SafetyWing: como funciona o seguro para nômades digitais?

O SafetyWing Seguro Viagem é uma alternativa de proteção diferente das tradicionais. Mas será que esse produto é confiável? Como funciona? Como contratar?

Este texto é um guia completo sobre o seguro viagem para trabalhadores remotos e nômades digitais. Aqui você saberá sobre as coberturas, valores e planos disponíveis.

SafetyWing: Nômades digitais e trabalhadores remotos

O mundo mudou, em especial no pós-pandemia. Se o nomadismo digital já é praticado aqui no 360meridianos desde 2013, nos últimos anos o trabalho remoto se tornou mais comum.

Com isso, cresceu a demanda de um viajante diferente: aquele que passa não 15 dias de férias num lugar, mas três meses – e logo segue para outro país.

Um viajante com esse perfil não é atendido pelos seguros tradicionais, focados em quem vai viajar de férias por apenas alguns dias ou semanas.

São dois planos SafetyWing:

  • O Essencial é focado em viajantes de médio ou longo período – não necessariamente nômades. Custa a partir de 56 dólares por quatro semanas e cobre riscos de viagem e gastos inesperados com saúde.
  • O plano completo é para viajantes de longos períodos – os nômades digitais. As coberturas são maiores e os planos custam a partir de 150 dólares por mês.

A seguir, vou falar detalhadamente sobre essas duas opções. Como qualquer seguro, os preços variam de acordo com a idade do contratado e há diversas faixas: menores de 18 anos, entre 18 e 39 anos, de 40 a 49 anos, de 50 a 59 anos e de 60 a 64 anos. Não há cobertura para idosos com 65 anos ou mais.

Popeye Village em Mellieha Malta

Como funciona o plano Essencial SafetyWing

Esse plano cobre gastos médicos emergenciais enquanto você estiver no exterior – então não vale no seu país de residência.

A assinatura é cobrada mensalmente, sempre num ciclo de 28 dias, por no máximo 364 dias. Após esses período, uma nova apólice começa.

O plano cobre emergências médicas (acidentes e doenças). Também inclui evacuação médica (transporte do paciente para outro local e retorno para casa) e proteção de viagem, que envolve problemas mais corriqueiros, como atrasos de voos e perda de bagagem.

Foco na palavra emergência: o plano não vale para doenças pré-existentes e tratamento no exterior – como todo seguro viagem. Então não há cobertura para exames de check-up e nem demandas como exames de vista, exames dentários e para gestantes.

Caso algum problema de saúde seja diagnosticado pela primeira vez durante a viagem, o plano cobre os gastos. Por outro lado, esses problemas de saúde serão considerados pré-existentes na apólice seguinte, perdendo a cobertura a partir de então.

Como funciona o plano Complete SafetyWing

O plano mais completo da SafetyWing faz valer o nome: toda a cobertura do Essencial é garantida, além de outras coisas. Esse plano é para viajantes de longos períodos – e que por isso mesmo precisam não apenas de coberturas médicas emergenciais típicas de viagem.

O contrato mínimo é de um ano, pago mensalmente ou anualmente. Outra vantagem desse plano é que também há cobertura completa no seu país de residência.

O foco aqui é a palavra rotina: além de emergências, o plano completo da SafetyWing é para quem precisa cuidar da saúde enquanto está na estrada, incluindo saúde mental, exames em gestantes e exames de rotina. Por isso, esse plano serve tanto para nômades digitais como para pessoas que moram em uma cidade e só viajam de vez em quando.

Diferentemente de um seguro saúde tradicional, o plano completo da SafetyWing também inclui coberturas de viagem, como cancelamento de voos e atraso ou perda de bagagem.

Este plano não cobre condições pré-existentes, mas cobre problemas de saúde que surjam durante a apólice. Aqui tem uma diferença em relação ao plano básico: uma vez que o problema foi diagnosticado durante a contratação do plano, a cobertura segue a cada nova apólice, desde que o plano seja sempre renovado.

Acréscimos de cobertura do plano SafetyWing

Além das coberturas padrão, é possível adicionar itens. Por exemplo, o plano básico não inclui cobertura para esportes de aventura, mas você pode acrescentar.

Essa cobertura é necessária para esportes como kite-surfing, futebol americano, mergulho em cavernas, boxes e parapente – mas atenção: não é uma cobertura para quem pratica esportes de forma profissional.

Também dá para acrescentar cobertura em caso de roubo de seus eletrônicos, como notebooks, tablets e câmeras. É necessário ter a nota fiscal ou algum documento que comprove a propriedade do eletrônico.

Por fim, é necessário adicionar uma cobertura caso você vá passar mais de 30 dias nos Estados Unidos, em Hong Kong ou em Singapura.

O seguro SafetyWing é bom e confiável?

A equipe do 360meridianos inclui pessoas que vivem como nômades digitais. Por isso, usamos e testamos o seguro SafetyWing, que é confiável. É uma empresa norte-americana que existe desde 2018 e tem sede na Califórnia.

Como contratar o seguro SafetyWing?

O seguro deve ser contratado diretamente no site da SafetyWing. Basta clicar aqui e seguir o passo a passo.

O que fazer em Londres: roteiro com principais atrações

Este post foi patrocinado pela SafetyWing

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.