Como organizar seu roteiro de viagem pela República Tcheca em 10 dias

A República Tcheca é muito mais que Praga, apesar de muitos turistas visitarem exclusivamente a capital do país. Aproveitando que tenho uma amiga tcheca e que já conhecia a capital, durante o meu mochilão no verão europeu decidi dedicar 10 dias para explorar o interior tcheco.

Saiba mais: Veja 11 dicas de viagem para os países do Leste Europeu

república tcheca turismo krumlov

Cesky Krumlov

Roteiro de 10 dias pela República Tcheca

Uma sugestão de roteiro de viagem de 10 a 12 dias pela Chéquia, baseado na minha viagem, porém aprimorado com os erros e acertos (os links levam para textos completos com dicas de viagem para cada cidade).

É importante considerar que, se você não for alugar carro, terá necessidade de passar por Praga na maioria dos trajetos de trem ou ônibus. Também é necessário fazer as reservas de passagens com antecedência, na alta temporada (junho a setembro).

Se você está planejando a viagem agora uma dica para ver qual a melhor forma de viajar (ônibus ou trem e até avião), dá uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa.

república tcheca turismo brno

Brno

Como organizar seu roteiro pela República Tcheca

Quanto custa uma viagem pela República Tcheca

turismo república tcheca České Budějovice

A moeda do país é a coroa Tcheca (cotação 1 Euro = 24 CZK, em junho/2023). O euro é aceito em muitos lugares, mas às vezes cobram taxas ou fazem uma cotação desfavorável. Logo, você pode tanto levar euros para trocar lá numa casa de câmbio ou deixar para sacar num caixa eletrônico diretamente em coroas tchecas.

A minha viagem de 10 dias saiu por mais ou menos 1000 coroas por dia, o que dá uma média de 40 euros por dia, incluindo hospedagem, transporte, alimentação/bebida e passeios. Ou seja, é uma viagem econômica.

Quais cidades visitar da República Tcheca?

A República Tcheca é dividida entre a Bohemia e a Moravia e Silésia. Porém, como a Bohemia é uma área grande, também fica dividida entre norte, sul, leste, oeste e central (onde está Praga).

Se você tiver pouco tempo e quiser facilitar sua vida, pode explorar somente a Bohemia Central e seus castelos, usando Praga como base. Por ali, Kutná Hora é um dos destaques, já que é Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Na Bohemia Ocidental (ou Oeste) ficam o balneário termal de Karlovy Vary e a cidade cervejeira de Pilsen.

A Bohemia do Sul é famosa por suas belas trilhas de bicicletas nas serras e também pelas cidades históricas: Český Krumlov e České Budějovice.

As regiões do Norte e Oriental são menos turísticas, mas são boas opções para quem busca turismo de montanha e aventuras.

Já a Moravia tem uma boa variedade de cidades históricas e jovens, como Brno, patrimônios da UNESCO e muitas tradições folclóricas.

república tcheca turismo praga venceslau

Como circular pela República Tcheca: dicas de transporte

Ônibus e Trens

Dos países do Leste Europeu que visitei, a República Tcheca é o único em que há a necessidade de reservar os trajetos com antecedência, pelo menos se você for na alta temporada, em julho e agosto.

Essa foi minha maior dificuldade: quando fui tentar comprar, os trens e ônibus diretos estavam já todos esgotados.

Logo, antes de ir, você precisa checar se terá como fazer os trajetos programados.

O melhor site para verificar isso é “Jizdnirady.cz“, que faz uma busca completa entre as diferentes empresas de trem e ônibus da República Tcheca e depois te direciona para a compra no site das empresas oficiais.

república tcheca turismo brno praça

Claro, você também pode pesquisar diretamente no site das empresas.

A mais famosa e melhor delas é a Student Agency / RegioJet, que tem ônibus excelentes e também algumas linhas de trem. Você não precisa ser estudante para viajar com eles e o ônibus tem entretenimento de bordo e distribuição de bebidas quentes gratuitamente.

Já a empresa nacional ferroviária, cujos trens são mais simples, é a CD. Se comprar por eles, não deixe de marcar a opção de “reservar assento” ou “seat reservation”.

Se não fizer isso, corre o risco de ter que ficar mudando de lugar a viagem inteira ou acabar sem lugar, dependendo da lotação do trem. Os trens são mais velhos e lentos, mas não chegam a ser desconfortáveis.

Aluguel de Carro na República Tcheca

As estradas na República Tcheca se dividem entre as vias expressas (motorways), estradas e estradas locais. No mapa de estradas do país, essas rodovias são identificadas por letras: D indica as vias expressas, R estradas rápidas e S estradas comuns.

república tcheca turismo karlovyvary

Karlovy Vary

Se você decidir alugar um carro, não se esqueça de que é obrigatório comprar também um adesivo que deve ser colado no painel do carro, indicando o pagamento dos pedágios das vias expressas (motorways), previamente.

Esse adesivo pode ser comprado em qualquer posto de gasolina: custa 310 CZK (52 reais) para 10 dias e 440 CZK (73 reais) para um mês. Mais informações aqui.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Viagem pela República Tcheca e países no entorno

A Chéquia é um país bem no centro da Europa. Então, veja também nossas dicas para os países nos arredores:

• O que fazer em Viena, na Áustria: roteiro de 3 dias e outras dicas
• O que fazer em Bratislava, na Eslováquia, em um ou dois dias
• O que fazer em Budapeste, Hungria: roteiro de três ou mais dias
• O que fazer em Munique em um dia: roteiro a pé pelo centro
• Dresden, Alemanha: o que fazer por lá em 1 ou 2 dias
• O que fazer em Cracóvia, Polônia: roteiro de 2, 3 ou 4 dias

Não deixe de ler também nossos 4 roteiros completos de viagem no Leste Europeu.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 comentários sobre o texto “Como organizar seu roteiro de viagem pela República Tcheca em 10 dias

  1. Parabéns, vc não tem idéia como os posts ajudam.
    Minha dúvida é sobre carro, gosto de dirigir, meu receio é a dificuldade com a língua, conseguiria me comunicar com inglês ou espanhol? De carro, imagino parar nas cidades do interior.

  2. Oi Luiza.
    Parabéns pelo post, é bastante esclarecedor para quem está de viagem marcada para Praga.
    Vou com minha namorada e vamos ficar 15 dias no Leste. A princípio seriam Praga, Viena e Budapeste, com 5 dias para cada cidade. Comecei a ler sobre a Rep. Tcheca e me interessei pelo interior. Ao mesmo tempo, estou com um pouco de receio de Viena, tenho a impressão de que a cidade é muito voltada para óperas, música clássica, e não é o nosso foco. Estou em dúvida sobre o roteiro, principalmente sobre visitar o interior da Rep. Tcheca ou passar os dias em Viena…
    Praga e Budapeste eu tenho certeza que quero, mas o restante me traz algumas dúvidas. O que você acha? Obrigado, abs!

    1. Oi João,

      Viena tem muitos museus interessantíssimos, mas não sei se é a onda de vocês. Uma dica, temos um post bem completo sobre o que fazer na cidade, dá uma lida e vê o qq acha: https://www.360meridianos.com/dica/o-que-fazer-em-viena

      De qualquer forma, acho que em 3 dias você consegue visitar o principal de Viena.

      E Praga e Budapeste em 4 dias dá para ver tudo também.

      Com isso você ganharia uns 3 ou 4 dias para visitar o interior.

  3. Luiza parabéns pelo seu relatório!Somos dois casais de idosos e estamos programando passar uns 4 dias em Praga partindo de Veneza no mês de maio próximo.Qual o meio de transporte que você recomenda?

      1. Oi Luiza.
        Só complementando suas informações, fiz o trecho inverso Praga-Veneza de trem mais de uma vez. São algumas conexões pelo caminho, via Viena, mas para quem estiver com tempo e passeando, trem é sempre mais interessante e confortável. Nesse caso, desconsidere o tempo de viagem, claro. Vai gastar um dia, praticamente, passando por paisagens muito bonitas.

  4. Bom dia, Luiza!

    Estou indo a praga em março desse ano, mas ainda não tenho o trecho berlim – praga. Consegues me dizer se é mais vantagem ir de trem ou de avião?

    Obrigado!

    1. oi Diego, estou viajando agora em fevereiro e irei fazer Berlim-Praga,pesquisei os valores de trem e onibus.
      A passagem de trem saiu por 69 euros( DeutscheBahn.com)essa empresa é da Alemanha. o onibus a mais cara foi 21,90 euros depende do horário que vc escolher. vc pode pesquisar pelo site BuslinienSuche.com ele te dar os valores de todas as empresas.
      Espero ter ajudado.

    2. Oi Diego,

      Desculpe a demora para responder.

      Talvez você já tenha comprado o trecho, mas eu escolheria fazer de trem ou ônibus. Como é uma viagem de 4h a 5h horas, não compensa o esforço de se deslocar para aeroporto e todos aqueles trâmites de embarque longos.

      Trem é mais caro um pouco, mas é mais rápido e confortável. Ônibus é mais barato e não precisa comprar com tanta antecedência.

  5. Oi, Luiza, tudo bem?
    ótimas dicas!
    tenho uma dúvida: essa empresa Regiojet é pontual?
    Porque li algumas reviews sobre outra empresa de ônibus na Europa, a Flixbus, e me assustei, pois os usuários relataram atrasos enormes.. fiquei com medo que a Regiojet seja assim também. O que você acha?
    muito obrigada!

    1. Oi Debora,

      Eu não tive nenhum problema de atraso com eles, passei vários dias lá e fiz várias viagens. Você pode ver se acha algum fórum na internet sobre isso, mas a Regiojet/Student Agency é a melhor empresa do país, então não acho que você vá ter problemas

  6. Luiza , essa agência , REGIOJET , é confiável?
    Quero fazer o trajeto Praga – Budapeste com eles, mas estou com receio pq não conheço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.