais fáceis com suas dicas. Abraços.
Que bom que ajudei então!