San José é parada obrigatória nos roteiros de viagem pela Costa Rica, tanto por ser a principal porta de entrada do país, quanto por sua localização central, que acaba fazendo com que seja necessário passar por ali mais de uma vez em viagens que percorrem o território de norte a sul, de leste a oeste. Se esse for seu caso, veja agora uma lista sobre o que fazer em San José.
Por quê visitar San José?
Embora tenha a fama de não impressionar os viajantes que passam por ali, a cidade é um exemplo em um país que também é exemplo para seus vizinhos da América Central. San José é segura, bonita, limpa, e ostenta índices de violência muito mais baixos que os registrados nessa região do globo.
Como normalmente acompanha esse tipo de desenvolvimento, os preços ali também costumam ser bem mais altos, seguindo a tendência do resto do país. Com a parada inevitável, resta aproveitar o que a cidade tem de melhor a oferecer: o bonito centro histórico, a rica cena gastronômica e os passeios pelos arredores. Se você for com o coração aberto, pode até mesmo se surpreender.
Mas quem visita o país em busca das belas praias no Pacífico ou no Caribe, dos vulcões e da biodiversidade preservada pelos parques naturais vai encontrar pouco apelo na bem comportada capital. Ainda assim, é possível se divertir por lá por um ou dois dias. Quer ver?
O seguro de viagem é obrigatório para a Costa Rica?
Não. O seguro de viagem é opcional para entrar na Costa Rica, mas recomendamos que você nunca viaje sem um. Ele. te protege no caso de qualquer emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto. Veja abaixo alguns planos recomendados para a América Central, com desconto exclusivo para leitores do blog através do cupom 360MERIDIANOS05:
Roteiro de dois dias em San José, a capital da Costa Rica
O que fazer em um dia em San José
Comece com um passeio pelo centro histórico de San José. Ali estão as construções mais emblemáticas da cidade, como o belo Teatro Nacional. Além de apreciar a fachada, dá para fazer uma visita guiada todos os dias, das 9h às 16h, por 10 dólares, mas é preciso reservar o horário neste link. O teatro fica na Plaza de la Cultura, uma das mais importantes da cidade. No subsolo da praça fica o Museu do Ouro Pré-Colombiano (site oficial), que reúne 1500 objetos em ouro produzidos pelas culturas que habitavam a Costa Rica entre 500 e 1500 d.C. A entrada para estrangeiros custa 15 dólares.
Ali perto fica o Parque Central e a Catedral Metropolitana de San José. O parque é o espaço público mais antigo da cidade e o eixo central da vida urbana de San José. Centenas de pessoas passam por ali todos os dias, a caminho do trabalho ou de casa, esperando ônibus nos pontos próximos a ele. O lugar também é o palco dos principais eventos culturais e atividades públicas da capital.
A Catedral, um bonito prédio em estilo neoclássico, fica em uma das extremidades do parque e está aberta para visitação. É ali no parque que também fica o Teatro Popular Melico Salazar, outro prédio muito fotografado de San José. Percorrendo a Avenida Central, passe pelo Prédio dos Correios e pelo Banco Central para encerrar o tour arquitetônico.
Para almoçar, a dica é seguir para o Mercado Central de San José. Além de diversos restaurantes, o lugar também vende artesanato, uma ótima oportunidade para se abastecer de souvenires. No Rincón Retana dá para comer um combo de sanduíche de fajita e refrigerante por seis dólares, ou talvez você prefira provar o tradicional frango assado com batatas.
A sobremesa fica por conta da Sorbeteria de Lolo Mora, também no mercado, em funcionamento desde 1901 e já na quarta geração da família a tocar o negócio. O lugar só vende um sabor de sorvete: baunilha com canela, mas há diversas formas de fazer o pedido – com gelatina ou acompanhando um pedaço de bolo, por exemplo. Eu pedi o sorvete puro, pequeno, e com canudinhos de biscoito, por 4 dólares.
De tarde, a dica é visitar o Museu Nacional da Costa Rica, um dos mais importantes do país (entrada: 9 dólares). De noite, ir jantar no bairro Escalante, que conta com uma zona gastronômica repleta de bons restaurantes com comida de todas as partes do mundo.
O que fazer em dois dias em San José
É preciso levantar cedo para visitar o vulcão Irazú, um dos mais bonitos e o mais alto do país, com 3432 metros de altura. Diversas agências fazem o passeio saindo de San José, que costuma incluir também outras paradas no caminho para completar um dia inteiro de atividades.
Mas também dá para fazer por conta própria, de carro alugado, ou pegando o ônibus que sai todos os dias da Avenida 2, entre as ruas 1 e 3, atrás do Teatro Nacional.
O trajeto demora cerca de duas horas até o topo e custa 10 dólares. Você deve chegar lá por volta das 10 da manhã, e o ônibus de volta a San José parte às 12h30. Não se esqueça de levar uma jaqueta, pois lá em cima a temperatura cai bastante. Não há alojamento, mas há hotéis de montanha no caminho, se você quiser passar a noite.
Foto: Alexilena, Shutterstock
Se você estiver de carro, faça uma parada na volta para conhecer Cártago, a cidade base do vulcão e a primeira capital do país, para visitar o Jardim Botânico de Lancaster.
Uma alternativa de passeio é visitar o parque Rainflorest Adventures, para uma experiência na floresta tropical a 50 minutos de San José. O lugar oferece atividades para toda a família, como tirolesa, caminhadas e observação de espécies nativas.
Próximo à San José também está o Parque Nacional do Vulcão Poas. O lugar está fechado para visitação desde abril de 2017, por risco de erupção, e não há previsão de reabertura no momento. Ali perto, na cidade de Vara Blanca, também ficam as Cataratas de La Paz, e essas sim podem ser visitadas. A entrada do parque custa 45 dólares e inclui cinco cachoeiras e jardins. A melhor forma é contratar um tour saindo de San José que inclua o preço da entrada, já que o trajeto de ônibus pode demorar até três horas por causa das várias paradas no caminho.
De San José para o Caribe ou La Fortuna
San José funciona como o hub rodoviário que conecta todas as regiões da Costa Rica. Se você planeja fazer essa viagem utilizando transporte público, terá que passar pela capital várias vezes, pois as linhas interurbanas que conectam as diferentes regiões do país costumam sair e chegar por ali. Há diversas rodoviárias na cidade, por isso é importante saber de onde saem os ônibus para o seu próximo destino.
Alguns dos destinos mais frequentes dos viajantes que saem de San José para explorar o resto do país são La Fortuna, cidade aos pés do vulcão Arenal, ao norte do país, e os destinos do Caribe, como Puerto Viejo, Cahuita e Tortuguero.
Onde ficar em San José, Costa Rica
Eu me hospedei em um dos melhores hostels de toda a viagem pela América Central. O TripOn Open House, no bairro Escalante e a 15 minutos de caminhada do centro, possui um café da manhã que bota no chinelo muito hotelzão por ali, camas confortáveis com cortina e luz individual e lockers gigantes para caber a mochila inteira. O melhor é o preço: só 9 dólares a diária. Leia nosso post completo com dicas de onde ficar em San José.
Para quem procura mais algo no estilo pousada, recomendo o Upe! Hostel, que, apesar do nome, tem quartos privativos por apenas 27 dólares para o casal e um café da manhã muito digno também, com panquecas e frutas, além da tranquilidade de uma hospedagem familiar. Verifique a disponibilidade do Upe Hostel. E veja aqui nosso guia dos melhores bairros para ficar em San José.
Oi, Natália!
Estou no TripOn Open House em San José, Costa Rica. Também há quarto com banheiro privado. É muito espaçoso, com armários, sofá; a cama é king size; há uma banheira Jacuzzi; o café da manhã é ótimo e tudo de bom por mais ou menos US$38. Valeu a dica.?
Olá Norma! Que bom que você gostou! Obrigada pela informação!
Oi Natalia!!!! parabens por ter a oportunidade de viver esse tipo de trabalho. Não tenho inveja mas, olha amiga! levar a vida que voce leva deve matar de prazer. Adorei conhecer as reservas florestais da Costa Rica. Tenho uma grande amiga que mora em São José, nunca tinha pensado em visitá-la mas agora acho que vou investir num passeio. Adoro viajar, mas nem sempre aquela GRANA é suficiente. Continue firme. Vá em frente.Deus esteja sempre na sua proteção.
Olá Mary, se tiver a oportunidade, vá! E não fique só em San José, explore o país, que é belíssimo!
Abraços e obrigada pelo comentário! Que você ainda possa fazer muitas viagens! 🙂