A apenas 35 quilômetros do centro de Buenos Aires, Tigre e a região do delta do Paraná é o escape de final de semana preferido dos portenhos. A pequena cidade, cortada por diversos canais que enfeitam as ruas e construções que relembram o estilo belle-epoque, é um reduto de tranquilidade perto do burburinho da metrópole.
Tanta água e refinamento rendeu ao lugar o título (cafona, diga-se de passagem) de Veneza Argentina. No entanto, as águas do rio estão longe de parecer o paraíso cristalino que você pode ter em mente. Ricas em ferro que é carregado pelas águas de outras regiões do país, as águas do delta do Paraná são amarronzadas, de cor de lama e, por isso, pouco convidativas para um mergulho.
Isso, claro, não impede que as famílias hospedadas ou que vivem ao longo do delta se esbaldem nelas durante o verão. Mais próximo do centro da cidade, é fácil ver gente de lancha, canoa ou kayak pelos canais. É possível contratar empresas para esse tipo de atividade radical na orla do rio.
Veja também:
• O que fazer em Buenos Aires: guia completo de atrações
• Onde ficar em Buenos Aires – os melhores bairros
Seguro de viagem na Argentina
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
O que fazer em Tigre
Passeios de barco pelo delta
Os passeios de barco pelo delta do Paraná são a principal atração de Tigre. Ao caminhar pela orla do canal principal, é fácil encontrar diversas empresas que oferecem o tour. Não compre de primeira. Pesquise um pouco e procure por agências mais afastadas da ponte para conseguir um melhor preço. A dica é: antes de comprar, faça uma caminhada pela orla e vá perguntando o preço em todas as empresas. Há também diferenças nas opções de barcos, alguns com bar e restaurante e outros mais simples. Esse tipo de regalia pode influenciar bastante no preço.
Para reservar seu passeio de barco e outras atrações em Tigre com antecedência, clique aqui ou escolha na seleção abaixo:
Mas o que, afinal, é esse delta do Tigre (ou do Paraná)?
É uma rede de cursos d’água com mais de 300 km de extensão, que vai desde o centro da Argentina até desembocar no Rio del Plata. Perto de Tigre, o lugar se tornou um refúgio de luxo, com diversas mansões construídas às margens dos rios que só são acessíveis pela água, além de clubes requintados e spas. O passeio te leva ao longo dessa região e te permite, além disso, ver a bela natureza ao redor.
Puerto de Frutos
Outra opção legal de passeio em Tigre – o meu favorito – é a visita ao Puerto de Frutos, um grande mercado a céu aberto que vende não apenas frutos, mas também artesanato, flores e plantas, comidas, doces, brinquedos e o que mais você imaginar. Um boa pedida é passar por ali na hora do almoço e sentar-se em um dos restaurantes na beira do rio. O Puerto de Frutos está a apenas 10 minutos de caminhada da estação Delta, onde desembarca quem vem pelo Tren de la Costa.
Outras atrações em Tigre
• Museu de Arte Tigre, Paseo Victoria 972, (www.mat.gov.ar).
• Isla El Descanso, Rio Sarmiento (islaeldescanso.com) – Um resort localizado dentro de uma ilha do Delta.
• Parque de la Costa (parquedelacosta.com.ar) um parque de diversões com atrações aquáticas logo em frente à estação Delta do Tren de la Costa.
Como chegar em Tigre vindo de Buenos Aires
A forma mais fácil é pegando um trem comum na Estação Retiro, em Buenos Aires, com destino a Tigre. Os trens saem umas três vezes a cada hora, das plataformas 1 e 2, e custam 37 pesos cada perna (há desconto para quem tem o cartão SUBE de transporte público). A viagem dura 50 minutos e você só precisa descer na estação final.
Outra opção é pegar o Tren de la Costa, um trajeto cênico que atrai muitos turistas pela possibilidade de descer em outras estações interessantes do percurso e voltar a embarcar quantas vezes quiser. Para isso, é preciso ir até a estação Mitre. Se você estiver hospedado no centro, os trens Mitra TBA saem do Retiro e tem a parada final estação.
De lá, basta atravessar uma ponte para a estação Maipu, próxima à de Mitre, que é de onde sai o Tren de la Costa. Há dois tipos de bilhete: o que vai direto e o que permite descer em outras estações do trajeto. Para chegar a Tigre, é preciso desembarcar na estação Delta. O bilhete do Tren de la Costa custa 84 pesos e também dá desconto para quem utiliza o SUBE.
Eu não sei porque alguém iria preferir ir de ônibus, mas se você tiver pânico de locomotivas ou outro motivo qualquer, basta pegar o coletivo 60. A viagem demora 1h30, em média.
Onde ficar em Tigre
Tigre é, em geral, um passeio de um dia, mas se você tiver mais tempo e for com família ou grupos de amigos, pode valer a pena ficar um pouco mais, em especial se é tranquilidade que você procura. Dá para ficar em hotel, alugar uma casa ao longo do Delta ou até mesmo se hospedar em spas e resorts.
Veja algumas recomendações:
- Tigre Apartments
- Alpenhaus Hosteria Restaurant (pousada)
- Casona La Ruchi (pousada)
- Cabañas Boca del Tigre (chalés)
Inscreva-se na nossa newsletter
Natalia, vi na sua descrição que vc adora papelaria. Tem lugares legais pra comprar material de papelaria em buenos aires? Obrigada!
Gabriela, o lugar que eu fiquei mais doida com as coisas foi a livraria Ateneo, que além de ser linda vende uns livros lindos e a Papelera Palermo (Honduras 4912), para caderninhos e coisas fofas..
Abraços
Fomos à Tigre de trem mesmo..Muito fácil e prático pois partimos da Estação Retiro e em 40 minutos chegamos lá.Muito aconchegante .Vale muito a pena conhecer.
Obrigada por compartilhar, Priscila! 🙂
Na minha última visita à BA fiz esse passeio e adorei! Fui usando o trem de lá costa, achei bem interessante, pois permite paradas ao longo do percurso, com o mesmo bilhete! Paramos em San Isidro, visitamos a pracinha com uma feirinha e a igreja matriz. Odeio vontade de fazer mais paradas, pois há outras cidadezinhas fofas no percurso, mas preferimos usar o tempo restante em Tigre mesmo.
Deu vontede*
Eu fui pelo trem comum, Cândida, mas dizem que o trajeto do trem de la costa é lindíssimo!
Grato pelo retorno : Como está Buenos Aires?
Buenos Aires está sempre linda, mas infelizmente eu tive que ir embora de lá em dezembro para dar início a outra aventura 🙂
Hey,por favor, pode falar um pouco sobre esta nova aventura? Estou pensando em alguma coisa semelhante, e claro, é muito interessante escutar pessoas que já viveram ou estão vivendo. Tenho 65 anos, acabei de completar meu tempo de Trabalho Pastoral,gosto de viajar e agora estou sonhando com uma aventura sozinho pelo mundo.
Estou indo pra Barcelona por um ano, J. Venâncio. Vou morar lá para fazer meu mestrado. Por isso fui para a Argentina, para calibrar o espanhol.
Abraços!
Muito legal: Fale sobre preços de hotéis e pousadas.
Olá, como fui e voltei no mesmo dia não pesquisei preços de pousadas, mas nesse link que eu deixei ai em cima você poder ter uma noção.
Abraços
Já fiz esse bate e volta e recomendo! Lindo passeio! Tigre é encantador.
Obrigada por comentar, Carol!