Montanhas andinas, praias e alegria caribenha; floresta amazônica, tradições indígenas, de origem negra e hispânica. A Colômbia é um caldeirão colorido e multicultural pronto para encantar qualquer viajante que esteja aberto a provar sua diversidade.
Por isso, vale a pena investir em ficar mais tempo e descobrir as muitas nuances do país. Mas quem só pode dar um pulinho e voltar também consegue aproveitar muita coisa, basta dividir o tempo de forma inteligente.
Para ajudar, montamos algumas sugestões de roteiros de viagem pela Colômbia para quem tem 7, 15 e 20 dias. Dá para usá-los como base, misturar um com o outro, tirar e acrescentar coisas para criar o seu. Aproveite para deixar a sua sugestão nos comentários também!
Se você está planejando viajar para Colômbia e quer garantir internet durante toda a sua viagem, recomendamos o eSIM ilimitado da Holafly, que tem o melhor custo benefício e cobertura que já testamos. E ainda garantimos um cupom de desconto de 5% para nossos leitores: MERIDIANOS.
Roteiro de sete dias por Bogotá e arredores
Se seu voo chega e sai da capital colombiana e você tem pouco tempo, o melhor é aproveitar as atrações da cidade e seus arredores, sem inventar moda e fazer deslocamentos longos em uma viagem que já tem o cronograma apertado.
Separe três dias para conhecer Bogotá e seus vários museus, feiras, vida noturna e polos gastronômicos.
Leia também:
- O que fazer em Bogotá: roteiro completo de 4 dias
- Onde ficar em Bogotá, na Colômbia: melhores hotéis e bairros
- Onde comer em Bogotá: guia de restaurantes

No quarto dia, faça um bate-volta para Zipaquira, para conhecer a bonita Catedral de Sal. Para chegar lá, o jeito mais fácil é alugar um carro. Quem preferir ir de transporte público pode pegar a linha Zipaquira (ou apenas Zipa) na plataforma de ônibus intermunicipais do Portal Norte (a linha B74 te deixa lá, saindo do centro).
Peça ao motorista para te deixar na Catedral de Sal. Será preciso caminhar ainda 20 minutos até a bilheteria.
Nos dias restantes você tem opções: pode fazer outro bate-volta para Guatavita e conhecer a Lagoa Dourada, lugar que, segundo creem os historiadores, era realizado o ritual pré-colombiano que deu origem à lenda de El Dorado.
Um pouco mais longe está Vila de Leyva, uma charmosa cidade colonial pra quem quer dar um tempo da metrópole e curtir a tranquilidade das ruas de paralelepípedos, prédios históricos, o tradicional Mercado Campesino e os sítios arqueológicos da cultura muísca que foram encontrados na região.
Vila de Leyva está a 170 quilômetros de Bogotá, mas a viagem até lá pode chegar a duas horas e meia, por isso, considere passar a noite por ali, se puder.
Quem tiver pique e conseguir fazer as três viagens vai ter muito para contar, mas se você prefere um ritmo mais tranquilo pode escolher entre dois dos bate-volta listados e deixar mais tempo para curtir a agitação de Bogotá.
Uma alternativa para um roteiro de sete dias é dividir o tempo entre quatro dias em Bogotá e três dias em Medellín ou Cartagena das Índias, se você quiser sair um pouco da região da capital.
Roteiro de sete dias pelo Caribe Colombiano
Se o que você quer é calor e praia, não tem motivo para perder tempo na cinza e fria Bogotá. Outra porta de entrada muito comum para brasileiros na Colômbia é Cartagena das Índias.
Com voos para lá operados pela Avianca, Copa Airlines, Latam e Delta – geralmente com escala em Lima ou Bogotá, é verdade -, a colorida cidade do litoral colombiano pode ser já o primeiro destino de uma viagem pelo país.
Leia também:
- O que fazer em Cartagena das Índias
- Onde ficar em Cartagena das Índias: dicas de hotéis e melhores bairros
- Cem Anos de Solidão: Roteiro pela Cartagena de Gabriel Garcia Marques

Deixe o primeiro dia para se encantar com o centro histórico de Cartagena e o segundo para o bairro de Getsemaní, o Castelo de San Felipe de Barajas e o Convento de Santa Cruz de La Popa.
Não deixe também de se aventurar pelas delícias da comida de rua e mercados de Cartagena.
Nos restantes, vá se esbaldar no mar caribenho. Barú é a praia mais próxima e mais popular da região, mas também a mais cheia. Passe um ou dois dias ali antes de seguir para Ilha Grande, a principal das Ilhas do Rosário.
Passe os três dias ali e aproveite o tempo para fazer passeios de barco e conhecer as praias do arquipélago, que são de longe as melhores praias de Cartagena.
Saiba mais:
- O que fazer em Isla Grande, um paraíso nas Ilhas do Rosário
- Onde ficar nas Islas del Rosario, Cartagena: hotéis e outras dicas
Roteiro de 15 ou 20 dias pela Colômbia
Com 15 dias é possível montar um roteiro de viagem pela Colômbia que inclua as principais cidades do país.
Comece a viagem por Bogotá, onde você ficará quatro dias. De lá, voe para Cali, cidade conhecida por sua arquitetura colonial e por ser a capital mundial da salsa. Passe três dias por ali (quem sabe até tomando umas aulinhas do ritmo latino) e siga, também de avião, para Medellín.

Em Medellín, fique mais quatro dias e depois voe para Cartagena das Índias, onde você deve passar dois ou três dias, dependendo do seu planejamento.
- O que fazer em Medellín: roteiro de 2 a 5 dias
- Onde ficar em Medellín: melhores bairros e hotéis!
- Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência
Qualquer roteiro de viagem pela Colômbia acaba incluindo muitos voos, pois a geografia do país se divide entre montanhas e floresta e torna os deslocamentos por terra muito penosos.

Quem tiver 20 dias precisará tomar uma decisão aqui: a primeira é voar para San Andrés e passar o resto do tempo nesse paraíso caribenho. A ilha de San Andres é a opção mais em conta para quem quer visitar o caribe.
A segunda, minha favorita, é seguir de ônibus para Santa Marta, passar um dia por lá, e depois seguir para o Parque Nacional Tayrona, uma reserva natural entre mar e a Serra Nevada que é considerado local sagrado para as populações indígenas da região.
Leia também:
• O que fazer em Santa Marta
• Guia completo para visitar o Parque Nacional Tayrona
• O que fazer em San Andrés: dicas do Caribe Colombiano
• Palomino: guia completo para a vila hippie no Tayrona
Por fim, você pode também optar para conhecer o interior montanhoso da Colômbia, com suas paisagens incríveis da Cordilheira dos Andres e fazendas de produção de café na região de Filândia e Salento.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Colômbia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.